Pois eu estou a frequentar presentemente o 4º ano de MOG, e confirmo o que já foi dito antes por alguns membros: o curso é muito exigente em termos de física e, consequentemente, matemática. Já a química e sobretudo a biologia, têm um papel pouco importante. Outras capacidades muito úteis são ao nível da informática, principalmente o ramo da programação.
Para quem não tem bases em matemática e física, é quase impossível completar o curso em condições. As bases de programação podem ser adquiridas já na faculdade. Aconselharia um período de explicações em que pudesses ter as bases de física e matemática do secundário, antes de entrar no curso.
De resto, posso dizer que o curso, apesar de ás vezes conseguir levar uma pessoa ao desespero, é muito interessante. E com calma, damos por nós a achar mais fácil o que inicialmente parecia o fim do mundo. É uma área que tem muito que estudar, e não é em 7 ou 8 anos que se fica um expert em meteorologia, quanto mais nos 3 de licenciatura. Até os próprios professores ainda "estudam" e aprendem.
Resumidamente, caso queiras mesmo entrar em MOG e venhas com motivação, encontra uma maneira de arranjar umas bases antes de entrar e depois... força nisso!
ps: as provas de ingresso são Matemática A ou Matemática A+ Fisica e quimica A, e a média tem oscilado entre 12/13.
Estas onde?
Na FCUL?