Modelos GFS Meteopt.com

Bom dia,

Boa novidade, mas deve ter havido aí algum problema. A partir desse separador de TPrec&CotaNeve inclusivé, os mapas estão trocados e nesse separador aparece a Humidade relativa.

u3TWDAm.png


Boa noite

A partir de agora, no portal e na secção do modelo GFS, estão disponíveis cartas com o tipo de precipitação e cota de neve (a mesma dos meteogramas), para a Península Ibérica e para a Europa.

(Ver separador "TPrec&CotaNeve")
http://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/peninsula-iberica
http://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/europa

Apesar de já a termos disponibilizado não se admirem se sofrer ainda alguns ajustes nos próximos dias, essencialmente visuais, pois ainda andamos em experiências com escalas, etc.

Escusado será dizer que se aplica o mesmo que nos meteogramas, cautela nos entusiasmos, especialmente a longas distâncias, são apenas saídas de modelos, e que sofrem imensas mudanças, estamos todos bem "vacinados" já. :)

Ainda assim, para apresentação nada mal o GFS (delirante ou não) nos presentear com uma saída como por exemplo a das 12h de hoje, sempre podemos sonhar um pouco...


b8MIAPh.gif



Aparte deste assunto, e relativo ao facto de tanto meteogramas como cartas agora tardarem mais em sair (http://www.meteopt.com/forum/topico/problemas-no-forum-coloca-aqui.351/page-28#post-474616), a explicação é relativamente simples:

Com a actualização do GFS para a nova resolução, os ficheiros das saídas dos modelos são bastante maiores, o que já por si tornaria inevitavelmente maior o tempo para o seu download, e claro para a elaboração das cartas. Quanto a esse preço a pagar pela mudança do GFS não há como fugir

De qualquer forma, não explica tudo e espera-se que melhore pelo menos um pouco eventualmente, pois desde a mudança, além do inevitável aumento de tempo de download devido ao tamanho dos ficheiros, o próprio server do NCEP parece muito mais congestionado com tanto download, piorando ainda mais as coisas. Quanto a essa parte, esperemos que eventualmente as coisas melhorem um pouco e reduzam pelo menos mais um pouco o tempo de elaboração dos produtos...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Bom dia,
Boa novidade, mas deve ter havido aí algum problema. A partir desse separador de TPrec&CotaNeve inclusivé, os mapas estão trocados e nesse separador aparece a Humidade relativa.

Isso do separador é provavelmente de teres em cache uma versão antiga dum script. Apaga a cache e testa.
De qualquer forma as cartas estão com problemas graves a sair. Nos próximos dias a ver se conseguimos fazer umas optimizações.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Isso do separador é provavelmente de teres em cache uma versão antiga dum script. Apaga a cache e testa.
De qualquer forma as cartas estão com problemas graves a sair. Nos próximos dias a ver se conseguimos fazer umas optimizações.

Para já, está resolvido. Não fiz nada. Mas já consigo ver as cartas correctas. Obrigado.
 
Em relação aos meteogramas, recordo que no portal eles só ficam disponíveis no final do processamento das 240 horas da run, mas há uma forma de os visualizar manualmente enquanto está a decorrer a saída.

Usando este tipo de link;
http://meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?cidade=braga&lang=pt&type=txt&units=m&run=06

Só precisam de alterar o que está a vermelho, a localidade e a run (indicar 00,06,12 ou 18)
Se o output tiver muitos erros, como zeros, podem fazer refresh que ele actualiza
 
Boas.

Reparei que nas cartas do GFS, quando quero ver cartas de runs anteriores estas estão desactualizadas, ainda com a data de 6 de Fevereiro.
 
O problema já está resolvido, teve a ver com uma nova versão de um utilitário de processamento de imagens que deu umas chatices.
Nas próximas horas à medida que saírem novas saídas dos vários modelos a situação fica regularizada.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e rozzo
Gostaria de saber se existe algum mapa ou modelo numérico referente à estimativa da base da nebulosidade (quero dizer, a altitude em que a humidade relativa atinge os 100 %, ou seja, onde o ponto de orvalho vai coincidir com a temperatura do ar).

Esta questão é pertinente, na medida em que o ar saturado ascende livremente a partir dessa altitude por processo adiabático (a uma dada altitude o ar saturado passa a estar sempre mais quente que o ar não saturado, tornando-o mais leve e assim ascende livremente), uma vez que não existe troca de energia entre o ar saturado e o ar não saturado. Corrigem-me se o meu raciocínio estiver incorrecto...
 
Existem esses mapas nas cartas do Lightning Wizard: http://www.lightningwizard.com/maps/
Penso que se refira às cartas do parâmetro LCL.

Obrigado :thumbsup:

Era isso que procurava - Level of de free convection (nível de convecção livre). Verei se existirá um mapa com maior escala, apenas com a área geográfica da Península Ibérica... Interessante se esse dado pudesse aparecer também na forma numérica nos modelos do GFS...