Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010
Por várias vezes no meu post eu fui dizendo que apenas me estava a referir à minha localidade, mas a região de Dão Lafões deve andar tudo no mesmo.
Onde é que estão esses dados de 75mm???? Viana do Castelo este mês: 149,9mm; Porto/Pedras Rubras: 143,0mm; Viseu: 180,1mm; Vila Real: 197,3mm; Bragança: 187,6mm. Isto região Norte, tudo fonte OGIMET, dados que veêm das estações do IM, como já me confirmaram alguns técnicos da estação Viseu(Campo).
Agora, dê-se ao trabalho de ver as médias ao site do IM, já que só logo à tarde é que arranjo um buraquinho para cá dar um salto, e verá que no Minho e Douro Litoral há anomalia negativa sim, mas nunca tão grande como diz. E no Interior Norte anda tudo acima da média. E gostava de saber onde foi buscar o infundado valor de 75mm no Minho.
E sim, Viseu é norte, ou pelo menos é assim que toda a gente daqui se considera, e é a categoria em que o IM nos coloca, pois nos boletins sempre nos referem quando falam do Norte. Por vezes, deve fundar as suas declarações. Eu dei-me ao trabalho de o fazer!!!
Viseu pertence ao Norte ????????
Uma cidade não faz uma região, e falei por regiões sendo que me parece que desta vez o Minho e Douro Litoral é o que leva uma maior anomalia negativa na precipitação, pois no IM calculei precipitações de cerca de 70 mm neste mês nessa região ....
Na região sul neste momento a maior parte dos locais anda com valores na ordem entre os 120 e os 150 mm de precipitação, e portanto acima da média..
A região centro parece-me que anda com valores nessa ordem também mas senda menor a norte do sistema Montejunto-Estrela.
Portanto se falo em seco, falo respeitante aos valores esperados, e não áquilo que choveu e por isso tenho a certeza que quando sair o relatório do IM dirá que o mapa será exactamente ao contrário do mês de Novembro por exemplo, e será apenas necessário trocar as cores...
Mas claro isto de dizer por alto, posso incorrer em alguns erros, e será necessário esperar pelo relatório do IM, mas não tenho dúvidas em classificar como seco a norte do eixo montejunto-estrela.. (menos de 50% em relação ao valor esperado)
PS: Mais atenção ao que lê para não misturar alhos com bugalhos, pois quando falei em seco, estava falando relativamente a Dezembro, e quando falei em normal estava falando ao trimestre (mas muito mais dificil analisar sem dados e posso incorrer em erros).
Vou corrigir apenas a parte do "muito seco a Norte e Centro" para "muito seco a Norte"..
Por várias vezes no meu post eu fui dizendo que apenas me estava a referir à minha localidade, mas a região de Dão Lafões deve andar tudo no mesmo.
Onde é que estão esses dados de 75mm???? Viana do Castelo este mês: 149,9mm; Porto/Pedras Rubras: 143,0mm; Viseu: 180,1mm; Vila Real: 197,3mm; Bragança: 187,6mm. Isto região Norte, tudo fonte OGIMET, dados que veêm das estações do IM, como já me confirmaram alguns técnicos da estação Viseu(Campo).
Agora, dê-se ao trabalho de ver as médias ao site do IM, já que só logo à tarde é que arranjo um buraquinho para cá dar um salto, e verá que no Minho e Douro Litoral há anomalia negativa sim, mas nunca tão grande como diz. E no Interior Norte anda tudo acima da média. E gostava de saber onde foi buscar o infundado valor de 75mm no Minho.
E sim, Viseu é norte, ou pelo menos é assim que toda a gente daqui se considera, e é a categoria em que o IM nos coloca, pois nos boletins sempre nos referem quando falam do Norte. Por vezes, deve fundar as suas declarações. Eu dei-me ao trabalho de o fazer!!!