Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010
Muito seco no Norte???? Aqui em Viseu, e nem é uma das cidades mais chuvosas da região, já levo 240mm este mês, quando a média disponibilizada no site do IM é de 193mm. De certo se passa isto com muitas das estações do Norte, se é que não é com uma anomalia ainda mais positiva. Em Outubro tive 191,4mm (média é 133,2mm) e Novembro rendeu 138,7mm (média é 135,9). Como vês, apenas Novembro situou-se ligeiramente abaixo da média, valor largamente compensado pelas anomalias positivas de Outubro e em especial de Dezembro.
Isto é claro uma observação da minha localidade, que como é sabido, sendo já bem no interior, escapa muitas vezes ao grosso da precipitação. No Minho, o que não deve faltas é excedente de precipitação, e mesmo em Trás-os-Montes deve ter sido um Outono bem chuvoso.
Viseu pertence ao Norte ????????
Uma cidade não faz uma região, e falei por regiões sendo que me parece que desta vez o Minho e Douro Litoral é o que leva uma maior anomalia negativa na precipitação, pois no IM calculei precipitações de cerca de 70 mm neste mês nessa região ....
Na região sul neste momento a maior parte dos locais anda com valores na ordem entre os 120 e os 150 mm de precipitação, e portanto acima da média..
A região centro parece-me que anda com valores nessa ordem também mas senda menor a norte do sistema Montejunto-Estrela.
Portanto se falo em seco, falo respeitante aos valores esperados, e não áquilo que choveu e por isso tenho a certeza que quando sair o relatório do IM dirá que o mapa será exactamente ao contrário do mês de Novembro por exemplo, e será apenas necessário trocar as cores...
Mas claro isto de dizer por alto, posso incorrer em alguns erros, e será necessário esperar pelo relatório do IM, mas não tenho dúvidas em classificar como seco a norte do eixo montejunto-estrela.. (menos de 50% em relação ao valor esperado)
PS: Mais atenção ao que lê para não misturar alhos com bugalhos, pois quando falei em seco, estava falando relativamente a Dezembro, e quando falei em normal estava falando ao trimestre (mas muito mais dificil analisar sem dados e posso incorrer em erros).
Vou corrigir apenas a parte do "muito seco a Norte e Centro" para "muito seco a Norte"..
Quando sair o relatório do IM logo se vê ...