Fil, uma dúvida: Espero que quando a comunicação social e o IM afirmam que foi o 2o verão mais quente desde que há registos, se refiram a valores absolutos e não de desvios em relação à média (anomalia)! Pode até ser preciosismo, mas não é correcto e seguro basear-nos nos valores da anomalia mensal ou de estação, pois se não estou enganado, as anomalias são sempre relativas ao período de 30 anos (normal climatológica) em que se encontram. Nesse caso, uma anomalia de +2.2C no verão de 2010 não equivale em termos absolutos a uma hipotética anomalia de +2.2C verão de 1910!
Para dizer que agosto 2010 foi o 2o mais quente desde que há registo, temos de nos basear em registos absolutos e não de anomalias, a não ser que se corrijam os valores de anomalia em relação à média "desde que há registos"!
Se temos um valor médio, imagine-se um valor médio em relação ás medias de temperatura por exemplo, na normal de 61-90 e comparamos todos os anos que existem registos, dos ultimos 100 anos, e isso dá um desvio positivo de +2.3ºC neste Verão, então estamos a dizer que este anos teve um desvio positivo de +2.3ºC respeitante a essa média.
Repare-se tb que neste relatório o IM faz diferenciação entre desvio em relação á média das máximas, média da média (percebem), e média das minimas.
Por exemplo se dissermos que 1949 foi o mais quente é sempre em relação á media da normal 61-90, para que exista correlação com este ano.
Acho que fui bem esclarecedor.