Monitorização Clima de Portugal - 2010

  • Thread starter Thread starter Skizzo
  • Data de início Data de início
O que acham disto ???

Continente Prec
(mm)
Década 1970-1979 938.8
Década 1980-1989 859.4
Década 1990-1999 823.6
Década 2000-2009 778.8
Normal 1971-2000 882.1
Normal 1961-1990 933.2
Tabela II - Precipitação em Portugal Continental por
décadas

Precipitação em portugal a cair em flecha ??????
Uma quebra acima dos 20% é obra ......

Sabendo que tivemos um periodo mais chuvoso creio entre 41-70 e um mais seco 70 - 2000, será que podemos considerar que iniciaremos um novo ciclo agora neste momento ..... pronto não tem que ser este ano :D, mas esta década ???

Gostaria de realçar que o parâmetro meteorológico precipitação, numa perspectiva de Clima, carece de cuidados especiais.
Começo por citar:
(in Perfil Climático; 1961-1990 – Portugal Continental; I.M.-7.7.2005)

“A precipitação média anual em Portugal Continental é de cerca de 900 mm, apresentando grande variabilidade espacial, com os maiores valores no Minho (3000 mm) e os menores inferiores a 400 mm, numa região restrita da Beira Interior a sul do Douro…”

Este facto alerta-nos para o perigo de conclusões induzidas, quando se fala na precipitação no Pais. Basta um pequeno decréscimo da precipitação nas regiões onde climatologicamente tem maior significado para logo condicionar a "média" do País...de forma inversa, um acréscimo (eventual) da precipitação nas regiões de menor precipitação, pode não acrescentar nada ao todo...
 
Verão quente nos Açores
No Verão de 2010, o anticiclone dos Açores apresentou-se geralmente na sua posição normal sobre a região do arquipélago, verificando-se uma ligeira anomalia negativa do campo da pressão atmosférica relativamente ao período de referência (1961-1990), inferior a 1 hPa.

Contudo, os valores médios da temperatura do ar foram superiores aos respectivos valores de referência em cerca de 1ºC. Esta anomalia poderá estar relacionada com a anomalia positiva verificada na temperatura da água do mar, principalmente na região norte do Atlântico.

Por outro lado, os valores de precipitação foram geralmente superiores aos respectivos valores de referência, com um mês de Julho relativamente seco, compensado por um Junho e um Agosto algo chuvosos. As anomalias da quantidade de precipitação encontram-se dentro da variabilidade observada durante os últimos 10 anos. Este é o terceiro Verão consecutivo com anomalia negativa da precipitação na estação meteorológica do Observatório José Agostinho em Angra do Heroísmo.

IM
 
temp1m.png


Outubro mais fresco dos últimos 4 anos. A precipitação em Outubro segue em subida acentuada.
 
Ninguém sabe...e este é um tópico para deixar dados observados em Portugal no ano de 2010.
Este tópico não existe para promover uma discussão sobre "ses". :thumbsup:

Então qual é o tópico para discutir o clima de Portugal, de uma perspectiva de evolução? Procurei e... Nada.

E se........ ;) Quando os "ses" são fundamentados, ainda que as afirmações sejam refutáveis (todas as afirmações são refutáveis até serem refutadas...), porque não?

Será possível que o famigerado "multi-decadal" que se supõe, com alguma confiança, caracterizar a variabilidade da época de furacões no Atlântico Norte, seja correlacionável com a variabilidade, a essa escala de tempo, de parâmetros climáticos em Portugal (o que seria compreensível dada a sua extensão geográfica ao longo do Atlântico, tanto continente como ilhas)?

Mesmo que a existência da variabilidade a uma escala de 40-60 anos seja consistente com séries de dados que abrangem, na melhor das hipóteses, o dobro ou triplo desse intervalo, será que podemos afirmar tratar-se de uma resposta a causas externas continuadas (astronómicas?) ou poderá ser uma "reverberação" fóssil, em resposta a uma perturbação ocorrida há não sei quantos séculos?...

Será que temos em Portugal séries de dados que possam ser usadas para fazer estudos a essa escala de tempo?
 
Verão quente e seco no Arquipélago da Madeira

No Arquipélago da Madeira os valores médios da temperatura máxima, média e mínima do ar no Verão de 2010 foram superiores aos valores médios 1971-2000. No Funchal as anomalias da temperatura máxima, média e mínima do ar foram +0.8ºC, +1.1ºC e +1.3ºC, respectivamente e em Porto Santo +0.8ºC, +0.6ºC e +0.3ºC.

A quantidade de precipitação no Arquipélago foi inferior aos valores médios (1971-2000), sendo de registar que na cidade do Funchal não choveu e em Porto Santo a anomalia foi de - 8.7 mm.

in: IM
 
Boletim Climatológico Mensal da Madeira – Outubro 2010

Excelente!! :uau:
Referência aos dados de todas as estações (14) do arquipélago; detalhe das condições observadas, destaque dos acontecimentos mais relevantes.

Isto sim, um boletim 5 estrelas!

Muito bem IM! :palmas:

Agora era fazer o mesmo para o Continente... :rolleyes:
 
Outubro muito chuvoso

O mês de Outubro de 2010 foi muito chuvoso em Portugal Continental, em particular nos dias 3 e 4 (na região Norte) e nos dias 8 a 10 e 29 a 31 em quase todo o território.

Nos últimos dias do mês destaca-se a precipitação ocorrida em Lisboa no dia 29, que se verificou com grande intensidade e levou à ocorrência de inundações. Entre as 09h00 UTC do dia 29 e as 09h00 UTC do dia 30, registaram-se 79.4mm na estação meteorológica de Lisboa/Geofísico (estação clássica), dos quais 71 mm ocorreram entre as 09h00 e as 12h00 UTC do dia 29.

Em Portugal Continental o valor médio mensal da precipitação neste mês foi superior ao valor normal 1971-2000, com uma anomalia de +53.1mm.

Em relação à temperatura do ar, o mês de Outubro caracterizou-se por valores médios da temperatura média e mínima inferiores aos valores normais 1971-2000, com anomalias de -0.6ºC e -1.0ºC respectivamente. O valor médio da temperatura máxima foi muito próximo do valor normal, com uma anomalia de -0.1ºC.

IM
 
Outubro ligeiramente quente e seco

No mês de Outubro de 2010, o anticiclone dos Açores apresentou-se mais fraco do que o normal, verificando-se uma região de anomalias negativas do campo da pressão atmosférica à superfície entre -1 hPa a -3 hPa, relativamente ao período de referência (1961-1990).

No entanto, a quantidade total de precipitação mensal apresentou um ligeiro desvio negativo relativamente ao mesmo período de referência que não ultrapassou os -30%, enquanto a temperatura média do ar apresentava um desvio positivo que não ultrapassou 1ºC.

Estes resultados sugerem que embora o anticiclone permitisse a passagem de perturbações da Frente Polar sobre os Açores, a temperatura do ar foi suficientemente alta para diminuir a humidade relativa e reduzir assim o efeito da componente orográfica na quantidade mensal de precipitação.

IM
 
2010 um dos três anos mais quentes desde 1850

O ano de 2010 será certamente um dos três anos mais quentes a nível mundial, desde que há registos (1850), de acordo com dados divulgados pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Para os meses de Janeiro a Outubro do corrente ano, o desvio da temperatura média da temperatura global combinada da superfície do mar e da temperatura do ar, à superfície, é estimado em + 0.55° C ± 0.11° C, acima da normal 1961–1990 (que é de 14ºC).

2010 (entre Janeiro e Outubro) apresenta assim, o valor global de temperatura média mais elevado, tendo já ultrapassado o valor registado em 1998 (+ 0.53° C), e em 2005 (+ 0.52° C).

Apesar dos dados de Novembro e Dezembro ainda não se encontrarem disponíveis, os dados preliminares de Novembro indicam que as temperaturas globais deste mês são semelhantes às observadas em Novembro de 2005, o que aponta no sentido de as temperaturas globais para 2010 apresentarem valores perto dos níveis recorde.

Em Portugal Continental, o período entre Janeiro e Novembro de 2010, é um dos sete mais quentes desde 1931, tomando em conta a temperatura média. O valor médio registado de 16.0ºC corresponde a uma anomalia de +0.53ºC, em relação ao valor da normal de referência (1961-90).

in: IM
 
Cada vez mais me surpreendem as "notícias precipitadas". Vamos deixar terminar o ano para se fazer uma avaliação correcta.

Bem vindo ao nosso querido Forum !!
Espero que seja a 1ª mensagem de muitas suas ..... e espero que seja mais um(a) para ajudar o nosso Forum a crescer e a evoluir ainda mais !
 
Cada vez mais me surpreendem as "notícias precipitadas". Vamos deixar terminar o ano para se fazer uma avaliação correcta.

O ano passado o IM fez, no dia 15 de Dezembro, uma avaliação preliminar da década e mostrava que a precipitaçãoem 2009 estava cerca de 200mm abaixo do normal. No final do ano, e graças àquilo que choveu em apenas 2 semanas, a precipitação ficou apenas 50mm abaixo do normal. E estes queram fazer avaliações pelo que acontece até Outubro:D...
 
2010 um dos três anos mais quentes desde 1850



in: IM

Desculpem a minha sinceridade e a minha linguagem... mas este artigo é uma Grandessima tanga... e só prova o hesterismo que é dado ao aquecimento global por parte dos Media portugueses..... e mais os nºs não não confirmam isso... uma coisa é certa já neste momento vamos ter um ano com valores de percipitação anuais elevados... mas isso eles não dizem não convem não vá as pessoas começarem a questionar certas e determinadas coisas e a pensarem pela sua cabeça... Relativo á temperatura media anual estou mesmo convencido que a temperatura media anual deste ano vai ser inferior a 17º graus em Lisboa... e entre os 16,5º-16,8º
 
Desculpem a minha sinceridade e a minha linguagem... mas este artigo é uma Grandessima tanga... e só prova o hesterismo que é dado ao aquecimento global por parte dos Media portugueses..... e mais os nºs não não confirmam isso... uma coisa é certa já neste momento vamos ter um ano com valores de percipitação anuais elevados... mas isso eles não dizem não convem não vá as pessoas começarem a questionar certas e determinadas coisas e a pensarem pela sua cabeça... Relativo á temperatura media anual estou mesmo convencido que a temperatura media anual deste ano vai ser inferior a 17º graus em Lisboa... e entre os 16,5º-16,8º

Acho muito improvável. A temperatura média anual é de 17ºC em Lisboa e ainda deve andar acima do normal nesta altura do ano. Só se acontecesse um mês de Dezembro mesmo bastante frio.