Monitorização Clima de Portugal - 2019

Mapa da percentagem de água no solo atualizado hoje, a comprovar o quão irrelevante são as trovoadas numa situação destas. Poderiam fazer alguma coisa se não durassem apenas 1 dia...
oLokjYk.png


Com os próximos 10 dias a serem quentes e secos (com valores baixos de humidade em todas as horas e vento de leste) a tendência é para pior.
Só não está pior graças ás temperaturas suaves que tivemos ao longo de todo o verão. Em grande parte do Norte os valores também já são bastante baixos.

Por aqui, as árvores vão mostrando grandes sinais de stress hídrico, como cores já típicas de um outono algo avançado.
 
Saiu o resumo de agosto, mês normal em relação à temperatura, ligeiramente acima do normal, +0,38ºC, e normal a chuvoso, 16,2 mm, 118%. É também o mais chuvoso desde 2006 (embora isso diga mais dos últimos verões do que deste mês...)
Se não fosse aquela primeira quinzena mais fria tinhamos uma anomalia positiva muito maior... Bom saber que temos finalmente um Agosto a sobressair na precipitação, mas tens razão, diz mais sobre os anos anteriores.
 
Se não fosse aquela primeira quinzena mais fria tinhamos uma anomalia positiva muito maior... Bom saber que temos finalmente um Agosto a sobressair na precipitação, mas tens razão, diz mais sobre os anos anteriores.
Os últimos verões têm sido mesmo muito secos em geral, o do ano passado até foi normal, mas os verões de 2011, 2013 e de 2015 a 2017 foram extremamente secos, nos 10 mais secos desde 1931 ou lá perto...
Este ano também andou abaixo da média, mas nada do outro mundo, à volta dos 80%, perfeitamente normal. Já a temperatura andou um pouco abaixo do normal devido àquele junho gélido, e especialmente a temperatura mínima terá tido o valor mais baixo das últimas décadas (a temperatura máxima terá andado ligeiramente acima)
 
Estive a fazer as contas nas temperaturas e estes foram os dados que consegui recolher de algumas estações:

- Em Tavira: Desde o dia 20 de julho que só houve 8 dias com temperatura abaixo do normal. Esses dias foram: 25/07, 27/07, 28/07, 29/07, 30/07, 9/08, 11/08 e 12/08. Houve 21 noites tropicais neste verão, sendo que a média é de 19. :calor:

- Em casa: Máxima média - 27,8°C; Média - 23,1°C; Mínima média - 16,1°C (dados de agosto). Primeira quinzena com temperaturas ligeiramente abaixo do normal e segunda quinzena com temperaturas muito acima do normal.

- Em Monção: Depois de um final de julho ligeiramente abaixo do normal, a primeira quinzena de agosto foi fria, com temperaturas muito abaixo do normal e passagem de diversas superfícies frontais. Já a segunda quinzena teve temperaturas muito acima do valor médio. :cold: :calor:

Simplesmente estou farto da conversa do "ai que só agora é que o verão chegou". Passou de uma conversa de jornal para uma conversa do dia a dia. Já andei a dizer que isso não é verdade, mas toda a gente acha que eu sou um maluquinho.
Aliás, se nós descontarmos o passado mês de junho, este verão foi dos mais "normais" dos últimos 5 anos, disso não tenho dúvidas. :angry:
 
  • Gosto
Reactions: Jpf e N_Fig
Dias quentes: 2 a 5 de Setembro

Dia 2: Santarém com 39,4ºC. Fóia com 23,4ºC de mínima. P. Rainha com 9ºC de mínima.

8TubGaD.png


kyYlJ7n.png


Dia 3: Alvega a ganhar com 40,6ºC. Quase todas as estações do litoral e Alentejo com anomalias superiores a 7ºC.

X1m2lUf.png


Dia 4: Acalmia no litoral norte e agravamento na região de Lisboa e Setúbal. Alvega, mais uma vez, com 40,7ºC. Anomalias superiores a 10ºC na máxima em algumas estações. Fóia mais uma vez a ficar nos 24,2ºC de mínima.

FQbOKRX.png


yEQCWMg.png


Dia 5: Aumento no litoral centro, diminuição no interior norte, vale do Tejo e Lisboa. 38,1ºC em Reguengos. Mínima de 25,5ºC em Fóia. :eek: 9,4ºC em Alvega! :rolleyes:

NCFSC44.png


FuWONM0.png


Até agora a onda de calor deve continuar até amanha para a região do litoral centro.
 
Fim de verão e é sempre o mesmo, umas 7 estações a precisar de serem desentupidas e outras que nem aparecem no mapa xD
Também tinha reparado nisso, a falta de chuva durante meses dá nestas coisas. :p E a respeito disso, passado quase 5 meses lá chove algo decente a Sul do Tejo. Mais dias seguidos assim e era o ideal, mas em vez disso, vêm os 30ºC novamente. Tudo tinha outra "cara" depois desta chuva, mas o raio do anticiclone não descola nem por nada.
Quanto ao último argumento, há imensas estações da rede IPMA offline. Em certos locais do país, há logo duas ou três em cima umas das outras e noutros, tudo em branco.
 
Em certos locais do país, há logo duas ou três em cima umas das outras
Há sítios no país onde isto se justifica, no entanto. Por vezes apesar de parecerem pegadas uma à outra, estão em locais bem distintos meteorologicamente. Por exemplo, tenho pena que Portalegre/Cidade nunca mais apareceu no mapa, mesmo sendo RUEMA. Ela está ainda lá dentro do complexo das Oficinas da CM Portalegre, mas nunca mais se viram dados.
 
Há sítios no país onde isto se justifica, no entanto. Por vezes apesar de parecerem pegadas uma à outra, estão em locais bem distintos meteorologicamente. Por exemplo, tenho pena que Portalegre/Cidade nunca mais apareceu no mapa, mesmo sendo RUEMA. Ela está ainda lá dentro do complexo das Oficinas da CM Portalegre, mas nunca mais se viram dados.
Sim, sei disso, apenas acho que devia haver mais manutenção. A RUEMA é um exemplo, pois, é uma estação interessante para observar a diferença de temperaturas noturnas entre a zona alta da cidade de Portalegre e a zona baixa, que por vezes é muito significativa e esta diferença também era notável na precipitação.
As estações estão lá, mas não debitam dados, ou seja, o dinheiro investido foi mal empregado. Em Agosto observei uma estação meteorológica em Alegrete, que pertence à rede SNIRH completamente ao abandono e dá pena estas coisas, pois, podiam dar a conhecer melhor o clima de cada região.
Outra estação interessante para seguir temperaturas (principalmente no verão) é a de Mora que também nunca mais apareceu. Cabo Carvoeiro, só debita dados de precipitação e mesmo assim o pluviômetro está entupido. :lol: E muitas outras que certamente estão instaladas em locais interessantes, mas que não aparecem no mapa há muito tempo.
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig
O SNIRH tem uma rede de estações excecional que mais valia ter dado ao IPMA de alguma forma. No distrito de Portalegre há/havia várias na Serra de São Mamede - em São Julião, Castelo de Vide, a de Alegrete que dizes, etc...
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig
Agosto com altos valores de precipitação no Arquipélago dos Açores

agosto_a%25C3%25A7ores.jpg


No mês de Agosto, registaram-se desvios positivos relativamente à quantidade de precipitação ocorrida: 25% na estação do aeródromo das Flores, 188% na estação do Observatório José Agostinho em Angra do Heroísmo e 265% na estação do Observatório Afonso Chaves em Ponta Delgada. A precipitação registada nos observatórios de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo foi a mais elevada no mês de Agosto desde pelo menos o ano 2000.
O valor mais elevado dos totais mensais da precipitação registou-se em S. Miguel/L. Canário-4233 (624,9 mm) e o menor em Santa Maria (70,8 mm). No mês de Agosto e, relativamente ao período de referência de 1961-1990, verificaram-se desvios positivos em todas as estações. Salienta-se que, em Agosto e no período de referência, se superou o máximo absoluto do total da precipitação diária no Faial/Horta (1961-1990: 52,3mm), com 67,2mm, na Graciosa (1961-1990: 36,8mm), com 48,6mm, e na Terceira/Angra do Heroísmo (1961-1990: 65,4mm), com 83,7mm em apenas um só dia.

IPMA