Portel e Neves Corvo têm os pluviómetros a funcionar mal, as séries de registos têm, para este período, extensas lacunas. Portel está completamente entupido.
Sempre que chove acho que o pluviómetro de Avis - Benavila regista valores elevados ...
Portel e Neves Corvo têm os pluviómetros a funcionar mal, as séries de registos têm, para este período, extensas lacunas. Portel está completamente entupido.
Sempre que chove acho que o pluviómetro de Avis - Benavila regista valores elevados ...
Nos últimos 10 anos, a seca tem sido uma constante no sul e no futuro cada vez será pior. Os episódios de chuvas torrenciais serão mais graves, tipo 1 de Novembro ou pior e depois largos períodos de seca. Estamos talvez a passar uma década tipo anos 80, bom era vir anos chuvosos como o final da década de 80 mas isso já é sonhar muito alto. Claro, não era preciso ser bruxo para saber-se que o Sotavento Algarvio entraria em seca severa em Março, basta comparar os dados e ver a antevisão que estava no site do IPMA, aplicar o cenário 3 e voilá. Melhor mesmo é o Algarve ir começando a rezar para que o próximo ano hidrológico seja generoso, senão os alarmes vão soar quanto à falta de água e aí entraremos outro capítulo algo surreal com 3 barragens e faltar a água das torneiras...
Tanto alarido que Maio ia ser um mês abaixo da normal em termos de temperaturas e afinal Maio foi um mês normal, é o que dá termos tido Maios tórridos em anos anteriores. Excepcional, foi a precipitação essa sim, foi um milagre no sul e bateu-se recordes.
Em 2036, bate-se o recorde de 2016 em Faro.
A questão não é o mês de Maio.Mas o Fevereiro,Março e o Abril dentro e abaixo da media a nivel de temperaturas.
Aliado a isso a extinção completa seca fraca Sudoeste do pais que permitia ainda que a malta se queixasse da falta de chuva ou da seca moderada ou fraca que em Abril ainda persistia em zonas minoritárias do sul do pais.
Isto faz com que entremos no Verão sem seca, e sem calores primaveris, o que faz com que a malta só possa se queixar da falta de chuva no sul do pais lá para Outubro e só se o Outono for para o seco,caso o Outono seja chuvoso piora para quem se habitou a lamentar se legitimamente das secas mesmo que fracas ou moderadas, porque se o Outono no sul do pais for chuvoso, só para o proximo ano.
Este Maio trocou as voltas e de que maneira.É bom lembrar que não é preciso chover enormidades para anular as secas fracas ou moderadas no sul do pais.
Mas este Maio nåo caiu do céu desde de Fevereiro que o nosso territorio teve sujeito a um padrão fresco e instável só com muito esforço é que se consegue negar isso.
E não esquecer que este padrão ainda vai predominando, pelo menos no Norte e Centro.
Embora sem grande instabilidade, como é normal nesta época, com a manutenção deste padrão, mais dia menos dia " arriscamo - nos " a levar com um período de instabilidade atmosférica.