Thomar
Cumulonimbus
Sem duvida James, vamos ver que padrão se estabilizará este Verão, uma coisa garanto vai fazer calor .
A boa noticia disto tudo é de facto a extinção da seca.
Havia muito alarido com a seca na minha opinião, agarrávamos a zonas minoritárias que nem 10% correspondiam do territorio para diria dramatizar um pouco. Isto é um pouco como a febre, clinicamente um ser humano com 37º de temperatura corporal tem febre,se comportamos com 37º graus como tivéssemos a ferver em febre com 40º ou 41º de febre poderemos estar a exagerar um pouco. O mesmo se passa com as secas fracas e moderadas, quando se cria muito alarido com esses índices de secas.
Permita-me que discorde das suas afirmações.
Talvez porque o sr. reside numa zona mais fresca e húmida, não tem a percepção correcta nas implicações da falta de precipitação no Sul especialmente o interior.
É verdade, que o interior sul do Alentejo e Algarve são tradicionalmente as regiões mais secas de Portugal, mas também não é menos verdade que até meados de Abril a situação não era nada boa, especialmente mais do que caírem uns aguaceiros é a reposição de água no subsolo, porque senão não haveria água para a agricultura e para os animais. Nestas regiões a evapotranspiração diária é em média 25% a 50% superior por exemplo ao litoral centro e norte e é um factor a ter em consideração. Um exemplo, houve semanas em que a precipitação ocorrida não dava nem para metade da evapotranspiração ocorrida no mesmo período.
Por isso digo, aqui no Sul e no interior não houve "histeria", apenas a preocupação das implicações pela constante falta de precipitação, que felizmente nas últimas semanas foi reposta (embora fora de tempo). E só para terminar, o interior alentejano e interior algarvio correspondem bem mais do 10% do território.