Permite-me discordar mas ainda é uma tese para se comprovar, e essa prova só surgirá daqui a umas décadas, basta um ciclo de dois,três anos com um padrão chuvoso para que esse cenário mude de figura, até porque a seca agora está circunscrita mesmo ao Sotavento algarvio e como é uma região com um regime de pluviosidade de maior instabilidade e muito dependente de cut-offs o próprio ecossistema algarvio está adaptado a essas características, estando no meu entender preparado para anos secos, como para anos húmidos, o cenário aridez julgo que realisticamente é mais que improvável, o Algarve continua a ser espectacular em meses como Março,Abril verdejante .
A Leste de Gibraltar até Múrcia sabemos que é uma região muito seca e sempre o foi.
Considero que o Golfo de Cadiz e o Algarve não irá de todo sofrer uma desertificação desse género, continuará a ser uma região com uma flora riquíssima e não semi-árida como acontece nas margens do Mar de Alborão, existe ainda uma diferença climática bem vincada entre essas duas regiões. Sinceramente acho que o Algarve não corre risco nenhum em ter um clima idêntico á costa do Cabo da Gata ou Nijar.