Não posso estar mais de acordo. E não só por isso...
As perguntas que formulei não são completamente inocentes, mas antes um chamar de atenção, para o tipo de "estação meteorológica" que é a NETATMO. Certamente conveniente para muita gente, pela facilidade de instalação, mas fica-se por aí. É que o seu preço não é assim tão pequeno, que não valha a pena equacionar outras alternativas como por exemplo uma Davis Vantage VUE, que já se aproxima muito mais do que é uma estação meteorológica no verdadeiro sentido do termo.
Da pouca experiência que tenho sobre o assunto, a mais valia que vejo existir nas estações Netatmo resume-se à facilidade com que se tem acesso aos dados... É necessário apenas instalar uma das muitas apps que existem para iOS ou Android e ponto final.
Para quem tem na ideia fazer seguimentos meteorológicos eficientes, assim como armazenar registos de temperatura/humidade/precipitação/vento fidedignos ao longo de 24 horas, esqueça completamente a Netatmo, não foi concebida para isso !
Agora a parte boa, instala-se em 5 minutos, basta ligar um transformador a uma tomada eléctrica e têm-se acesso à informação através de smartphone em qualquer local, dentro ou fora de casa.
Interage bastante bem com Home Automation (a que muitos chamam de domótica) através da Alexa e do IFTTT, além do módulo principal pode-se ter até mais 3 módulos internos para colocar em diferentes divisões e continuar a interagir com as restantes soluções de domótica que existam...
Desde que bem instalado, o sensor externo apresenta medições com bastante rigor e dá-se ao luxo de poder acompanhar os valores exibidos por estações Davis.
Se eu apelidar a Netatmo de um Gadget Meteorológico, talvez não esteja a dizer um grande disparate