Neve a cotas baixas em Portugal

Em Janeiro 2009 e 2010 nevou em muitos locais do Minho e Douro Litoral, não nevou por aí nessas datas? :)

No dia 9 de Janeiro 2009 estavam reunidas excelente condições na nossa zona, e nevou em vários locais do Minho e Douro Litoral à cotas relativamente baixas, existem relatos de queda temporária de farrapos de neve mesmo ao nível do mar nas praias, por exemplo na zona de Vila Do Conde e Póvoa de Varzim.

Cmps.

Realmente é estranho , a tua zona deve ter um microclima qualquer .

Em janeiro de 2009 nevou praticamente à cota zero em alguns locais do Minho .

Poderá ter sido simplesmente "azar", de não terem passado aguaceiros de jeito na zona de Ponte de Lima, ou então poderá ser sido por efeito de Fohen, portanto de a cidade estar na "sombra" de serras vindo a precipitação do lado dessas serras. Já se sabe que a juzante há sempre aquecimento e subida das cotas de neve.

Poderá ter sido simplesmente "azar", de não terem passado aguaceiros de jeito na zona de Ponte de Lima, ou então poderá ser sido por efeito de Fohen, portanto de a cidade estar na "sombra" de serras vindo a precipitação do lado dessas serras. Já se sabe que a juzante há sempre aquecimento e subida das cotas de neve.

O problema não foi chuva, caía bastante chuva até e caiu alguma água neve. O problema creio que foi mais a humidade e talvez o principal "culpado" tenha sido o rio, agora a certeza do que foi eu não a sei, mas que fiquei muito triste fiquei..

Ainda desse caso de Ponte de Lima...

Estive a ver rapidamente, e penso que no evento desse dia, e apesar de não conseguir dados específicos da cidade de Ponte de Lima, o fluxo era aproximadamente de E/SE.

Ora, locais em vales encaixados sofrem sempre, especialmente quando o vento vem do lado das montanhas. É o caso desse dia em Ponte de Lima.
A Este/Sudeste da cidade há zonas bastante altas.
(Está exagerada a orografia no Google Earth para mostrar melhor).

Portanto, sofreu certamente um forte efeito de Fohen, que talvez com fluxo de outra direcção não proveniente de zonas altas proximas nao acontecesse, mas é sempre o problema de vales baixos rodeados de montes.

http://en.wikipedia.org/wiki/Foehn_wind

Não sei se esta fotografia já está publicada no Fórum ...

12750_556142064411313_69123920_n.jpg

Fonte: Meteo

‎Aqui ficam algumas fotos do nevão de 29 de Janeiro de 2006. Em Glória do Ribatejo, à cota máxima de 79 metros, a queda de neve começou por volta das 12.55h e terminou por volta das 14.50h, passando progressivamente a aguaceiros de chuva fracos.
A queda de neva teve a duração de aproximadamente duas horas, com queda intensa durante uma hora, com a ocorrência de vento forte de Leste/Nordeste.
neve1.JPG
SSCN1374.JPG
DSCN1372.JPG

DSCN1368.JPG
neve2.JPG

30896078.jpg

30895987.jpg

30895806.jpg

30895900.jpg

Fotos do último nevão na minha linda terra (cota 350 mts) no dia 10 de janeiro de 2010. Começou durante a manhã, por volta das 10 h de manhã e esteve a nevar até às 16/16.30 h , com as acumulações bem visíveis nas fotos.
Há que salientar que nesse mesmo dia, houve zonas mais altas da Serra de S. Mamede onde nem sequer nevou...

Nunca tinha imaginado que tivesse havido tanta neve na Esperança, que grande registo! :surprise: Realmente aqui na cidade em si a neve ainda foi alguma mas bem menos do que aí. A precipitação andou a dançar.

• Gosto
Reactions: Dias Miguel
Nunca tinha imaginado que tivesse havido tanta neve na Esperança, que grande registo! :surprise: Realmente aqui na cidade em si a neve ainda foi alguma mas bem menos do que aí. A precipitação andou a dançar.

SpiderVV, foi mais ou menos como em 2006: tivemos neve a cotas baixíssimas em muitas zonas do Alentejo e na nossa zona népias...
Nevões desta dimensão, só me lembro de 1983 e 1997.
Ahhh no dia depois, fui a Badajoz e na zona entre Santa Eulália e S. Vicente ainda havia neve na estrada, quando em Esperança já tinha derretido.

• Gosto
Reactions: StormRic e Spider
Grandes registos por aqui vão aparecendo! Esse da Esperança! Uauuu! Que bela acumulação! :surprise:

SpiderVV, foi mais ou menos como em 2006: tivemos neve a cotas baixíssimas em muitas zonas do Alentejo e na nossa zona népias...
Nevões desta dimensão, só me lembro de 1983 e 1997.
Ahhh no dia depois, fui a Badajoz e na zona entre Santa Eulália e S. Vicente ainda havia neve na estrada, quando em Esperança já tinha derretido.

Sim eu também por lá passei e no dia 11 já ao final do dia ainda se observava neve:

P1116775Medium.jpg

P1116783Medium.jpg

E como referi na altura, após a queda de de neve até por volta das 16h na cidade de Elvas, mais tarde veio a chuva e com ela praticamente toda a neve derreteu.
Para haver ainda estes vestígios é porque aqui a neve acumulou certamente muito.

Podes ver aqui mais umas quantas fotos e imagens de radar e sat desse magnifico dia 10/01/2010!

http://www.meteopt.com/forum/topico/neve-elvas-10-janeiro-2010.4157/

Última edição:
encontrei fotos aqui da Fajarda (e estas até são do café que há no inicio da minha rua) no nevão do dia 29 janeiro de 2006, espero 1 dia voltar a ver isto assim...

:surprise:impressionante, grandes registos! Vou rebuscar o arquivo porque começo a lembrar-me de ter qualquer coisa daqui de Carcavelos, mas sem acumulação, claro.

Fotos do último nevão na minha linda terra (cota 350 mts) no dia 10 de janeiro de 2010. Começou durante a manhã, por volta das 10 h de manhã e esteve a nevar até às 16/16.30 h , com as acumulações bem visíveis nas fotos.
Há que salientar que nesse mesmo dia, houve zonas mais altas da Serra de S. Mamede onde nem sequer nevou...

:palmas: magníficas fotos, lindíssimas, a terra é linda e ainda mais linda ficou! Grande beleza as cores alentejanas combinadas com a alvura fofa da neve, de fazer inveja a muitos serranos!