Neve em Braga

PS - Como Braga era pequenina nessa altura ... em Lamaçães ainda só se viam campos ...

É verdade, foi a coisa que me saltou logo à vista, o vale de Lamaçães só campos :D

Já agora , onde é que arranjaste isso ? Não há mais ? :D

Estou a tratar de chegar junto da pessoa que tirou estas fotos. As informações que disponho até ao momento é que se tratava de professor do ensino secundário/básico com grande gosto pela fotografia... e nota-se! :)

Só mais uma coisa : talvez fosse boa ideia pôr essas fotos na "Galeria" para que não se percam . Por vezes o ImageShack perde fotos ...
Abraço ;) .

Já está! :D

Obrigado ao Minho pelas fotos. Obviamente o autor das mesmas poderia fazer diligências para que elas fossem transformadas em postais ou quadros para decoração de espaços públicos, casas comerciais, etc.

Lembro-me muito bem do nevão de 1987: Por volta das 17.00 horas do dia anterior estava uma tarde fria de sol com poucas nuvens brancas, de repente começou a soprar um vento gelado de nordeste e com ele avançavam nuvens de neve. Foi aí que começaram a cair os primeiros flocos. Nessa noite continuou a nevar, com um frio raro para a cidade. No dia seguinte o chafariz do Largo do Paço tinha estalactites de gelo como as que mostra o Brigantia no seu avatar. Nessa tarde, quando terão sido tiradas essas fotos, fui com uns amigos ao Bom Jesus de autocarro, lembro-me de olhar, através da janela do autocarro, para os campos brancos onde hoje fica a urbanização de Lamaçães e dizer para os amigos: Parece a Sibéria! Estavamos em plena Guerra Fria!

Também me lembro de um nevão em Braga, com a neve a pegar nas ruas do centro da cidade, mas eu ainda era muito criança e só me lembro de a ver, assomando ao degrau da porta da rua, mas não me deixaram sair, para não me aleijar e tal, terá sido entre 1969 e 1972, nem sei o ano. Sei que os poucos carros que passavam na rua deixavam um sulco na neve; e isto também foi durante a tarde.

Obrigado ao Minho pelas fotos. Obviamente o autor das mesmas poderia fazer diligências para que elas fossem transformadas em postais ou quadros para decoração de espaços públicos, casas comerciais, etc.

Lembro-me muito bem do nevão de 1987: Por volta das 17.00 horas do dia anterior estava uma tarde fria de sol com poucas nuvens brancas, de repente começou a soprar um vento gelado de nordeste e com ele avançavam nuvens de neve. Foi aí que começaram a cair os primeiros flocos. Nessa noite continuou a nevar, com um frio raro para a cidade. No dia seguinte o chafariz do Largo do Paço tinha estalactites de gelo como as que mostra o Brigantia no seu avatar. Nessa tarde, quando terão sido tiradas essas fotos, fui com uns amigos ao Bom Jesus de autocarro, lembro-me de olhar, através da janela do autocarro, para os campos brancos onde hoje fica a urbanização de Lamaçães e dizer para os amigos: Parece a Sibéria! Estavamos em plena Guerra Fria!

Também me lembro de um nevão em Braga, com a neve a pegar nas ruas do centro da cidade, mas eu ainda era muito criança e só me lembro de a ver, assomando ao degrau da porta da rua, mas não me deixaram sair, para não me aleijar e tal, terá sido entre 1969 e 1972, nem sei o ano. Sei que os poucos carros que passavam na rua deixavam um sulco na neve; e isto também foi durante a tarde.

Que sorte martinus! Ainda pertences à velha guarda... Eu cá mal me lembro do de 1987 quanto mais os anteriores :D

Penso que o nevão a que te referes foi o do Natal de 1970. Penso que foi o último grande nevão antes do de 1987...

Que sorte martinus! Ainda pertences à velha guarda... Eu cá mal me lembro do de 1987 quanto mais os anteriores :D

Penso que o nevão a que te referes foi o do Natal de 1970. Penso que foi o último grande nevão antes do de 1987...

Olhando para os intervalos temporais entre os grandes nevões na belíssima cidade de Braga, o próximo não deve estar longe! Será este Inverno?;)

Pois eu lembro-me perfeitamente de ver na televisão neve a cair em Braga algures nos anos 90, mas após 1994. Lembro-me que foi durante a manhã e não chegou a "pegar". Não foi nenhum nevão, mas já deve ter servido para tirar a barriga de misérias.

Claro, foi o último nevão antes de 1987. Natal de 1970... é possível. Eu por mim bem tinha descido à rua para inspeccionar aquela coisa branca, mas ouvi logo o - "Não, não, que o menino cai!" - pudera, tinha cinco anos. Como sabes que foi no Natal de 1970?

Claro, foi o último nevão antes de 1987. Natal de 1970... é possível. Eu por mim bem tinha descido à rua para inspeccionar aquela coisa branca, mas ouvi logo o - "Não, não, que o menino cai!" - pudera, tinha cinco anos. Como sabes que foi no Natal de 1970?

Acho que já fizeram referência aqui algures no forum, provavelmente o Grannevada...

Em grande Minho!Este ano penso (e assim espero tambem) poder vir a verificar um Inverno à antiga..!Tvz possamos repetir estas belas imagens, quem sabe...:rolleyes:
Abraços!

Nevou em Braga nos dias 27 e 30 de Dezembro de 1970 e ainda no dia 3 de Janeiro de 1971 !!!
Foram bons nevões , lembro-me bem ;)

E assim reza o Diário do Minho de 2ª feira , dia 28 de Dezembro de 1970 , acompanhado de uma excelente foto na 1ª página que , infelizmente , não possuo :

O 1º GRANDE NEVÃO OFERECEU ESPECTÁCULO MAGESTOSO

Desde 1963 que os Bracarenses não assistiam a um espectáculo tão magestoso como o de ontem , a partir das 13 h. , quando a neve principiou a cair em grossos flocos , cobrindo a terra de um manto alvinitente , com saliência para os telhados , os canteiros dos jardins e as àrvores que ofereciam aspecto caprichoso , com os ramos a vergar ao peso da neve que continuou a cair até depois das 15 h. . A completar o espectáculo , os montes do Sameiro , Bom-Jesus , Falperra e Picoto , que envolvem a cidade de uma brancura sem igual , davam-nos a ideia dos Alpes Suiços .
A neve , porém , também tem as suas arrelias , como ontem aconteceu a uns noivos e respectivos convidados que foram casar-se ao Sameiro . No regresso a caminho do restaurante , uma camioneta da Viação Auto Motora despistou-se , deu várias voltas e atravessou-se na estrada . Alguns convidados decidiram vir a pé até à cidade , onde chegaram cerca das 16 h. .

EM GUIMARÃES E EM MELGAÇO

Segundo notícias chegadas ao nosso jornal não foi apenas a região de Braga a atingida pelo nevão de ontem . Práticamente à mesma hora , seriam as 12.30 h. , começou a nevar em Guimarães . O facto prolongou-se durante 3 horas .
Em Melgaço foi mais . O espectáculo começou antes do meio dia e estendeu-se pela tarde fora .

Muitas camionetas retidas no Marão .

O jornal do dia 30 traz em 1ª página uma bela foto da Av. Central , que também não possuo .

E no dia 31 de Dezembro , 5ª feira , o mesmo jornal diz :

VOLTOU A NEVAR EM BRAGA

Na manhã de ontem a cidade voltou a vestir-se de noiva . Um forte nevão , mais intenso que o de Domingo , cobriu-a de uma extraordinária brancura .
Não durou muito tempo e a chuva que se seguiu lavou , quase por completo , as ruas . No entanto a neve continua a fazer das suas . Em Infias encontravam-se , às 19 h. , quatro autocarros atravessados na estrada . Foram interrompidas , entre outras , a carreira de Prado e a circulação escolar . Não obstante a cautela dos motoristas , automóveis houve que se beijaram . Faceta do tempo . Consequências , um tanto amargas é certo , do espectáculo deslumbrante que se tem podido apreciar .

Quanto ao nevão logo a seguir , no dia 3 de Janeiro de 1971 , não tenho , ainda , os recortes da imprensa .

Cumprimentos ;)

Pois eu lembro-me perfeitamente de ver na televisão neve a cair em Braga algures nos anos 90, mas após 1994.

Foi no dia 4 de Fevereiro de 1994 , mas nevou poucos minutos e não coalhou .
No Sameiro e Bom-Jesus sim , coalhou .
Foi a última vez que se viram flocos significativos aqui em Braga ...

Obrigado pelos textos. Eu tinha apenas cinco anos em 1970, mas tenho a imagem bem viva da rua com o chão branco e um carro muito devagar a seguir no sulco já usado por outros carros. Nessa altura considerava-se praticamente banal a queda da "folheca", e não admira, cair três vezes no espaço de um mês...

Ora olá!

Aproveito para dizer que é com alegria que encontro alguem com tanto amor à neve, justamente quando pensava estar tão só.Tb procuro fotos dos nevoes de 83 e 87 no Porto, para além das de S. Crispim. Se alguém souber dalgumas, agradeço! Entretanto procuro algumas fotos da Cidade Neve, minha cidade de acolhimento que já não é tanto como o título diz, mas que ainda vai pregando surpresas...
Não partilho os vossos conhecimentos tão profundos de meteorologia, mas gostava de aprender. Qualquer neve, trovoada, vendaval, tornado ou aguaceiro, contem com o meu registo.

Cumprimentos a todos!