Muito obrigado. Realmente não esperava que se obtivessem valores tão altos
nessa zona. As regiões mais quentes do barrocal, não se situam aí.
Uma região bem quente é o vale da ribeira do Almargem, entre Tavira e Cabanas.
Muito obrigado. Realmente não esperava que se obtivessem valores tão altos
nessa zona. As regiões mais quentes do barrocal, não se situam aí.
Dada a altitude de Alte, era plausível que, uma vez ou outra, pudesse apresentar valores de temperatura máxima mais baixos que a estação de Faro / Aeroporto, nomeadamente no mês de Janeiro, mas tal não acontece.
A estação localiza-se a apenas 79 metros acima do nível do mar.
Eu francamente tens uns dados muito esquesitos, para não dizer praticamente impossíveis de Inverno.
Alte fica ainda na sub-região barrocal. Os solos em redor da aldeia são calcáreos. Considera-se sub-região serra à área de solos xistosos.
Interessantes as mínimas médias no Verão, e as temperaturas de Inverno. O duero já colocou aqui dados de três décadas de uma estação junto ao Baixo Guadiana, Sanlucar del Guadiana, vila que fica em frente a Alcoutim, e que tem mais de 18ºC de média anual. A Junqueira está situada ao lado do vale da ribeira do Beliche, bem perto do Guadiana.
Não quero ser teimoso ou arrogante, mas na deslocação para Alte, ainda tive que subir um bocado uma serra.
A que altitude está a aldeia?
Uma região bem quente é o vale da ribeira do Almargem, entre Tavira e Cabanas.
De facto há serra sim, mas não é serra do Caldeirão. Considera-se serra do Caldeirão a área a norte da aldeia já com solos xistosos. Até bem perto de Alte fica a Rocha da Pena, com quase 500 metros de altitude, uma elevação calcárea que não faz parte da serra do Caldeirão.
O barrocal é a sub-região em que fica a aldeia de Alte. A paisagem é cársica, elevações irregulares denominadas barrocos, como o cerro da Cabeça, alternam com vales como a Nave do Barão. Esta paisagem difere da paisagem da serra do Caldeirão: aí, surge um mar de colinas, separadas por vales profundos, uma densa rede hidrográfica constituída maioritariamente por cursos de água temporários, e os solos são pobres, de xisto-grauvaque.
Alte fica na zona de solos calcáreos, rodeada por barrocos. Já soube o nome dos barrocos que abrigam a aldeia, mas já não me recordo.
Interessante.
Existe também no barrocal algarvio, um local chamado Vale do Forno!
Não sei se é o mais quente, mas o nome é engraçado.
Na zona da Ribeira da Benémola, também já passei muito calor, mas não acho nada que seja uma das zonas mais quentes.
Conheço a Benémola, tem troços abrigados a luz solar e também não me parece dos mais quentes. Perto de Tôr e de Salir há umas zonas mais áridas e bem expostas à radiação solar que me parecem bem quentes.
Outro vale interessante é o da Asseca, já a montante do Pego do Inferno, o vale tem a norte a serra de Santa Maria, com 541 metros de altitude máxima, e a sul uma muralha de elevações calcáreas que isolam todo o vale.
Já estive na Asseca, mas não nessa zona...
Mais um local a visitar.
Outra zona do Barrocal que tenho a ideia de ser quente, é nos vales e encostas de baixa altitude da encosta Sul/Sudeste da Serra de Monchique.
Ah, outra zona provavelmente bem quente, o vale atrás do cerro de São Miguel, fica com a serra do Caldeirão a norte, com mais de 500 metros, e o cerro de São Miguel a sul, com 411 metros.