Na costa ocidental a praia no mês de Julho é sempre problemática pois é normalmente o pico da nortada, de resto, um dos mais importantes "genes" do nosso "DNA" climático dos Verões. Mas apesar disso, todos os Verões menos quentes ou mais frios, ou mesmo apenas umas semanas menos quentes, lá regressam estas histórias que se repetem Ad nauseam, com maior ou menos intensidade.
Mês de Julho - Normais 1971-2000
Cabo Carvoeiro
Média Tmax: 20,3ºC
Média Tmed: 18,3ºC
Média Tmin: 16,4ºC
Cabo da Roca
Média Tmax: 20,8ºC
Média Tmed: 18,2ºC
Média Tmin: 15,7ºC
Cabo de Sines
Média Tmax: 21,5ºC
Média Tmed: 19,1ºC
Média Tmin: 16,8ºC
Temperatura média mensal da água do mar à superfície, às 09z
Não estou com isto a dizer que o mês tem sido normal, não, mas volta e meia dá-me a impressão que Julhos destes mais desagradáveis são cíclicos, e como tal fazem parte também dos nossos regulares padrões. Noutro
tópico sobre o Alentejo saltam à vista anos como 1983 ou 1997, mas terei que analisar dados de estações do litoral para ser mais correcto relativamente a este assunto.
Penso que a crise também tem bastante a ver com certo teor das reportagens que tem dado, não se esqueçam que normalmente as classes média-média alta e alta é que vão normalmente para o Algarve e estrangeiro, as restantes é que se ficam pelas praias mais próximas e mais baratas, e estando o tempo assim tão ventoso e a água tão fria, também não vão para lá fazer nada. E a estes juntam-se os "urbanos", que querem aproveitar o melhor que podem dos fins de semana enquanto trabalham durante a semana, e ficam naturalmente chateados com esta ventania. Até são esses que fazem mais barulho hehehe.
Em Agosto e Setembro melhorará, o que de resto é o normal na nossa climatologia e regime de nortada e anti-ciclone, o vento diminuirá e a água ficará mais quente, daqui até meados de Outubro. Há 20 ou 30 anos a larga maioria dos portugueses que podia passar férias na praia (que eram uma minoria) só o podia fazer em Setembro, que até é curiosamente afinal quando a água está mais quente.
Eu também pertenço ao clube dos que estão felizes com este tempo, mas compreendo a frustração das pessoas que estão de férias depois de um ano de trabalho e que só se podem ficar pelas praias mais próximas e económicas e o tempo está depois está assim.
Mas em abono da verdade, o mês de Julho ser muito agradável (calor, pouco vento e temperatura da água suportável que não "parta os ossos dos pés") nas praias da costa ocidental é muito mais raro em Julho do que frequente. Penso que as médias que pus em cima mostram um pouco isso.