Nem por isso, a partir de Outubro e até Abril pode acontecer. Ondulações grandes (> 4 m) são bastante frequentes na Costa Ocidental durante este período (20 a 30 vezes por ano em média). Nestas condições ideais (pouco vento ou de E) talvez aconteçam numa média de 5/10 vezes ao ano.
Não quero estar aqui a ser profeta da desgraça e espero estar enganado mas ou muito me engano ou um dia ainda vai acontecer aqui uma(s) fatalidade(s). Vão aparecer surfistas sem experiência e sem conhecimento do local que se vão expor aos riscos e pode acontecer uma tragédia, por pouco não era já hoje com a surfista brasileira.
"Estranhei" a altura escolhida para pararem a sessão ontem no Canhão da Nazaré, pois as ondas pareciam estar a chegar perto do expoente máximo e continuavam a crescer. Pelo que li agora, essa paragem foi aconselhada pela Marinha Portuguesa pois as condições estavam a ficar demasiado perigosas... Meia hora depois era este o cenário, visto da ponta da Praia do Sul, a uma distância que me parece ser de pelo menos 2 ou 3 Kms até ao farol... A crista de onda que se vê, essa, está ainda bem mais distante, apesar de não o parecer. "Que tamanho teriam estes sets?"*
Vejam agora esta foto da autoria de *Zé Pedro Alvarez (Link) e imaginem o tamanho da onda que se vê ao fundo:
Que onda!
Interessante essa perspectiva das ondas, o local onde a vaga se encontra talvez seja na parte final do canhão, onde ocorre o maior empolamento da onda.
O google earth também oferece uma boa perspectiva.
Será que o record foi batido? Pelo menos igualado acredito que sim.
Infelizmente as fotos não foram tiradas da mesma posição.
É esperar pelos resultados das medições.