ONDAS DE ELEVADA DIMENSÃO NA REGIÃO DA NAZARÉ (27 E 28 OUTUBRO 2013)
2013-11-13 (IPMA)
Entre o final do dia 27 de outubro de 2013 e o início do dia 28, a costa oeste de Portugal continental foi afetada por uma ondulação com características propícias à ocorrência de ondas de elevada dimensão na região da Nazaré (mais especificamente na Praia do Norte).
Na última semana de outubro, no Atlântico Norte, a situação meteorológica foi caracterizada por uma vasta região depressionária, que se estendia desde a Europa Ocidental à costa leste dos Estados Unidos da América e na qual se formavam perturbações frontais com núcleos depressionários muito cavados, em geral, centrados à latitude da Irlanda (aproximadamente). Um desses núcleos depressionários, centrado, no dia 26 às 00UTC, a sudoeste da Islândia e, no dia 28 às 00UTC, a norte da Escócia, sofreu um processo de ciclogénese explosiva (taxa de cavamento de 1hPa/h em 24 horas), provocando a situação de tempo severo vivida entre os dias 27 e 30 de outubro, nos países do norte da Europa. Esta situação meteorológica originou, também, na região atlântica a norte dos Açores, um fluxo muito forte (30 a 50 nós) do quadrante oeste.
Consequentemente, e ao longo de uma vasta região do Atlântico Norte, ocorreu uma elevada transferência de energia da atmosfera para o oceano, através do vento que actuou, de forma intensa e continuada (até uma semana) na superfície oceânica. A intensidade do vento, a sua área de actuação e a duração da mesma determinaram quer a amplitude, quer o período das ondas geradas (neste caso, ondulação ou swell).
As previsões de agitação marítima efectuadas no IPMA para a costa Portuguesa baseiam-se em dois modelos numéricos: o modelo de área limitada European Shelf Model (LAM) do European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF) e o Simulating WAves Nearshore (SWAN), este último operacional no IPMA desde 2011.
Estes modelos de agitação marítima previam uma ondulação com altura significativa até 6 metros (na região a Norte do Cabo Carvoeiro), com uma direcção de WNW/NW e com período médio e de pico, acima de 14 e 20 segundos, respectivamente, documentando que a sua geração ocorreu bastante longe da costa de Portugal Continental (# - Imagem Nazaré) .
Nesse sentido, o IPMA, de acordo com os critérios para emissão de avisos meteorológicos de agitação marítima, emitiu no dia 26 um aviso laranja (altura significativa das ondas entre 5 e 7 metros) que esteve vigente entre o final de dia 27 e a manhã de dia 28 para a costa oeste de Portugal continental a norte do Cabo Carvoeiro.
Tanto os dados altimétricos (Jason-2) como das bóias ondógrafo do Instituto Hidrográfico (* -
http://www.hidrografico.pt/boias-ondografo.php) corroboraram quer as previsões dos modelos numéricos quer os avisos emitidos pelo IPMA.
A especificidade do canhão da Nazaré encontra-se amplamente documentada assim como o fenómeno do empolamento das ondas na Praia do Norte (** -
http://websig.hidrografico.pt/www/content/divulgacao/esquema_onda.pdf).
São conhecidas as melhores condições meteorológicas e oceanográficas para a ocorrência de ondas de elevada dimensão nesta região. A saber: Ondulação com altura das ondas igual ou superior a 4 metros e período médio de ondas superior a 12 segundos (parâmetro que é proporcional à energética das mesmas), associado a uma propagação de WNW/NW. Esta direcção favorece as condições ideais para a convergência de ondas que se deslocam sobre a plataforma continental (WNW/NW) com ondas que se deslocam de W (com elevada velocidade e sem dissipação de energia) ao longo do canhão.
De salientar ainda a importância da ausência de vento local, ou com uma direcção off-shore, no caso em especifico da Praia do Norte (de E ou mesmo SE), uma vez que ao actuar no sentido inverso à propagação da onda, favorece o atraso na sua rebentação e, consequentemente, o seu empolamento.
A análise de um caso de estudo semelhante ao presente episódio foi já realizada no IPMA para a tempestade 28 janeiro 2013 (Onda de elevada dimensão na Nazaré, Garrett Mcnamara):
Poster na conferência da APMG 2013 ( § - APMG2013_SMALNM.pdf).
Briefing meteorológico mensal de fevereiro de 2013 no âmbito do projeto EUMETRAIN em que o IPMA participa (*** -
http://www.eumetrain.org/briefings/1/11/wb_feb.html)