Poente do Domingo passado na praia de Monte Gordo. A ondulação para além de muito mais alta, estava também muito agitada, era só humidade dispersa no ar, rapidamente se formou uma espécie de neblina. Quase que não conseguia apanhar o mar como fundo nas fotos sem molhar a máquina
Lindíssima a monocromia e simplicidade deste poente! A composição com a água foi uma muito boa escolha, mas a primeira com as silhuetas também. Pacíficos e belos momentos, uma luz do sotavento típica.
Na tarde do domingo passado fui visitar melhor a Nazaré, estive na praia a apanhar chatos banhos de sol, já que água como já se esperava estava um gelo e agitada. Levei comigo uma sonda Auriol (isolei as possíveis entradas de água com silicone) para registar a temperatura da água, obtive como valor mais baixo 15.9ºC. Entretanto por lá o poente foi assim, adorei ver aquele infinito caminho de luz a estender-se pelo horizonte dentro, ainda fiquei expectante com a possibilidade de ver o raio verde do sol, mas não surgiu
Entretanto por lá o poente foi assim, adorei ver aquele infinito caminho de luz a estender-se pelo horizonte dentro, ainda fiquei expectante com a possibilidade de ver o raio verde do sol, mas não surgiu
Momentos lindos de contemplação, pacíficos e repousantes! Gosto muto das composições minimalistas como estas . Os últimos instantes do ocaso e as deformações/cores do disco solar foram bem captados e pareciam prometedores de raio verde, por vezes neste tipo de condições atmosféricas vão aparecendo uns laivos verdes à medida que o disco vai deixando para cima uns farrapos, mas não há receita para acontecer, ficamos sempre na expectativa até ao último momento. Se o céu estiver mais limpo aí acontece mais provavelmente mesmo na linha do horizonte, no último fulgor.
Ao poente do dia 09, domingo, via-se o complexo de manchas solares 2396, parecia um filamento devido à turbulência térmica do ar nas camadas superficiais:
Pôr do sol muito fotogénico hoje de novo aqui por Lisboa. Tons rosados nas nuvens tão generalizados, que a certa altura esse tom rosado era a luz ambiente, bastante bonito mesmo!
As possíveis também da passada sexta-feira, 14 de agosto, a meio caminho entre Segura e Castelo Branco. Foi um pôr do sol épico que se começou a desenhar estava ainda em Alcántara a observar a sua não menos épica ponte romana.
Sunset. Castelo Branco, 14-08-2015 by JoãoP74, on Flickr