Pôr do Sol

Dia 18, 4ªfeira, pilar solar e um sol virtual, vinte minutos depois de desaparecer o sol real. São efeitos relacionados.

WCIu8ZF.jpg

IWh83QO.jpg

hg2joV8.jpg

(ainda há mais fotos com outros aspectos deste poente)

Fotos do poente que tirei no início da semana, dia 21, segunda-feira:

:thumbsup: Pureza e beleza de cores! Tens uma bela vista elevada do horizonte oceânico, qual é altitude aí? Aqui os 20m já permitem a linha de visão tanger o horizonte a 16 Km. Em geral, de uma forma aproximada, esta distância em Km é igual a 3.57 vezes a raiz quadrada da altitude relativa, em metros, do observador. Se o horizonte fôr o mar, a altitude é a absoluta. A 100m de altitude absoluta o observador verá um objecto sobre o mar até à distância de 35,7 Km aproximadamente. Isto significa que se um navio estiver mais distante do que este valor, começa a ser cortado. O ponto mais elevado do navio desaparecerá da vista quando a distância exceder aqueles 35,7 Km de um valor igual à distância do horizonte correspondente à altura desse ponto do navio acima do mar. É ainda interessante notar que a hora exacta do ocaso, quando o limbo superior do sol desaparece, depende de dois factores e é sempre mais tarde do que a hora indicada normalmente (ou mais cedo, para o nascente). Os factores são, a altitude do observador e a refracção atmosférica nas camadas baixas, ambas variáveis. O efeito da refracção permite-nos ver ainda o sol quando ele na verdade já está geometricamente abaixo do horizonte. E quanto mais alto estiver o observador, mais tarde se põe o sol.

Última edição:
Por do sol ontem, na Nazaré

:cool: belos momentos! E apanhaste o raio verde!

EOS 700D, canon EF75-300, sem tripe'

:thumbsup: isso é que é mão firme. Mantiveste o ISO 100, e a abertura em que valor f/? Porque conseguiste uma muito boa profundidade de campo. Em 300mm à mão, mesmo com prática, é difícil descer da velocidade 1/200.

:cool: belos momentos! E apanhaste o raio verde!

:thumbsup: isso é que é mão firme. Mantiveste o ISO 100, e a abertura em que valor f/? Porque conseguiste uma muito boa profundidade de campo. Em 300mm à mão, mesmo com prática, é difícil descer da velocidade 1/200.

Obrigado!

Dados da foto:
tirada as 17:07
ISO 200
comp. exp : -0.7
F/16
1/200 seg
300mm

A lente e' de baixa qualidade, mas da' para brincar um bocadinho, ir buscar pormenores la' longe.

Obrigado!

Dados da foto:
tirada as 17:07
ISO 200
comp. exp : -0.7
F/16
1/200 seg
300mm

A lente e' de baixa qualidade, mas da' para brincar um bocadinho, ir buscar pormenores la' longe.

Cena mais luminosa do que eu pensava então. E com o ISO 200 até conseguiste f/16, por isso está tudo tão nítido em profundidade. Lá está, para o 1/200 já é precisa uma "boa mão". Normalmente a regra para o limite está no 1/ #zoom, portanto abaixo de 1/300 para a 300mm já é a zona difícil.

Essa 75-300mm é mesmo da Canon? Eu tive a 75-300mm e era bastante boa até 250mm. Também tive a 70-300 da Sigma, que rapidamente se deteriorou e acima de 200mm era francamente má.

• Gosto
Reactions: nelson972
A lente e' esta :

111.jpg

Lente barata, de geração anterior, para ter alguma capacidade de zoom. Sei que deveria apostar em lentes de melhor qualidade, mas simplesmente não posso gastar muito dinheiro em hobbies. :)

• Gosto
Reactions: StormRic
A lente e' esta :

111.jpg

Lente barata, de geração anterior, para ter alguma capacidade de zoom. Sei que deveria apostar em lentes de melhor qualidade, mas simplesmente não posso gastar muito dinheiro em hobbies. :)

:thumbsup: Precisamente a que eu usei, bem barata agora sem dúvida! Ainda é utilizável, mas o desgaste já não proporciona uma focagem decente (centenas de milhar de utilizações em condições abusivas) :hehe:.