Portugal, o país mais quente da Europa?

A todos...!!!! Pessoal... eu no outro dia já tinha pensado em abrir um topico sobre esta tematica que acho muito interessante mas pesquisei um pouco na Net sobre esse assunto e nada não tive assim grandes resultados mas estou a pensar fazer uma consulta mais detalhada sobre essa tematica, que é como era o Tempo no tempo dos nossos Bisavos Trisavos genero inicio do seculo XX ou mesmo sec.XIX isto porquê no outro dia falava com uns senhores idosos rurais da zona da Moita do Ribetejo na Margem Sul e estavamos a ver umas fotografias antigas e entretanto o senhor com os seus 70 e muitos anos começou com aquelas conversas que as pessoas mais velhas tem... do genero..." bem você sabe lá como era aquele tempo muita miseria muito trabalho veja bem que comprei os meus primeiros sapatos aos 9 anos de idade e quantas vezes tive de andar descalso sobre o Gelo e a neve descalço"... lol e eu na minha Santa Inocência perguntei-lhe mas o Senhor veio das Beiras??? ou de Tras-Montes?? ele disse-me com uma grande descontração:"... Não filho eu sou mesmo natural daqui sempre vivi aqui e a 1ª vez que sai de Sarilhos Pequenos foi já jovem mas naquele tempo era assim fazia muito gelo..." Bem eu fiquei estupefacto... lol...mas depois lembrei-me da minha Bisavo que nasceu na região entre Rio Maior e Santarem que dizia-me e contava-me historias de neve frequente nessa região Ribatejana...
Lol

Nas pesquisas que efectuei vi que nos anos 40 na decada de 40 nevou em Lisboa por 3,4 ocasiões lol existem fotos que posso publicar aqui quando tiver mais tempo... e tambem existe um pouco o Mito da Nossa Senhora das Neves no Pico da Serra de Montejunto onde agora é uma base militar... onde os antigos diziam que o Gelo que vinha para Lisboa vinha das Neves da Serra de Montejunto... hoje em dia custa um pouco acreditar nestas coisas todas apesar de inventos de esporadicos de neve como foi em 1998,2006,2007 nada se compara ao que poderemos ouvir se falarmos com pessoas mais antigas... se alguem tiver algo a comentar sobre este assunto ou mesmo dados depoimentos seria interessante.

Acho que ate isto merecia um topico vou pensar em faze-lo;

Penso que ainda existem ruínas da antiga Fábrica de Gelo em Montejunto embora infelizmente esteja a ficar completamente abandonada.
Eu acredito perfeitamente, que naqueles altos, onde o tempo é algo imprevisível, os monges fizessem placas de gelo, enchendo com água aqueles «taludes» de baixa profundidade. Quando a quantidade de água é pequena, a capacidade de esta manter a temperatura diminue...

Dados oficiais do IM para algumas cidades Portuguesas:

2mfce4k.png

façam as contas e divertam-se eu baseio-me naquilo que esta exposto no Wikipedia que tem como fonte por sua vez Organização Meteorológica Mundial... não sei qual o normativo associado mas deve ser bem credivel e eles dizem que Faro tem uma temperatura media anual de 17,2º e Lisboa de 16,5º cada um acredita naquilo que quiser... mas não se esqueçam que ao contrario que alguns iluminados(não aqui atenção) dizem o aquecimento global não afecta so as nossas cidades... e se Faro passou de 17,2º para 17,8º então Atenas subiu para 18,5º assim na boa...

Penso que ainda existem ruínas da antiga Fábrica de Gelo em Montejunto embora infelizmente esteja a ficar completamente abandonada.
Eu acredito perfeitamente, que naqueles altos, onde o tempo é algo imprevisível, os monges fizessem placas de gelo, enchendo com água aqueles «taludes» de baixa profundidade. Quando a quantidade de água é pequena, a capacidade de esta manter a temperatura diminue...

Mas o Belem sabe onde posso consultar dados ou informação metereologica ou genero Livros de como era o Estado do tempo no sec.XIX e 1ªmetade do sec.XX???

Mas o Belem sabe onde posso consultar dados ou informação metereologica ou genero Livros de como era o Estado do tempo no sec.XIX e 1ªmetade do sec.XX???

Infelizmente não sei, mas pode ser que alguém aqui possa indicar alguma coisa.
Realmente isso é uma coisa interessante e bastante produtiva, pois saberíamos mais sobre o antigo clima do país e quais as mudanças que este teve até hoje.

Infelizmente não sei, mas pode ser que alguém aqui possa indicar alguma coisa.
Realmente isso é uma coisa interessante e bastante produtiva, pois saberíamos mais sobre o antigo clima do país e quais as mudanças que este teve até hoje.

sim quando tiver tempo vou-me dedicar a recolher informação e fazer um topico sobre este tema... a ver se na FNAC tem alguma coisa sobre isto, sempre parece-me mais interessante que andar em conversas interminaveis a a discutir-se qual o pais oucidade q é mais quente ou mais frio... apesar de ser interessante torna-se um pouco repetitivo.

façam as contas e divertam-se eu baseio-me naquilo que esta exposto no Wikipedia que tem como fonte por sua vez Organização Meteorológica Mundial... não sei qual o normativo associado mas deve ser bem credivel e eles dizem que Faro tem uma temperatura media anual de 17,2º e Lisboa de 16,5º cada um acredita naquilo que quiser... mas não se esqueçam que ao contrario que alguns iluminados(não aqui atenção) dizem o aquecimento global não afecta so as nossas cidades... e se Faro passou de 17,2º para 17,8º então Atenas subiu para 18,5º assim na boa...

Dados por década:

Média das máximas do mês mais quente

maxf.png

Média anual

mediay.png

Média das mínimas do mês mais frio

minsi.png

sim quando tiver tempo vou-me dedicar a recolher informação e fazer um topico sobre este tema... a ver se na FNAC tem alguma coisa sobre isto, sempre parece-me mais interessante que andar em conversas interminaveis a a discutir-se qual o pais oucidade q é mais quente ou mais frio... apesar de ser interessante torna-se um pouco repetitivo.

Infelizmente não há informações suficientes que indiquem qual o país mais quente ( e seria necessário especificar em quê, pois devem existir várias definições), talvez só mais lá para o futuro.
Já em relação ao clima do Portugal Antigo, sempre é algo mais seguro juntar referências e informações, embora seja difícil quantificar o seu grau de fiabilidade.
De qualquer das formas, algumas coisas interessantes, de certeza, se podem descobrir.

Espero eu também em breve ter mais tempo e evitar sucessivos adiamentos em consultar informação mais estruturada, para além de outros temas, este que é do meu interesse desde há muito.
Há já algum tempo também passei pelas FNACs a tentar encontrar material específico e até mais generalista e até então voltava das lojas de mãos vazias, porque é mesmo difícil encontrar algo que vá além do elementar contrastando com o que habitualmente chamamos de palha, passando por artigos que aparentemente seriam muito bons mas não em português, o que dada a existência de termos mais técnicos não deixa de ser um desafio consulta-los! :(

Na Fnac? :lmao: :lmao: :lmao:

É realmente difícil, talvez não impossível, admita-se, mas seria bom que alguém, caso saiba, pudesse deixar por aqui alguma orientação acerca de onde procurar, porque a verdade seja dita, não é fácil perceber n coisas só por aqui onde existe um manancial de informação contudo dispersa à qual nem todos conseguem acompanhar devidamente sobretudo pela falta de bases.

André acho que desta vez o razão está do meu lado mas ok... eu vou ter esse trabalho de pesquisar os valores de temperatura em Atenas... pode ser que esteja enganado.
Mas é bom sinal André reconhecer que desta vez os dados que dei estão correctos...

A única coisa que eu reconheço é que tinha razão no 2003 e não no 2002. De resto o que fiz foi apresentar dados do Geofísico, como indiquei. Pelos vistos estava a dar-me os valores da G.Coutinho. E foi para isso que chamei à atenção.

prepare-se Belem para o Outono tipicamente portugues... temperaturas acima dos 30º graus... noites acima dos 20º isso so la para a Grécia....
e maximas?????

As máximas também constam no post do Frederico. Mas como disse "noites acima dos 20º isso so la para a Grécia...." fiz questão de lhe dizer que isso não é bem assim, caso contrário a anomalia seria maior que em Lisboa.

Pois de facto o André tambem tem razão Atenas nesses 10 anos teve 2 dias so em que a temperatura superou os 20º graus pelos vistos... nem Lisboa tem tantos dias com temperaturas acima dos 20º graus como o André pensava nem Atenas como eu pensava... :thumbsup:

Mas já viu André enquanto cá temos temperaturas medias anuais em Lisboa por vezes de 16º graus ou mesmo de 15º graus ali em Atenas aquilo nunca desce abaixo dos 17º graus... incrivel...

Onde é que eu disse que pensava aquilo que referiu?:huh::huh:

Volto a repetir o que eu disse:
Só em Janeiro de 2002, Lisboa(Geofísico) superou por 3 dias a temperatura de 20,0ºC.
2003 e não 2002.

E quanto a Atenas nunca descer abaixo dos 17ºC... Enfim... Se a média da temperatura máxima em Janeiro é de 12,5ºC, como é que nunca desce dos 17ºC? :huh:
Se procurar nesse período de 10 anos ainda encontra algumas máximas em Janeiro < 3ºC.

Por fim, e segundo o "Wikipedia que tem como fonte por sua vez a Organização Meteorológica Mundial" a temperatura média anual em Atenas é 17,4ºC e em Lisboa é 17,0ºC.

atenas.png

lisboa.png

Em relação ao clima em épocas passadas.

Tenho conhecimento da queda de neve em Lisboa durante o reinado de D. João V, e da produção de gelo, durante o mesmo reinado, na serra de Montejunto.

Sei que também há estudos interessantes sobre o dito período quente da Idade Média, ou sobre a Pequena Idade do Gelo que se seguiu.

Mas se o SocioMeteo quer fazer o trabalho da sua vida, e se tiver formação académica para isso, encerra-se na Torre do Tombo e na Biblioteca Nacional durante uns anos, e escreva uma obra sobre o tema. Certamente que encontrará muita documentação sobre períodos de seca no reinado de D. Manuel I, anos de febres pelo excesso de água nos terrenos alagadiços, relatos de queda de neve em Lisboa...

No dia 1 de Novembro de 1755, por exemplo, estava vento de nordeste, sol e calor. Era um típico dia anticiclónico de Verão de São Martinho (fonte: a Ira de Deus, o Terramoto de 1755).

Este tipo de trabalhos, já foi feito noutros locais, pois eu lia o blog Mitos Climáticos, onde foi incluída a entrevista a um cientista que falava do cultivo da vinha na Escócia, ou da presença de prados em altitudes elevadas dos Alpes, durante a Idade Média.

SocioMeteo, antes de escrever a obra científica que eu sugeri, antes de se fechar na Torre do Tombo, na Biblioteca Nacional uma numa biblioteca universitária de Lisboa, leia isto:

img551.jpg

Em relação ao clima em épocas passadas.

Tenho conhecimento da queda de neve em Lisboa durante o reinado de D. João V, e da produção de gelo, durante o mesmo reinado, na serra de Montejunto.

Sei que também há estudos interessantes sobre o dito período quente da Idade Média, ou sobre a Pequena Idade do Gelo que se seguiu.

Mas se o SocioMeteo quer fazer o trabalho da sua vida, e se tiver formação académica para isso, encerra-se na Torre do Tombo e na Biblioteca Nacional durante uns anos, e escreva uma obra sobre o tema. Certamente que encontrará muita documentação sobre períodos de seca no reinado de D. Manuel I, anos de febres pelo excesso de água nos terrenos alagadiços, relatos de queda de neve em Lisboa...

No dia 1 de Novembro de 1755, por exemplo, estava vento de nordeste, sol e calor. Era um típico dia anticiclónico de Verão de São Martinho (fonte: a Ira de Deus, o Terramoto de 1755).

Este tipo de trabalhos, já foi feito noutros locais, pois eu lia o blog Mitos Climáticos, onde foi incluída a entrevista a um cientista que falava do cultivo da vinha na Escócia, ou da presença de prados em altitudes elevadas dos Alpes, durante a Idade Média.

SocioMeteo, antes de escrever a obra científica que eu sugeri, antes de se fechar na Torre do Tombo, na Biblioteca Nacional uma numa biblioteca universitária de Lisboa, leia isto:

img551.jpg

Bem penso que essa bibliografia que me indicou gentilmente foge um pouco ao ambito daquilo que eu solicitei pois parece-me a mim que é mais uma Gramatica da Lingua portuguesa que propriamente um documento sobre o Estado do Tempo no sec.XIX e inicios do Sec.XX e parece-me a mim que o português escrito na Internet e em Foruns de opinião não é propriamente o identico aquele que se escreve em obras literarias Teses ou demais trabalhos cientificos ou literarios penso que até alguem muito limitado entende isso.
Mas julgo q existe aqui uma dificuldade grande de interpretação por parte do Frederico até parece que escrevemos linguas diferentes, pois nunca pensei em fazer um trabalho cientifico e fechar-me na Torre do Tombo durante anos por varias razões uma delas e a principal é a falta de tempo pois tenho de trabalhar 6,7 dias por semana e muito mais que as tais 40h da semana mas talvez para a minha reforma pense em fazer esses tais estudos cientificos quem sabe.
Depois julgo que o quis fazer aqui foi abrir a discussão a este tema e não fazer um estudo cientifico catedratico sobre esta tematica existe uma ligeira diferença Federico ok... entre comentar num Forum Publico e lançar uma discussão e partilha de informação sobre um determinado tema e ter a pretenção de fazer um trabalho cientifico elaborado e não
fechar-me na Torre do Tombo durante anos... tambem ninguem disse aqui que este Tema era Inedito ou exclusivo lol... ehehehe antes pelo contrario julgo que ate já foi abordado neste forum quanto mais em Blogues ai espalhados pela Internet mas se o Federico quiser coloque ai esses blogues pois teria imensa curiosidade em ler sobre este tema e alias foi essa a minha intenção quando puxei este assunto que a "malta" partilha-se informações experiencias sobre essa tematica... ou o Frederico achava que achei que tinha descoberto a Polvora??? e que tinha descoberto um assunto novo e inedito??? lol Poupe-me... mas nem sei porque é que se preocupa tanto com as minhas ideias se nem português correcto na Net eu consigo escrever(genero não tenho paciencia de estar a escrever no Word com o Dicionario automatico e fazer CopyPaste para aqui para o Forum) ou será que é pelo facto dos meus coments aqui serem dos mais comentados??? serem dos mais discutidos??? serem dos mais polemicos??? e ao fim ao cabo animarem aqui um pouco um Forum... que muitas das vezes parece muito parado??? talvez o Frederico tenha razão vou-me fechar na Torre do Tombo e fazer uma obra literaria sobre aquilo que escrevo aqui no Forum polemico seria de certeza... e seria sem duvidas nenhumas um sucesso de vendas... genero já estou a imaginar o titulo..."Afinal não temos o melhor clima do Mundo"... imagine uma publicação destas na Fnac seria um record de vendas o Frederico não iria resistir tambem pois não.... lol... se quiser pode aproveite a oportunidade digo-lhe que seria um caso de sucesso a muitos niveis e o Frederico tem sempre a vantagem de escrever um português mais correcto.

cumps

"Afinal não temos o melhor clima do Mundo"...

Para mim, não só temos o melhor clima do mundo, como também temos o melhor país, as melhores pessoas, a melhor comida, as melhores tradições, a melhor história, as melhores paisagens, as melhores cidades.... com algumas excepções que confirmam a regra, como é o caso do colega SocioMeteo.