belem
Cumulonimbus
A todos...!!!! Pessoal... eu no outro dia já tinha pensado em abrir um topico sobre esta tematica que acho muito interessante mas pesquisei um pouco na Net sobre esse assunto e nada não tive assim grandes resultados mas estou a pensar fazer uma consulta mais detalhada sobre essa tematica, que é como era o Tempo no tempo dos nossos Bisavos Trisavos genero inicio do seculo XX ou mesmo sec.XIX isto porquê no outro dia falava com uns senhores idosos rurais da zona da Moita do Ribetejo na Margem Sul e estavamos a ver umas fotografias antigas e entretanto o senhor com os seus 70 e muitos anos começou com aquelas conversas que as pessoas mais velhas tem... do genero..." bem você sabe lá como era aquele tempo muita miseria muito trabalho veja bem que comprei os meus primeiros sapatos aos 9 anos de idade e quantas vezes tive de andar descalso sobre o Gelo e a neve descalço"... lol e eu na minha Santa Inocência perguntei-lhe mas o Senhor veio das Beiras??? ou de Tras-Montes?? ele disse-me com uma grande descontração:"... Não filho eu sou mesmo natural daqui sempre vivi aqui e a 1ª vez que sai de Sarilhos Pequenos foi já jovem mas naquele tempo era assim fazia muito gelo..." Bem eu fiquei estupefacto... lol...mas depois lembrei-me da minha Bisavo que nasceu na região entre Rio Maior e Santarem que dizia-me e contava-me historias de neve frequente nessa região Ribatejana...
Lol
Nas pesquisas que efectuei vi que nos anos 40 na decada de 40 nevou em Lisboa por 3,4 ocasiões lol existem fotos que posso publicar aqui quando tiver mais tempo... e tambem existe um pouco o Mito da Nossa Senhora das Neves no Pico da Serra de Montejunto onde agora é uma base militar... onde os antigos diziam que o Gelo que vinha para Lisboa vinha das Neves da Serra de Montejunto... hoje em dia custa um pouco acreditar nestas coisas todas apesar de inventos de esporadicos de neve como foi em 1998,2006,2007 nada se compara ao que poderemos ouvir se falarmos com pessoas mais antigas... se alguem tiver algo a comentar sobre este assunto ou mesmo dados depoimentos seria interessante.
Acho que ate isto merecia um topico vou pensar em faze-lo;
Penso que ainda existem ruínas da antiga Fábrica de Gelo em Montejunto embora infelizmente esteja a ficar completamente abandonada.
Eu acredito perfeitamente, que naqueles altos, onde o tempo é algo imprevisível, os monges fizessem placas de gelo, enchendo com água aqueles «taludes» de baixa profundidade. Quando a quantidade de água é pequena, a capacidade de esta manter a temperatura diminue...