Previsão do Tempo e Alertas - Abril 2008

• Thread starter Thread starter rbsmr
  • Data de início Data de início
Alto !!!! Naaaaaaa....... :shocking: Brigantia ou Vitamos (conforme se aplicar)
:mad: Essa menina que anda aí a exibir-se entre a madrugada de 18 e manhã de 19....que poderá ser a Balduina ou a Cristina :angry: é bom que se atrase 1 dia ou 2 .... ;)
Tenho planos para dia 19 GRANDES PLANOS ... daqueles que incluem tendas de jardim, mesas e cadeiras no exterior da casa !!!! :o

Que venha sim....mas depois de 19 ou vamos ter :brucelee::brucelee:

ups:lmao::lmao:

Então que venha o anticiclone para cima de nós:lmao::lmao:

ja há previsoes pos dias 23 e 24?

Previsões para esses dias há .Mas são muito efémeras a esta distãncia.
Se até para quem tem grandes planos para o ar livre para os dias 18 ou 19 já há grande discrepância:
Senão vejamos:

Se uns dizem que na data nos devemos recolher :

tttae6.png

Outros dirão:
Avança com o Evento, pois então...

ttttttttev1.png

Se para 18, 19 já é assim,por quem sabe,
como queres tu saber para 23,24????

Alto !!!! Naaaaaaa....... :shocking: Brigantia ou Vitamos (conforme se aplicar)
:mad: Essa menina que anda aí a exibir-se entre a madrugada de 18 e manhã de 19....que poderá ser a Balduina ou a Cristina :angry: é bom que se atrase 1 dia ou 2 .... ;)
Tenho planos para dia 19 GRANDES PLANOS ... daqueles que incluem tendas de jardim, mesas e cadeiras no exterior da casa !!!! :o

Que venha sim....mas depois de 19 ou vamos ter :brucelee::brucelee:

Não sou eu que mando no tempo :o:D

Mas de facto é uma incógnita e se calhar o tempo até vai tar bom... há ali algo de facto que anda no fio da navalha do dia 18 e 19 mas o GFS e o europeu individualmente ainda não acertaram padrão, qt mais estarem os dois em sintonia... Ainda é longe e pode perfeitamente atrasar 1 ou 2 diaS (é comum acontecer) ou nem se verificar de todo, ou acontecer de forma diferente...

Cá estaremos sempre para acompanhar! Quiçá as mesas e as cadeiras no jardim e eu apanhar banhos de sol numa praia! :lol: A este distância tudo é possivel :)

Ora bem, os modelos começam a acertar agulhas quanto ao futuro a médio prazo. Peço desculpa Stormfairy, mas vou ter que opinar relativamente ao que vejo embora não sejam boas notícias para si :( embora também ainda não sejam necessáriamente más :unsure:

A verdade é que uma depressão bem cavadinha parece estar a querer vir exercer a sua influência (embora não atravesse o território. Contudo aquilo que parece ser uma massa de ar bem diferente (Anticiclone) anda por perto... Olhando a run das 6z para dia 18:

Achei curiosa a área de contacto entre duas zonas tão distintas e o efeito que parecia exercer junto a Portugal Continental, pensei: Isto pelo menos no atlântico junto a Portugal vai dar molho, nunca pensei foi nisto!

Quanto ao nosso amigo europeu a tendência é a mesma no dia 18:

E com acentuar para dia 19:

É claro que falta muito e toda a situação é muito volátil! Ainda hoje o Nimboestrato falava da diferença dos modelos. Em meteorologia fui aprendendo (graças a esta casa) que grandes diferenças têm no fundo géneses muito próximas (aquela história do bater de asas das borboletas e tal... :lol: ) Ou seja tudo se pode alterar em pouco tempo, sem que as peças se movimentem muito ;)

:sad::sad: Pode ser que as coisas se alterem... ou se atrasem um ou dois dias... muita coisa pode mudar até lá ;)
:pray::pray::pray: Vou ter fé que sim
:thumbsup: Obrigado pela opinião...

Eu só tenho pena que meteorologistas no activo ou reformados não participem também neste forum.

Quanto ao que interressa a festa de chuva parece que foi adiado mais um dia do dia 16 vai para o dia 17:angry: no gfs.

Olá a todos os membros do fórum!
Sou novo aqui mas tenho acompanhado com, muito interesse desde há algum tempo o Meteopt. Sou um apaixonado pelos fenómenos meteorológicos, embora não tenha grande formação na área pois sou químico:lol:

Actualmente moro em Odivelas mas sou Alentejano d Montemor-o-Novo (adoro os dias de verão "ás vezes barulhentos e luminosos" na minha terra, apesar do calor descumunal...)

Pela última saída do ecm parece que se mantém a tendencia para termos molho na proxima semana não concordam? Bem espero que sim acima de tudo porque o que choveu esta semana esteve longe de compensar esta seca de inverno, desde que sem exageros.

Abraço

Olá a todos os membros do fórum!
Sou novo aqui mas tenho acompanhado com, muito interesse desde há algum tempo o Meteopt. Sou um apaixonado pelos fenómenos meteorológicos, embora não tenha grande formação na área pois sou químico:lol:

Actualmente moro em Odivelas mas sou Alentejano d Montemor-o-Novo (adoro os dias de verão "ás vezes barulhentos e luminosos" na minha terra, apesar do calor descumunal...)

Pela última saída do ecm parece que se mantém a tendencia para termos molho na proxima semana não concordam? Bem espero que sim acima de tudo porque o que choveu esta semana esteve longe de compensar esta seca de inverno, desde que sem exageros.

Abraço

Bem-vindo, Daniel ! :)
Tal como tu, há muito mais gente que nos acompanha, apesar de essas pessoas não estarem inscritas.
Essas pessoas deviam fazer isso mesmo, inscrever-se.
Serão todos muito bem-vindos. :)

Efectivamente, eventos ao ar livre nos dias 18, 19 e até 20 podem estar comprometidos.São os modelos que tal apontam.Não sou eu.
:) Ando de olho nos modelos, aliás o que eu já aprendi aqui :thumbsup:
Na Depressão Andrea houve um ligeiro atraso na sua chegada, muita coisa pode mudar ainda, mantenho a esperança ainda vem longe, e como todos aqui sabem, as previsões tem destas coisas, são previsões mesmo ;)
Estou cá sempre nas horas certas para ler e aprender com as vossas leituras dos modelos. Bom trabalho... :thumbsup: e algum amor á camisola também.

Só estava a ver se metia uma cunha aos próximos padrinhos...;):D

:) Ando de olho nos modelos, aliás o que eu já aprendi aqui :thumbsup:
Na Depressão Andrea houve um ligeiro atraso na sua chegada, muita coisa pode mudar ainda, mantenho a esperança ainda vem longe, e como todos aqui sabem, as previsões tem destas coisas, são previsões mesmo ;)
:D

Previsões só no final do jogo! :)

EDIÇÃO PARA ADAPTAÇÃO ÀS NOVAS REGRAS DO FORUM!
(Até ser criada a 2ª divisão do meteopt.com :-) para a qual me vou transferir )

Na carta de superfície visualiza-se um anticiclone sobre o Margrebe que se estende até à Península Ibérica, o que dá a ideia de injecção de ar quente para esta última.Por outro lado, visualiza-se as isóbaras com pressão 1020 a abranger Portugal Continental.
Confirmam a análise????:huh:

Carta de superfície para 3ª feira (vai meter aí ar quente???):angry:

teraun8.gif

Última edição:
:D Boas Noites (note-se o meu ar de satisfação):D

Já deu uma olhadela á Run das 18 do GFS Europeu ;)
Parece-me a mim, do ponto de vista leigo, que o Universo conspira a meu favor.

Fico a aguardar a habitual análise de quem realmente entende.
:pray:
:uau: Obrigado

Na minha análise para a próxima semana destaco duas situações:

A primeira situação refere-se ao intenso Jet Stream que atravessa parte do Atlântico. Qualquer ondulação num Jet com esta intensidade poderá eventualmente desplotar o surgimento de uma depressão frontal relevante.

rtavn12015va5.png

A segunda situação de destaque é o despredimento de uma depressão em altura (vulgo DISA aqui no fórum) que se irá fixar sobre a Madeira com ar relativamente frio em altura (-20ºC a 500hPa) podendo vir a pontenciar fenómenos convectivos sobre essa zona.

rtavn781wx6.png

rtavn7815pm9.png

Regras do Tópico de Previsões e Alertas

* Usa este tópico apenas para colocar informação relacionada com a previsão do tempo, modelos e alertas. Se colocares imagens por favor comenta-as factualmente e se elaborares análises ou deres a tua opinião justifica-a obrigatóriamente. Evita palpites, não é este um tópico para isso.

* Respostas a outras mensagens neste tópico, por exemplo comentar a análise ou carta que alguém colocou, comenta apenas assuntos relevantes para a discussão da mesma e não assuntos derivados. Tenta manter a conversação "on-topic".

* Discute, concorda, discorda. Se discordares argumenta. Mas sempre "on-topic".

* Imagens de satélite ou radar que mostrem a aproximação ou o desenvolvimento de alguma situação urgente e importante, coloca aqui mas explica o seu significado e porque é que achas importante que os outros a vejam.

* Evita a conversação tipo chat. Um forum não é uma sala de chat. Cada vez que decidires dizer algo escreve o que pensas mas não recorras a frases curtas e vagas, e muito menos à escrita SMS. Procure explicar o melhor possível as tuas ideias, tens muito espaço disponível.

* Evita a repetição de mapas, previsões ou imagens já colocadas por outros membros.

* Evita também colocar imagens, cartas ou previsões que possam eventualmente estar já desactualizadas.

* Indica sempre a fonte da informação, de preferência com link

* Se responderes a uma mensagem, evita incluir na citação as imagens da mensagem original.

* Se responderes a uma mensagem muito longa, cita apenas as partes mais importantes a que vais responder

* Mensagens cujo conteúdo seja apenas e só considerações de ser bom, do mau, alegrias ou frustrações de carácter subjectivo e pessoal serão eliminadas

* Igualmente qualquer outro tipo de mensagem que não faça uma análise/previsão/interpretação baseada nas cartas meteorológicas ou respectivos comentários e discussão, serão imediatamente removidas.

* Mensagens que não cumpram as regras agradecemos que não sejam respondidas ou se lhes faça citação pois serão igualmente removidas. Não percam tempo a responder a outra coisa que não seja sobre o tema do tópico.

A administração do MeteoPT.com