Previsão do Tempo e Alertas - Abril 2008

• Thread starter Thread starter rbsmr
  • Data de início Data de início
Bom dia.
A tendencia de o dia 17 de vir mais chuva continua a manter-se, em principio vamoas ter segundo previsões do IM alguma chuva no norte do paìs neste fim de semana, depois vamos ter 2 dias de sol , com algumas nuvens altas e temperaturas bem amenas, e vento de SE, a partir do dia 16 a transição vai-se efectuar com um enorme sistema depressionário "formado" perto do mar do labrador que ao desloca-se para as nossas latitudes, irá entrar em fase com um vale em altitude que estava pelas latitudes da madeira.
Fui pôr esta situação de uma forma simplista.

A tendencia é para esse sistema depressionário se prepetuar a NW da peninsula ibérica e com uma pressão atmosférica bastante baixa para esta altura do ano.
Ambos modelos(gfs,ecmwf)estão praticamente simétricos tal como o (fnmoc)

Para melhor entendimento desta situação que vai decorrer,aconselho para quem tem poucas bases de meteorologia sinoptica visitar o mapa dos 500hp do fnmoc.navy.mil nele está bem elucidativo.

Todas os modelos a que me referi é das (00)

Bom dia.
A tendencia de o dia 17 de vir mais chuva continua a manter-se...

Mais que manter-se ,acentuou-se.
Efectivamente, depois de 3 dias incompletos de tréguas( de segunda a quarta),parece que vamos ter mais chuva e outra vez de uma forma significativa ,sobretudo a Norte:
É que, já para quinta-feira está previsto quantidades apreciáveis para essa região:

acentuarta1.png

Aquilo que é normal termos de Inverno e não tivémos (passagem de sucessivas frentes associadas a depressões no Atlântico) parece que iremos ter em Abril, já que depois de quinta-feira os modelos que estão mais ou menos afinados, eternizam essa circulação de oeste húmida ,até onde é fiável a previsão.
Tudo isto depois de este Abril já ter tido a nossa mui ilustre e querida Andrea.

Mais que manter-se ,acentuou-se.
Efectivamente, depois de 3 dias incompletos de tréguas( de segunda a quarta),parece que vamos ter mais chuva e outra vez de uma forma significativa ,sobretudo a Norte:
É que, já para quinta-feira está previsto quantidades apreciáveis para essa região:

acentuarta1.png

Aquilo que é normal termos de Inverno e não tivémos (passagem de sucessivas frentes associadas a depressões no Atlântico) parece que iremos ter em Abril, já que depois de quinta-feira os modelos que estão mais ou menos afinados, eternizam essa circulação de oeste húmida ,até onde é fiável a previsão.
Tudo isto depois de este Abril já ter tido a nossa mui ilustre e querida Andrea.

Como já tinha referido ontem, a quantidade de precipitação no norte e centro será enorme, podendo rondar os tais 100mm em muitos locais. Mas 50 a 60mm poderão ocorrer na maioria dos locais, o que significa ter a precipitação média de Abril distribuida por 1/2 dias. O que me :huh: é a capacidade de as depressões atingirem pressões muito baixas e colocarem-se assim tão perto de nós nesta altura do ano.

Há bastante sintonia nos modelos para a "big picture". Varia depois nos pormenores o que é normal. A intensidade, locais, horas, entre saídas e/ou modelos. O ECM atrasa ligeiramente em relação a outros.

modelos.gif

O que me :huh: é a capacidade de as depressões atingirem pressões muito baixas e colocarem-se assim tão perto de nós nesta altura do ano.

O ano passado o mês de Abril foi em grande parte da Europa um mês quente e seco, com registos históricos de exposição solar por exemplo. Tal não foi atribuído às alterações climáticas mas a uma rara permanência anticiclónica sobre a Europa, com um período de retorno calculado em 200 anos.

Este ano parece que estamos a assistir a um predomínio de baixas pressões significativo no Atlântico norte desde há semanas. Na altura dos balanços teremos certamente as explicações para esta situação que também desperta a minha curiosidade, que julgo ter a ver com o Jet, mas também não sei os pormenores.

Na previsão do indíce NAO (Oscilação Atlântico Norte) percebe-se que há falta de consenso entre continuar negativo ou regressar a uma fase neutra no curto/médio prazo, parecendo mais forte esta última, neutra. A fase positiva essa é parece improvável até finais de Abril. Portanto à partida em termos gerais, de padrão, acho que vamos continuando com um Abril deste género, com alguma água e por vezes frescote.

nao.gif

O ano passado o mês de Abril foi em grande parte da Europa um mês quente e seco, com registos históricos de exposição solar por exemplo. Tal não foi atribuído às alterações climáticas mas a uma rara permanência anticiclónica sobre a Europa, com um período de retorno calculado em 200 anos.

Este ano parece que estamos a assistir a um predomínio de baixas pressões significativo no Atlântico norte desde há semanas. Na altura dos balanços teremos certamente as explicações para esta situação que também desperta a minha curiosidade, que julgo ter a ver com o Jet, mas também não sei os pormenores.

Pode ser mesmo um efeito de compensação, mas as nossas albufeiras agradecem :D tanta genorosidade.

Parece que iremos estar sobre um efeito de uma depressão em breve veremos com que intensidade se manifestará a mesma pois parece que está a haver a previsão de grandes indices de percepitação mas esperemos pela 2 a 3 dias antecedentes para confirmações ;)

AA em casa no Inverno é AA fora no Verão :p

Na run das 6 prevê que na 4ª feira exista a probabilidade de ocorrer convectividade nas regiões do interior Centro e Sul e Algarve.

Agora a justificação da minha opinião

Cape

Precipitação

Aqui neste modelo nota-se uma depressão em altitude a sul do Algarve, que é a responsável pela possibilidade de aguaceiros e trovoadas para 4ªfeira.

Na run das 6 prevê que na 4ª feira exista a probabilidade de ocorrer convectividade nas regiões do interior Centro e Sul e Algarve.

Já o wetteronline, na sua actualização da tarde, dá conta dessa mesma probabilidade de chuva nas regiões do interior para a 4ª feira à tarde.

Hoje de manhã, o wetteronline previa precipitação forte nas regiões do litoral norte para o dia 17. No entanto agora distribuiu essa precipitação de uma forma mais homogenea por todo o território:

http://www.wetteronline.de/eurovor.htm

Bem, ao menos este mês não vai ser preciso ir buscar a mangueira para regar a horta!:D:D

Sim, confirma-se na run das 12h o deslocamento da Depressão Isolada em Altura (DISA) situando-a a Sul do Algarve com a possibilidade de assistirmos a trovoadas nessa região.

rtavn8415va0.jpg

Nesta carta pode ver-se a bolsa de ar frio -20ºC associada à referida DISA

rtavn841wi0.jpg

Entretanto na faixa Ocidental a ondulação do Jet Stream (a magenta) irá formar nova depressão frontal para o final da semana que irá deixar mais uma vez precipitação moderada pelo menos no Norte e Centro do país.

rtavn14415of6.jpg

O que é mais interessante nestes modelos é que todos eles estão
a referenciar que a partir do dia 16 ou 17 a sequencia de dias de chuva é continua e com uma forte componente de SW (jet stream),algo não muito normal em abril, de tantos dias consecutivos de chuva ou aguaceiros.

O que é mais interessante nestes modelos é que todos eles estão
a referenciar que a partir do dia 16 ou 17 a sequencia de dias de chuva é continua e com uma forte componente de SW (jet stream),algo não muito normal em abril, de tantos dias consecutivos de chuva ou aguaceiros.

O que me suprende é a facilidade com que baixamos dos 1000 hpa e a isos tão frias para esta altura do ano estarem sempre em cima de nós.:confused:

Fui agora ao GFS espreitar os próximos tempos aqui para o bairro estou CHOCADO :surprise::surprise: tanta água imagino para o norte mas que raio se passa com Abril expulsou o nosso amigo AC (Anticiclone das Canárias no Verão) de vez...AA (Anticiclone dos Açores no Inverno).

O que me suprende é a facilidade com que baixamos dos 1000 hpa e a isos tão frias para esta altura do ano estarem sempre em cima de nós.:confused:

Serão ciclos, senhores...serão ciclos...
O índice NAO (oscilação do Atlântico Norte) tem (tido) variabilidade independentemente das estações do ano.
Haverá uma preponderância ,mas há épocas de surpresas...
Já houve Maios e Junhos de predominância de circulação atlântica,
dias seguidos cinzentos de alguma chuva
e em quantos Dezembros e Janeiros não nos aquecemos aos seus dias consecutivos de sol?
Parece que este Abril afastará definitivamente um cenário de seca que já era preocupante em certas regiões do interior norte e centro.
Vem aí mais chuva a partir de 17.Os modelos afinam para tal.
e não será só para o norte continental.
será democrática mais uma vez.
Depois da Andrea, seca para que vos quero?...

bom dia
A unica divergencia que existe entre os modelos gfs e ecmwf,é na previsão a 240 h ; em que o ecmwf dá uma componente de W e o gfs já começa a ter uma componente de norte,mas até lá muita agua iremos ter especialmente no norte e centro.

obs:Não esquecer que estamos num clima mediterranico, esse mesmo clima(de forma muita atenuada ou mesmo inexistente no NW de portugal em que se pode classificar temperado submediterranico). Este clima "apanha"com extremos tanto humidos como secos e tem ciclos periodicos de 10 anos a 15 anos e não é regra de alternancia desses mesmo ciclos.