Previsão do Tempo e Alertas - Abril 2008

• Thread starter Thread starter rbsmr
  • Data de início Data de início
Ambos os modelos parecem indiciar um maior cavamento para este periodo (transição de quinta para sexta) e embora o modelo europeu seja aquele que cava mais a depressão sobre nós, é certo que existe apesar de tudo uma tendência idêntica em ambos. Quanto mais nos aproximamos do evento de novo parecem crescer as certezas de nova situação a ter em atenção.

Bem... o ECM é mais do que cavar, é arrebentar à bomba e monta um cenário de verdadeiro temporal. Mas custa a acreditar em tal, aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos, aka, novas saídas.

ECM Sexta 18 Abril 00Z

ecm2.png
ecm-2.png

http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsecmeur.html

Carta de superfície AEMET (via HIRLAM)

hirlam-2.png

http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/isobaras

Bem... o ECM é mais do que cavar, é arrebentar à bomba e monta um cenário de verdadeiro temporal. Mas custa a acreditar em tal, aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos, aka, novas saídas.

ECM Sexta 18 Abril 00Z

ecm2.png
ecm-2.png

http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsecmeur.html

Carta de superfície AEMET (via HIRLAM)

hirlam-2.png

http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/isobaras

Eu sei que falta muito tempo, mas penso que as condições para esta depressão são bem mais favoráveis do que a anterior. Arriscaria a dizer que o próximo fim de semana vai ficar na nossa memória meteorologica.

PS: Caso a Páscoa tivesse sido este ano mais tarde, o que poderiamos justificar para o tempo frio e chuvoso?:rolleyes: Agora a sério, este tipo de depressões nem no Inverno são tipicas ou com periodos de retorno pequenos. Na minha existência não me recordo deste tipo de situações, nem em Abril, nem em mês nenhum. Caso me possam relembrar, agradeço. :thumbsup:

Eu sei que falta muito tempo, mas penso que as condições para esta depressão são bem mais favoráveis do que a anterior. Arriscaria a dizer que o próximo fim de semana vai ficar na nossa memória meteorologica.

PS: Caso a Páscoa tivesse sido este ano mais tarde, o que poderiamos justificar para o tempo frio e chuvoso?:rolleyes: Agora a sério, este tipo de depressões nem no Inverno são tipicas ou com periodos de retorno pequenos. Na minha existência não me recordo deste tipo de situações, nem em Abril, nem em mês nenhum. Caso me possam relembrar, agradeço. :thumbsup:

Quanto ao teu "on topic" Luper, acho que embora muita run corra por baixo do moinho, até quinta/sexta, acho que de facto ãlgo significativo pode ocorrer e se falarmos em "palpites apoiados nos tiques dos modelos" (não me ocorre melhor expressão), parece que eles nos querem indicar isso mais que na Andrea. Digo isto (batam-me se tiver a dizer uma barbaridade, ok?) porque me dá a sensação que enquanto na Andrea tinhamos vários sistemas que ao principio nas previsões (e falando de precipitação), indicavam enorme pluviosidade que foi diminuindo um pouco ao longo das runs, dá a sensação que este está a injectar mais à medida que vamos lá chegando... mas como também já sei que estes modelos podem sempre variar é prudente aguardar mais runs. Contudo, sem dizer que será algo pa lembrar será algo de assinalar, se se mantiver ou acentuar.

Quanto ao teu PS sem querer entrar em "off topic", é sempre muito interessante fazer essas comparações nem que seja numa perspectiva histórica para tirar da cartola uma ou duas primaveras mais esquecidas e que tenham sido históricas à sua maneira. A minha memória não o permite mas alguém certamente terá um "bitaite" histórico para fornecer para se calhar discutir provavelmente em outro tópico :)

Certo Luper. Só que voltamos a cair no erro de tirar conclusões e comparar com o passado situações que ainda não ocorreram, tal como aqui há poucos dias nalgumas saídas houvesse quem a propósito da Andreia recordasse o temporal de 1941 ou quem já se atreva a calcular anomalias mensais incluindo já nas contas a precipitação que ainda só existe num modelo algures a muitas horas.

As conclusões tiram-se no final. Por exemplo, a depressão anterior não passou dos 989/990hPa em território continental, os ventos foram uma sombra do que chegou a ser previsto, não só porque a pressão não baixou tanto como chegou a aparecer nalgumas saídas, mas também porque os gradientes isobáricos eram pequenos, etc,etc.

Nesta situação específica não acho que isso do ECM esteja minimamente seguro, depressão sim, chuva sim e provavelmente bastante, mas temporal com uma ciclogénese explosiva encostada ao norte do país não me parece provável. No modelo passa-se tudo num só dia, quando é assim é bastante frágil. Um dia acontecerá certamente, nunca se deve dizer nunca muito menos no clima, mas também se tem que ter em conta o passado quando vemos situações destas nos modelos e sermos um pouco desconfiados perante o que eles nos resolvem mostrar.

Conforme o que depois suceder é que podemos dizer se é habitual ou é invulgar, se fica ou não na nossa memória meteorológica. E nessa altura cá estaremos todos para tirar conclusões e comparar ao passado.

Já agora um pormenor que julgo importante para análise, e que não estoua perceber muito bem. Há medida que vai saindo esta run do GFS existe ali durante um periodo de cerca de 48h uma oscilação das isobaras algo "esquesita" e que não estou a interpretar bem (talvez o output GFS-METEOPT, me dê uma ajuda também). Isto são vários nucleos da mesma depressão, ou um girar do mesmo núcleo :huh: Embora me pareça a primeira hipótese mais lógica acho curioso o facto de andarem núcleos tão próximos. Se o Vince ou alguém puder esclarecer esta dúvida (se calhar leiga demais :o ) agradecia! Até porque pode ser importante para análise da situação, como disse anteriormente...

EDIT: O IM agrava, e de que maneira a previsão para quarta feira...

Bem, apesar do meu historial meteorológico ser ainda bastante reduzido, dada a minha tenra ideia, sempre fixei muito bem meses e épocas chuvosas(mais do que calor ou frio, adoro boas quantidades de chuva!:D:D). E lembro-me, por exemplo de Abril de 2000, altura em que tive o meu primeiro computador e comecei a escrever os meus primeiros rascunhos meteorológicos em excel, de chover muito pelo país todo. Muito mesmo. Até creio que nesse ano foram batidos alguns records de precipitação nesse mês. A nível de temperaturas já não sei dizer se foi um mês frio ou quente. :hehe: Mas se não estou em erro, por volta de 1998 (tinha eu uns 11-12 anos) caíu um grande nevão no fim-de-semana da páscoa na terra dos meus pais, a 950m de altitude.

Bem, mas estou apenas a guiar-me pela minha memória.:hehe:
Talvez alguém tenha dados concretos;)

Por aqui, o Abril de 2000 foi também o mais chuvoso das últimas 2 décadas.

E com um valor próximo dos 985 hPa.

Parece-me que também nevou um pouco por aqui em Abril de 1998. Desse ano recordo que, apesar de ter sido um Inverno particularmente quente, nevou várias vezes.

Com o cenário que se está a configurar, até é possível que este Abril supere os valores de precipitação de 2000.

Por aqui, o Abril de 2000 foi também o mais chuvoso das últimas 2 décadas.

E com um valor próximo dos 985 hPa.

Parece-me que também nevou um pouco por aqui em Abril de 1998. Desse ano recordo que, apesar de ter sido um Inverno particularmente quente, nevou várias vezes.

Com o cenário que se está a configurar, até é possível que este Abril supere os valores de precipitação de 2000.

Bem apanhado DAN, apesar de ser no inicio de Abril e numa posição diferente. Lembro que o Inverno de 2000 foi de muita chuva, vamos ver o que nos tras esta proxima depressão.:thumbsup:

E o cenário para aqui mantem-se de cerca de 40 mm de percepitação vai ser sem duvida mais uma rega a nivel nacional bastante razoavel :D:D isto parece estar a tornar-se em 3/4 dias de sol 1 semana ou mais de chuva :lmao: foi só observação lembro-me que no ano passado em Maio era chuva dia sim dia não :p vamos lá ver o que está depressão nos trará...e assim se passa Abril.

Assim que o Dan confirmou a minha memória, estive a fazer umas pesquisas e encontrei o seguinte em: www.snirh.pt

Em Abril de 2000 a precipitação média em Portugal Continental foi de 230mm.
O valor médio de precipitação para este mês em Portugal Continental é de 74,7mm.

Até às 9h do dia 13 de Abril de 2008, Portugal Continental estava com 59mm acumulados.

A julgar pelas últimas previsões, não creio que ultrapassemos os 200mm de média continental neste mês de Abril.
Mas na meteorologia, nunca se sabe;)

http://wxmaps.org/pix/prec4.html

Fiz uma análise, que pode não ser 100% rigorosa porque podem faltar alguns dados, além de Abril de 2000 também temos qualquer coisa a 4 de Abril de 1987.

abril.png

De qualquer das formas, apesar destas ocorrências de 1987 e 2000, pode-se considerar as pressões da Andreia uma coisa relativamente rara das últimas 3 décadas para Abril, talvez com um periodo de retorno de 10 anos. Mas qualquer um deles pareceu-me mais interessante que a Andreia que foi bastante soft apesar da pressão ter sido baixa para a época.

Quanto a esta próxima que os modelos indicam, esperemos para ver, se de facto se confirmasse pressões na ordem dos 985hPa seria mais importante que a de 2000 pois já seria mais tarde, o que é um pormenor importante. Mas como disse anteriormente, tiremos conclusões no final, agora é muito cedo.

Quanto a outros meses do ano, isso aí já há bastantes casos nos últimos 30 anos, alguns deles estão bem documentados no forum de eventos históricos.

Alguns deles (falando de pressão atmosférica):

07/11/1982
30/12/1981
07/03/1991
17/02/1986
20/12/1973
02/03/2001
31/10/2003
10/02/1979
17/12/1997
25/02/1989

PS: Isto está meio on topic e meio off topic, se decidirem continuar a falar do assunto continuem que depois move-se a conversa para um novo tópico só sobre isto.

Há uma enorme sintonia nos modelos(gfs,ecmwf) depois de findar a sequencia de dias de chuva, na previsão para as 216 h e 240 h,entrada do AA e enfraquecimento do jet stream.