Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008

vejam bem o que o GFS preve para dia 28 no cape das trovoadas

hummm que delicia

era bom era

Deve-se ficar apenas pela carta :assobio: talvez para o interior ainda dê alguma coisa, ainda bem que vou para Trás-dos-Montes para a semana :w00t::w00t:

A partir da próxima 4ª feira até ao dia 31, pode ocorrer alguma instabilidade começando no Algarve e estendendo ao resto do território, já há vários dias essa instabilidade tem continuado sempre run após run, situação a acompanhar.:D

E o calor para a semana está confirmado :) deverá ser forte em todo o interior e em algumas zonas do Litoral tipo Setubal com temperaturas a rondar os 35ºC ou até um pouco mais, no Interior a rondar os 35ºc a 40ºC durante pelo menos 3 dias terça, quarta e quinta...isto para já :p mas claro isto é segundo as ultimas saidas não quer dizer que não venha a tirar mais ou a meter mais ;) tudo isto com o forte potencial para trovoadas!!

Deve-se ficar apenas pela carta :assobio: talvez para o interior ainda dê alguma coisa, ainda bem que vou para Trás-dos-Montes para a semana :w00t::w00t:

isto era DIVINAL!!!!:D:D:D

Vamos la ver;)

Alguem se lembra de um post que fiz em que mostrava uma carta com um lindo Cape e dizia vamos lá sonhar um pouco???Éra para dia 28 ;) e fiz esse post no dia 13 :) Tendências pessoal tendências e esta vem de longe ;) para a semana temos calor e instabilidade do tipo convectivo :thumbsup: mas a quem toca é que não se pode dizer ainda :p

... Tendências pessoal tendências e esta vem de longe ;) para a semana temos calor e instabilidade do tipo convectivo :thumbsup: mas a quem toca é que não se pode dizer ainda :p

Nem na véspera haverá certezas a quem tocará essa instabilidade convectiva ;
Nessa instabilidade em que cogumelos explosivos parecem surgir do nada para logo ao virar da esquina se esfumarem,será imprudente previsão das áreas afectadas ,quanto mais para daqui a uns dias.
-será sempre a surpresa da Natureza a abraçar-nos com o seu livre arbítrio e/ou o cálculo da surpresa conjugado com o grau de certezas de que já dispomos.
Assim tem sido.Assim será.
Depois de um dia que tanto alvoroço causou ,
já que quase, quase parecia que íamos ter tudo
e ,desde logo, soubemos que mais uma vez nada voltávamos a ter,
depois de mais um dia de tanta parra,sem uvas,
os modelos apontam clara e acintosamente para Verão Global para a próxima semana:
onde já tem sido, mas agora também,
onde não tem acontecido ( e não falámos só do litoral oeste).
Virá calor? sim .
Haverá condicções para a convectividade?
Não bastará o calor que virá.
Acrescentará ,mas haverá que reunir sempre, mais coordenadas.
E então a esta distância, nem falar.
De seguida, o que se afigura proeminente,
será este Verão de lés-a -lés com a subida gradual das temperaturas já a partir de domingo (24) e até 28, pelo menos, (o sotavento algarvio escapa a esta generalização) estará garantida esta aparição rara neste Verão/2008 de um posicionamento forte anticiclónico nas Ilhas Britânicas que vai finalmente
propiciar uma circulação de Leste em toda a Ibéria e um cheiro a esteva há muito arredio.
Todos eles ( modelos de previsão) o disseram nas suas últimas saídas.
Já não quedam dúvidas que virão outros olfactos.
Até quando durará? Trará convectividade?
Logo se verá.....

Parece e os pareces são relativos, que vamos ter festa:):p a partir do dia 28 tendendo mais para o 29 esta minha alegria tem tudo a ver com a run das (00) do ecmwf, e tudo porque podemos ter um embolsamento de ar frio em altura a partir desses dias,e iremos ter calor com humidade nos niveis baixos(devido á posição da depressão), agora o problema é o que é mencionado pelo Nimboestrato, ONDE?
O gfs tem a posição das isobaras não muito realista nestes dias que estou a mencionar,e esperar pela run das (06), o fnmoc dá esta tendencia para lá do dia 30.

Em relação às trovoadas e meramente em efeito estatístico, no ano passado na madrugada de Domingo do último fim de semana de Agosto, estava eu no concelho da Sertã quando uma das mais intensas trovoadas a que já assisti se abateu sobre o local onde eu me encontrava. Foram cerca de 30 min de raios constantes bem próximos e queda de chuva e granizo...

Ora aí vem esse fim de semana... isto vale o que vale, mas a época é normalmente propícia a estes fenómenos (pelo menos a nível local).

A partir de amanhã começamos a aquecer de sul para norte, mas........o calor parece pouco constante, parece que vai andar aos pulos, pelo menos pelo GFS, ou será que tou muito estrábico :confused::confused:

Bem podem agradecer ao AA, se não fosse ele não veriamos mais calor este ano, e de certa maneira a depressão tambem vai ajudar a sustentar a nortada, sendo aqui facilita a formação de trovoadas e o aumento das temperaturas :D:D

Mas o calorzinho não irá durar muito :p num prazo pouco longinquo o AA irá fazer a sua dança do costume e irá colocar-se na vertical com um prolongamento até á Islândia, o que irá provocar uma descida geral nas temperaturas devido ao "puxar" de ar frio das latitudes mais a norte até nós, xii parece 2005 :lmao: :cold: será que a seca anda aí ?

Mário tens que pòr o mapa dos 500 hp porque o 2º mapa que puseste não está certo, porque a situação de frio é em altura e não á superficie:D

O GFS continua a prever trovoadas a partir do dia 27 até ao dia 30 :thumbsup, gostava tanto que assim fosse:rolleyes::D

Se vocês estivessem até ao fim do mês como eu, a trabalhar dentro de um contentor metálico debaixo de 2 pinheiros, acho que não iriam querer assim tanto a trovoada por perto !!!

Cumprimentos
Joao

PS : Também gosto de vêr trovoada, mas tenho que estar em sitio seguro.