Olá
http://www2.wetter3.de/Fax/00_UKMet_Boden+132.gif
Segundo esta carta lá para dia 18 e seguintes, talvez haja qualquer coisa. Contudo, é difícil dizer ao certo. A metereologia estatística falha algumas vezes. Entre as duas depressões, para sul, há outro anticiclone. Esperemos que seja somente a passagem em crista anticiclónica. A outra depressão, mais cavada, deve dirigir-se para a Islândia, atendendo ao formato do sector quente. Portanto, estamos dependentes de vários factores:
1- Manutenção da depressão centrada a oeste de Portugal e consequente enfraquecimento do campo anticiclónico ligado ao anticiclone forte centrado na Escandinávia.
Logo, influência directa da depressão e sistemas frontais e muita
2- Enfraquecimento ou enchimento da dita depressão e manutenção ou fortalecimento do campo anticiclónico que, eventualmente se poderá ligar ao outro que existe no Atlântico, sobre os Açores.
Logo, desgraça
e muito pouca precipitação.
3- Formação de um campo depressionário, a SW do Algarve, que junto com a depressão que existe a W, poderá dar uma situação de chuva intensa nas regiões do sul e na Madeira. O norte será menos afectado.
Prefiro o cenário 1, pois irá trazer chuva e neve abundantes, mas não catastróficas, a todo o País. Prefiro que esta situação de alternância entre sistemas frontais e cristas anticiclónicas se mantenha por muito tempo, pois já urge. Quanto à Madeira e Açores irão beneficiar também com esta alternância, embora nas Ilhas não haja situação de seca.
Edit:
Temperatura actual oficial em Lisboa: 8º C; pressão: 1026 mb
Temperatura do lado de fora da minha casa: 5º C