Previsão do Tempo e Alertas - Dezembro 2007

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
agora a serio, achas que é capaz de se repetir o episodio de 29 de janeiro de 2006 e chegar mesmo a nevar em sitios quase "impensaveis" como por exemplo aqui o cartaxo????:huh:
é que ja tenho saudades da bela neve, ja que em janeiro deste ano nevou em lisboa mas aqui nao:sad:

Com a quantidade de 29 de Janeiro não mas a manter-se este cenário acredito que poderá nevar a cotas baixas. O ano passado mostrou que a meteorologia não é só ir à máquina de calcular e fazer iso 0 + iso -35 = cota X.

No fundo acredito pois está muito ar frio acumulado e temos a linha 528 dam pertissimo de Portugal. Claro que não falo em acumulações, falo em aguaceiros como este ano no dia 28 de Janeiro, algo do género.

Pode acontecer o oposto que será a frente maritima vencer e bye bye mas eu acredito :)

o IM prevê minimas de 1ºC e máximas de 9ºC para lisboa no dia 16. Embora esta previsão não seja das mais fiáveis, gosto de acreditar.

Domingo, 16 de Dezembro de 2007
00UTC às 12UTC
[actualização: 2007-12-13 16:13:06]

Céu limpo
Temperatura do ar: Min. 1 ºC :cold::cold:
Max. 9 ºC :cold:
Intensidade do vento: Fraco

se assim fosse talvez fosse batido o minimo anual da cidade de lisboa. Não tenho a certeza mas acho que até ao momento são 2ºC

Os modelos estão mesmo muito baralhados. Ontem alertei para a possibilidade do encontro entre massas de ar frio e maritimo se dar mais a oeste ou leste. Nesta saída o GFS volta a resfriar Portugal e a colocar o choque mais a oeste, favorecendo assim uma possivel entrada de ar frio com aguaceiros de neve em vários locais de Portugal. Começo a acreditar que isso vai mesmo acontecer e onde menos se espera :lol:

Curioso ele ter recuado novamente mais para Oeste depois de 3 run's, parecia decidido, afinal não, ainda muita coisa pode mudar.

Para neve no nordeste e terras altas centro e norte este cenário em termos de frio é melhor que o outro, só que depois falta a água no nordeste...

Para chuva seria preferivel a situação anterior. Quanto a surpresas de neve a cotas mais baixas em sitios invulgares, quer numa quer noutra não sou crente, mas como não há 2 sem 3, que venha o milagre que prometo que também vou à missa :D

Eu acho que ainda falta bastante tempo, os modelos ainda podem dar muitas voltas. Uma coisa é certa, até 2ª feira, pelo menos, vamos ter umas boas geadas, depois logo se vê.

o IM prevê minimas de 1ºC e máximas de 9ºC para lisboa no dia 16. Embora esta previsão não seja das mais fiáveis, gosto de acreditar.

Domingo, 16 de Dezembro de 2007
00UTC às 12UTC
[actualização: 2007-12-13 16:13:06]

Céu limpo
Temperatura do ar: Min. 1 ºC :cold::cold:
Max. 9 ºC :cold:
Intensidade do vento: Fraco

se assim fosse talvez fosse batido o minimo anual da cidade de lisboa. Não tenho a certeza mas acho que até ao momento são 2ºC

Lisboa/Gago Coutinho 2,8ºC no dia 26 de Janeiro.

http://www.meteo.pt/resources/im/pdfs/clim_rc_01_07.pdf

Curioso ele ter recuado novamente mais para Oeste depois de 3 run's, parecia decidido, afinal não, ainda muita coisa pode mudar.

Afinal não é bem assim, ele mete novamente mais a Oeste mas depois nos dias seguintes ela encosta-se ao NW,em vez de se dissipar no Sul. Uma evolução a partir dos dois anteriores cenários.

Antes/Depois
aa.gif

Boas!

Olhando para os modelos, fiquei desanimado, é pouca precipitação e dps o mais provavel é nem ocorrer! :( Mas prontos! Quero acreditar que pode acontecer!

Agora em Lx! Não me parece! Se nevar nos locais habituais ( Bragança e CIA já estará muito bom...)

A ver vamos! Mas...

Amigo Rog por acaso sabes-me explicar pq que aqui em São Miguel tenho registado minimas tão altas nestes ultimos dias? Sempre á volta dos 18ºC. Mesmo para cá são bastante altas tendo em conta que estamos em Dezembro, o normal era andarem entre os 13 e os 14ºC.

Descnheço as razões, mas o que já tinha notado aqui anteriormente é a anomalia da água no Atlântico, antes mais localizada a norte, mas agora muito mais abrangente e da ordem dos 2Cº aí na zona dos Açores. Assim vão diminuir as esperanças que tinha de podermos ver finalmente um mês de Dezembro bastante frio nos relatórios mensais do clima global a nivel de Hemisfério Norte.

atlanom1ho6.gif