Previsão do Tempo e Alertas - Dezembro 2007

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Para Bragança as melhores hipoteses seriam logo só a seguir à passagem da frente (que passaria durante a manhã) descendo depois as temperaturas, ficando as cotas em 810m pelas 18z dia 25 e depois subiriam para 955m às 00z dia 26. Não será fácil, até porque depois com o frio nem há precipitação... mas pronto, isto são previsões, e ainda faltam 80 horas.

m1-1.gif

m2.gif

(Baseado no run das 6z de hoje)

Pois é meus caros, esta última actualização torna a entrada fria muito passageira...

Graças aquela pequena flexão do anticiclone fica barrada uma entrada de norte mais pronunciada, enfim!!

12222007001ti5.gif

Esta deve ser tão velha como encontrar chuva no verão de São Martinho. Pelo menos nos Algarves tem funcionado. Assim se chover no Natal não chove no Fim de Ano. Ora venham esses 10/15 mm de chuva em dia de Natal! Da maneira como estão os terrenos mesmo sendo pouca pode dar problemas.

59987082jv6.png

Para o Ano Novo os modelos parecem começar a ensaiar aquela especie de bloqueo que costuma dar neve no fim de Janeiro. Anticiclone a oeste da Irlanda e baixas pressões no Mediterrâneo puxando ar frio do leste da Europa.

wind3285032and32mslpeurnj4.gif

71198902fk5.png

Sendo assim o jet stream não vai passar por aqui nos próximos tempos... :)

55013791bo6.png

La se foi a neve para esta zona! Que crise! Nunca tinha visto a Barragem da Aguieira como ví hoje... :eek::eek::eek:

Pode até chover algo, mas pelo que estou a ver não vamos ter grande chuva para os proximos dias!

Um apelo que eu fazia aqui ao pessoal era o de poderem fazer uns cometários assim... mais elucidativos do que estes mapas traduzem. Assim , explicando mesmo essas coisas elementares, que era para a malta novata, como eu, ver se percebia puto disso... he he he...:D

gostava de saber o que estes senhores estão a ver que eu não estou a atingir nada :huh::huh: queda de neve acima dos 800m :huh:

Pode ser bom sinal, que o modelo europeu e/ou regional deles esteja um pouco mais favorável.
Na saída das 06Z do GFS diminuiu um pouco o frio em relação às saídas de ontem, mas coincide melhor com a precipitação. A cota neste run está em 1104m para Bragança e 1292m para a Covilhã, e ambos com precipitação embora suave.

Pode ser bom sinal, que o modelo europeu e/ou regional deles esteja um pouco mais favorável.
Na saída das 06Z do GFS diminuiu um pouco o frio em relação às saídas de ontem, mas coincide melhor com a precipitação. A cota neste run está em 1104m para Bragança e 1292m para a Covilhã, e ambos com precipitação embora suave.

pois só se for isso :huh: mas anda tudo um pouco trocado o freemeteo mete sleet para a guarda e para Bragança chuva... penso que o IM desta vez precipitou-se pois lançou o comunicado no dia 21 já a dar uma cota de neve precisa de 800m o que neles é no mínimo estranho mas oxalá que acertem :D

pois só se for isso :huh: mas anda tudo um pouco trocado o freemeteo mete sleet para a guarda e para Bragança chuva... penso que o IM desta vez precipitou-se pois lançou o comunicado no dia 21 já a dar uma cota de neve precisa de 800m o que neles é no mínimo estranho mas oxalá que acertem :D

E não só... O IM levanta todas as temperaturas do país... e continua a manter a cota dando neve para a Guarda com mínima de 5ºC...

Eu na minha pura ignorância acho que anda tudo baralhado. E o IM nem arrisca, nem retira... e se calhar até fazem bem.. Vamos ver o que isto vai dar!

E não só... O IM levanta todas as temperaturas do país... e continua a manter a cota dando neve para a Guarda com mínima de 5ºC...

Eu na minha pura ignorância acho que anda tudo baralhado. E o IM nem arrisca, nem retira... e se calhar até fazem bem.. Vamos ver o que isto vai dar!

pois :huh:

Bem distinta a cota de neve segundo INM Espanhol

DIA 25 (MARTES)

EN EL AREA DEL ESTRECHO Y BALEARES, ES POSIBLE ALGUN CHUBASCO
DEBIL A PRIMERAS HORAS. EN EL NOROESTE PENINSULAR, SE PREVEN
PRECIPITACIONES DEBILES, MAS FRECUENTES E INTENSAS EN EL OESTE DE
GALICIA Y POR LA TARDE, QUE PODRIAN EXTENDERSE AL RESTO DE LA
MITAD OESTE DE CASTILLA Y LEON Y CORDILLERA CANTABRICA E INCLUSO
AL SISTEMA CENTRAL AL FINAL DEL DIA. EN EL TERCIO ESTE
PENINSULAR, PREDOMINARAN LOS CIELOS POCO NUBOSOS, Y EN EL RESTO,
POCO NUBOSO AUMENTANDO A NUBOSO. EN CANARIAS, NUBOSO EN EL NORTE
DE LAS ISLAS CON POSIBILIDAD DE ALGUNA PRECIPITACION DEBIL Y
DISPERSA, Y POCO NUBOSO EN EL SUR. COTA DE NIEVE DE 1300 M EN EL
NORTE Y 1500 EN EL CENTRO

BRUMAS Y BANCOS DE DE NIEBLA EN PUNTOS DE LA MITAD ESTE
PENINSULAR.

TEMPERATURAS MINIMAS EN DESCENSO LIGERO EN LA MITAD SURESTE
PENINSULAR, CON HELADAS EN GENERAL DEBILES EN PUNTOS DEL CENTRO
Y NORTE PENINSULAR. LAS MAXIMAS ASCENDERAN LIGERAMENTE EN EL
ESTE Y NORESTE PENINSULAR, BALEARES Y CANARIAS.

VIENTO MODERADO, DEL S GIRANDO A NE EN GALICIA, Y DEL NE, FLOJO A
MODERADO EN CANARIAS.

Quem ganhará???

Estas últimas saídas tiram por terra qualquer esperança de termos um natal branco. Talvez em Montalegre caia alguma coisa. Ao menos as serras vão receber mais uma pequena camada de neve fresca.