Maus caros companheiros foristas:
Nos meus 60 anos de idade e militante coerente do contacto com a natureza, através de caminhadas em montanha, na realização de percursos do tipo (Buenos Aires/Patagonia), (Boston/L.A.), subida do Rio Amazonas, percurso do Pantanal, (Lisboa/Moscovo), Deserto do Calaári, e centenas de percursos de carro, de mota, de bicicleta, à boleia, na Europa dos quais a maior parte deles na Península....tive sempre como companheira a incerteza do tempo que poderia apanhar pela frente.
Mesmo quando fui num veleiro com 40 pés de Lisboa para a Madeira....em viagem a não repetir não tanto por mim, mas pelos incómodos que provoquei aos companheiros, todos eles entendidos na arte de velejar, perante um amarelento e atrapalhado e atrapalhante companheiro de viagem ....cá o "je"...
No entanto "et pour cause" já há trinta e cinco anos que me preocupava com a metereologia (ou melhor com o tempo que iria estar) não existindo na altura a preocupação científica de prever, modelar, quantificar o tempo que surgisse, relegando esta preocupação para a dicotomia "não chove/não neva - está bom tempo......chove ou neva ....está mau tempo....as geadas e as baixas temperaturas não contavam nem como as altas temperaturas...viviam-se épocas muito redutoras a este propósito...
Por isso mesmo, vejo com muita alegria e vontade de aprender, embora já velhote, que os meus caros companheiros foristas para além de possuirem conhecimentos de nível superior, em alguns casos, sobre meteorologia, constituem, a maior rede de recolha de informação que existe no país sobre informação meteorológica local....e tenho pena que as entidades oficiais não olhem com maior reciprocidade para este fenómeno, apoiando nomeadamente os estudiosos que de forma apaixonada vivem este dia a dia meteorológico.
Neste momento o país atravessa aparentemente mais uma das muitas situações de seca que tem vivido. A memória meteorológica é bem curta, li algures a alguém neste fórum, com sabedoria...
Haver neve ou não dará prazer aos que a ela tiverem acesso....Eu já vi muita...aqui e no estrangeiro. Mas certamente o importante será a queda de precipitação suficiente para alimentar os nossos campos....É isso que preocupa os nossos homens e mulheres do campo. A neve é um fenómeno superlativo que atrai sobretudo os citadinos e de entre estes certamente os mais jovens...
Mas Portugal não está no Norte nem no centro da Europa....está onde está, a algumas dezenas de quilómetros de África, bem plantadinho junto do Oceano temperado por águas cálidas . A Neve essa...voltará um dia......amanhã, daqui a um mês ou na melhor das certezas daqui a umas dezenas de anos por estas paragens do Sul...
Esta é a visão de quem viu, centenas de vezes, chegar a alvorada, à espera de um farrapinho que viesse oscilando lá de cima....e marcasse a diferença ...num país monótono ... como as "moscas brancas" da minha juventude....algures numa aldeia da Beira muito Alta.