Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Mário Barros, existe algumaa previsão para as 3 primeiras semanas de Agosto?





Vou responder
É impossivel a tão largo espaço temporal dar uma previsão ,só mesmo a nivel de estatistica.Já a 10 dias é o que é quanto mais a um mês,e dando o exemplo de quem faz previsões, vou dar o exemplo do ecmwf, de manhã tinha uma previsão a médio e longo prazo,e agora meteu uma completamente diferente da de manhã, a longo prazo nesta ultima run das (12).
Se o Mário conseguir prever a tão largo periodo de tempo, então acerta no euromilhões:);).
 
Mário Barros, existe algumaa previsão para as 3 primeiras semanas de Agosto?

Eu tinha todo gosto em poder dar-ta mas a meteorologia é uma ciência muito instável e é impossivel ir tão longe :D para além disso o mês de Agosto é sempre um dos mais imprevisíveis no seu comportamento atmosférico, isto se não for mesmo o mais imprevisível, isto porque é um mês de transicção, essencialmente o seu final.
 
É óbvio que a Meteorologia não vai ainda tão longe.Talvez não irá tão cedo.
E por aqui já verborrei que estaríamos nesta área, na pré-História do Conhecimento.
Mas hoje, vou olhar para a outra metade do copo que está meio cheio .
E essa outra metade ,também me diz que hoje ,impensável há 40 anos atrás,
ninguém terá sido apanhado de surpresa :
O IM alertou e aqui avisou-se os que tivessem posses de férias em busca de sol, calor e praia evitassem o Minho e o Douro Litoral.
Este Aviso já tem uns dias:

diferenayg0.jpg


Esta diferença do estado do tempo hoje,entre o Noroeste e o centro/sul ,
estará aqui bem estampada e atempadamente prevista (4, 5 dias).
Este avanço no horizonte estará ainda aquém para os incautos,
mas é já notável este nosso Conhecimento, para os mais atentos .
E isto acontece amiúde.Não será de estranhar a debandada (para os que podem) dos do Noroeste /Norte, para os Súis/Algarves...
Para os próximos dias, a "Depressão da Islândia " parece querer prolongar a sua estada na Irlanda .Em tal cenário,as contas voltam a complicar-se para o já mártir território do Noroeste:
Então não é que vem um cheirinho a Verão depois de segunda-feira para logo ali adiante voltar a cessar???
Para o resto do Portugal Continental que é quase todo,segue o Verão ainda que sem grandes calores.Todos agradecem (menos os turistas)...
 
Para quem está de férias e quer sol,calor e praia há boas e más notícias:
Começo pelas más:
Com efeito, a Noroeste sobretudo,teremos apenas um cheirinho a Verão (terça e quarta-feiras) para depois voltar alguma chuva ,
algum fresco e húmido ,tempo aliás que tem caracterizado esta 1ª quinzena de Julho nessa região.E até ao próximo fim de semana assim continuará com esse hiato de 2 míseros dias.
No resto do território,um Verão tímido, soft e sem exageros.
No Algarve as especificidades do costume : até algum calor quando o norte estiver instalado.
As boas notícias resumem-se ao seguinte:

151ph3.png


15bx2.png


Segundo os principais modelos de previsão (aqui o ECMWF e o GFS)
já não restarão dúvidas :O Verão começará a 14, segunda, e instalar-se-á do Minho ao Algarve e com força.
E já insistem neste cenário há já algumas actualizações.
As unicas dúvidas são as mesmas de sempre:
8 dias, é um horizonte muito alargado para ter tantas certezas...
 
Para os próximos dois dias o Instituto de Meteorologia está a prever mínimas de Inverno na metade norte de Portugal continental. Oito em Braga e sete em Bragança? Onde é que isto vai parar? Já vi muitas mínimas de Janeiro acima destes valores.
 
Para os próximos dois dias o Instituto de Meteorologia está a prever mínimas de Inverno na metade norte de Portugal continental. Oito em Braga e sete em Bragança? Onde é que isto vai parar? Já vi muitas mínimas de Janeiro acima destes valores.
agora estas temperaturas..em Janeiro passado máximas a chegar aos 23 / 24 graus :eek: tudo trocado
 
Para os próximos dois dias o Instituto de Meteorologia está a prever mínimas de Inverno na metade norte de Portugal continental. Oito em Braga e sete em Bragança? Onde é que isto vai parar? Já vi muitas mínimas de Janeiro acima destes valores.

De facto parece que esta frescura irá continuar, mas parece que a 2º quinzena deste mês irá ser um pouco mais quente, esperemos para ver ;)



 
Dando uma olhadela aos primeiros 7 dias (e digo primeiros sete dias porque os segundos sete têm sido mais do mesmo sem nunca chegar ao previsto, num constante adiar...) dá para ter uma ideia da anomalia de temperaturas que se está e irá continuar a verificar no curto prazo:



http://wxmaps.org/pix/temp4.html

Na bolsa de apostas e no universo das combinações quente/frio humido/seco, certamente que alguns terão acertado na combinação vencedora... mas depois de um fim de Junho quente alguém apostaria num início de Julho assim! O regresso do calor parece certo, dizem as previsões na segunda quinzena... será? Ou a lotaria anda á roda lá para Agosto, ou nem sequer roda nada?! A Acompanhar aqui no sítio do costume!

VerãoPT: sem depressões, escaldões ou outras extremações
 
A avaliar pelos dois modelos principais o AA encontra-se no Atlântico norte o que nos está a condicionar o tempo por aqui, pois está a puxar ar frio cá para baixo, isto nota-se essecialmente no litoral oeste com a nortada :cold::cold:

É esperar que o cenário mude para a semana que vem ;)

 
Agora o Instituto de Meteorologia reviu a previsão e dá 6 C. para Braga esta noite. Vamos ver até onde desce em Lamas de Mouro. Enquanto não tivermos geadas de Julho eu acho que é tudo normal. Amanhã em Braga, máxima de 27 C. (21 graus de amplitude térmica diurna). Eu é que já estou à rasca com um resfriado, mas isso é apenas um pormenor.
 
Agora o Instituto de Meteorologia reviu a previsão e dá 6 C. para Braga esta noite.

Já reparei, mas acho exageradamente baixo :unsure:

Talvez o IM ainda o corrija, mas a verificar-se era capaz de estar perto de um recorde para a cidade nesta altura do ano (Corrijam-me se estiver enganado...)