Skizzo
Nimbostratus
ou seja, pouco Verão, mais Primavera... Ja não me lembro da ultima vez que tive um Julho de jeito.
ou seja, pouco Verão, mais Primavera... Ja não me lembro da ultima vez que tive um Julho de jeito.
Provavelmente 2003 ?? não
Sim sem dúvida que eu sinto o vento vindo de Sintra, mas não é apenas a zona de Sintra que tem grandes vendavais durante o Verão devido há nortada, todo o litoral o Oeste sofre com ela entre Junho e Setembro devido ao posicionamento do AA durante o Verão, quando o nosso anticiclone se estende em crista para norte da Galiza é um sinal de que poderá ocorrer nortada, ela ocorre essencialmente em dia quentes e ao final da tarde embora em algumas zonas como por exemplo o Cabo Carvoeiro que estão sempre expostas a vento que é constante e também gelado vai-se reflectir nas temperaturas.
Quanto mais para Oeste fores da nossa costa mais vento sentes, é sensivelmente a 200 km da nossa costa que a nortada se centra, por vezes ela oscila um pouca para Este o que leva a que nós soframos com ela, logo como a zona de Sintra tal como o Cabo Carvoeiro é uma zona exposta (no sentido de que fica muito perto do mar) vai levar com mais vento do que por exemplo Lisboa.
A Nortada faz-se sentir em toda a faixa costeira Ocidental, onde é mais violenta, e pode estender-se aproximadamente até aos 80 Km para o interior.
Caro Mário Barros, esta situação de nortada não tem nada a ver com as temperaturas elevadas no interior da Península Ibérica? Estou a pensar naquele principio de que o ar quente sobe e vai embora tendo de ser substituído por outro que neste caso seria o ar vindo da nossa costa ocidental? Digo isto porque nestes últimos dias tem estado bastante calor nas zonas do interior e vento na nossa costa. Tem alguma coisa a ver? Quando entrar, se entrar, a tal corrente de Leste que se espera tudo isto se alterará, certo?
o site do Windguru,que preve a ondulação e também diz as temperaturas,tem uma previsão para a sexta da próxima semana de grande calor.Só para ter uma ideia,praia de Carcavelos quando se preveem 22 graus, em Lisboa há previsão de 25/ 26...quando se preve 25 para Carcavelos,Lisboa passa dos 30,fica nos 31/ 32..portanto seguindo esta tendencia,no Windguru se preve 27,logo em Lisboa estarão uns 36 / 37 mas 1 semana para fazer previsões é muito, ainda assim..
Bem, no litoral vai começar a saga do vento, e no interior o calor ...