psm
Nimbostratus
Pelo ecmwf (12)está a pôr a nossa amiga bertha(em extra tropical) a passar a NO da peninsula ibérica no dia 23 julho.Na minha opinião, eu não acredito pois ela já teve tantas trajectórias,que é mais uma.
Ainda falta muito tempo mas a tendência está lá, se concretizar-se vai ser uma semana tórrida (última semana de Julho), tal como tinha previsto na minha previsão sazonal do Verão "atenção especial ao mês de Julho onde prevejo que ocorra uma a duas ondas de calor e que poderá ser considerado calor extremo no extremo sudeste de Portugal (na zona do Sotavento Algarvio e Baixo Alentejo).", não é bem no local mas não anda muito longe.
Para continuar a acompanhar a situação nos próximos dias, aqui no MeteoPT.
E pelos vistos a hipotética/provável vaga de calor que se avizinha, já estaria há muito,muito tempo, prevista por sábios conhecedores do Tempo.
Oh Algarvio1980 , permita-me esta ironia.
O que constato nos modelos é que mais de 10 dias na previsão é já um grande problema , mais de 15 é uma Eternidade ,apesar do notável avanço nas duas últimas décadas.
O que é que o Algarvio1980 sabe que os modelos não sabem?
Pelas previsões do ecmwf,poderá haver calor extremo para os próximos dias 21 e 22,para grande parte do pais, incluindo o litoral oeste.