Previsão do Tempo e Alertas - Novembro 2007

Bem seguindo a ideia de mudança de circulção e entrada do jet stream até às nossas latitudes de momento ainda não se vê nada no ECMWF. O AA já não aparece tão pujante, mas a posição e o estiramento ainda não nos favorece. O GFS já desisti de ver porque é tão mau, tão mau que é uma perda de tempo.
Tá difícil... Aguardemos :(:(

geopotential3250032hpanzc4.gif

O Instituto Nacional de Meteorologia de Espanha acaba de publicar uma previsão especial do tempo para o período de 30/11 a 06/12:

Dia 30/11 - Permanência do Anticiclone embora com alguns chuviscos no Norte da Galiza;

Dia01/12 - Entrada de uma frente fria pelo Noroeste, com alguma chuva fraca a Norte que diminuirá à medida que avança para Sul. Na Andaluzia não se prevê mesmo qualquer precipitação. Queda de neve a cotas elevada no Norte e Centro;

Dias 02, 03 e 04/12 - Nova situação anticiclónica;

Dias 05 e 06/12 - Aumento da instabilidade em toda a Espanha. A maior probabilidade de precipitação acontecerá no Noroeste e Norte Peninsular. Descida generalizada das temperaturas:)

Hurray... Rainy Day On The Way. :):) Olha bem pro jet stream a entrar por Portugal adentro! O bloqueio desapareceu... Ainda tá a uma certa distancia por isso vamos fazer aqui uma corrente positiva ;);) para o modelo não se alterar. Adiós AA e até Maio...

geopotential3250032hpankx6.gif

Hurray Hurray, Rainy Day On The Way !!! :p:p

Hurray... Rainy Day On The Way. :):) Olha bem pro jet stream a entrar por Portugal adentro! O bloqueio desapareceu... Ainda tá a uma certa distancia por isso vamos fazer aqui uma corrente positiva ;);) para o modelo não se alterar. Adiós AA e até Maio...

geopotential3250032hpankx6.gif

Hurray Hurray, Rainy Day On The Way !!! :p:p

era bom demais :thumbsup::thumbsup::rain::rain:

Olá amigos!

De facto estou cada vez mais desiludido com os modelos! Eles até metem precipitação, mas sempre a longo prazo, a verdade é que a vão sempre adiando... Ou seja NUNCA CHEGA!

E ja estamos nisto há meses! Não tivemos Verão e pelos visto não vamos ter Inverno! :(:(:(

E que saudades nos nevões da minha infancia em que metade de Portugal ficava debaixo de um espesso manto branco... :sad: Agora nem chuva!:sad:

Olá amigos!

De facto estou cada vez mais desiludido com os modelos! Eles até metem precipitação, mas sempre a longo prazo, a verdade é que a vão sempre adiando... Ou seja NUNCA CHEGA!

E ja estamos nisto há meses! Não tivemos Verão e pelos visto não vamos ter Inverno! :(:(:(

E que saudades nos nevões da minha infancia em que metade de Portugal ficava debaixo de um espesso manto branco... :sad: Agora nem chuva!:sad:

Por aqui o Inverno até começou mais cedo que no ano passado :D

Já perdemos dois meses chuvosos, mas ainda faltam 4 ou 5 até ao fim da estação chuvosa. Esta situação ainda pode ser invertida.

Por aqui o Inverno até começou mais cedo que no ano passado :D

Já perdemos dois meses chuvosos, mas ainda faltam 4 ou 5 até ao fim da estação chuvosa. Esta situação ainda pode ser invertida.

Para mim a estação das chuvas (hehe parece que tou a falar de um país tropical :lmao:) vai começar a ir de Março a Setembro...hmmm continental :cool:

Continua também a anomalia da temperatura da água em parte do Atlântico norte

sstxs3.jpg

Será que o AA é atraido por agua quente :huh::huh: essa anomalia deveria provocar mais chuva na Europa do Norte e Central e mais frio não ?? :huh:

Será que o AA é atraido por agua quente

Não sei, mas penso que será o contrário, que é o AA que estará a provocar a anomalia.

essa anomalia deveria provocar mais chuva na Europa do Norte e Central e mais frio não ?? :huh:

Tenho a ideia de que no passado houve Outonos com muita chuva, como 1997, em que isso foi pelo menos parcialmente atribuido a águas mais quentes. Mas pelos vistos não são as condições que temos agora como está bom de se ver ...

Não sei, mas penso que será o contrário, que é o AA que estará a provocar a anomalia.

Pois Vince eu primeiramente tambem pensei nisso a agua quente devia estar mais para Oeste nesta altura do ano só assim o AA se afastaria :unsure: vamos lá ver como se desenrola o resto da novela e se o gelo não avança :p