O europeu anda completamente perdido nas previsões. ...
E é só Ele?
E então o GFS ? Ainda ontem apresentava para 19 uma situação anticiclónica estável ,duradoira corrente de Leste em toda a P.I. e hoje apresenta -nos um dia 19 diluviano
[/URL]
[/IMG]
provocado por uma vasta e cavada depressão a Noroeste do luso território peninsular, onde ainda ontem era o centro sim, mas de um vasto e estável Anticlicone:
[/URL]
[/IMG]
Os modelos andam de facto muito instáveis mesmo para cenários relativamente próximos.
O único elemento comum aos dois e a outros,é a previsão de um vasto, potente e estável Anticiclone na Escandinávia estendendo-se até ao Atlântico Norte adjacente .
E quando assim é, as contas para a previsão a médio prazo complicam-se.
Que haverá a formação de uma depressão quiçá vigorosa, a sul dessa vasta zona Anticiclónica parece que será normal tal vir a ocorrer.Não seria a 1ª.
Não será a última.
É assim que elas se formam muitas vezes.
Mas onde?Será no bordo Sudoeste desse Anticlone e então a depressão indicada pelo GFS fará todo o sentido?
Ou será a sul do Anticiclone?
Aí já o ECMWF andará mais próximo da verdade.
Amanhã um modelo aponta a formação da referida Depressão a Sudeste do A e aí quem come com tudo será Itália e todo o Mediterrâneo Ocidental.
E voltamos ao mesmo: Tanto dia, tantas actualizações que ainda quedam até lá e querem ver que amanhã a conversa já será outra?
O mais certo certinho, é que depois desta fresquíssima ( fria mesmo em muitos locais) madrugada, as temperaturas irão subir gradualmente e o sol invadir-nos-á até 15.Depois a anunciada nova descida a partir de terça,acompanhada ou com muita, pouca ou quase nenhuma precipitação.
Ainda estará tudo em aberto.