Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2008)

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
boa tarde
ja voltei de cuba e como prometido venho contar como foi.
apanhei apenas um fim de tarde de chuva e trovoada em havana e depois apenas sol,muito sol.nunca mais me lembrei dos furacoes.deixo aqui uma foto da praia em cayo largo,simplesmente maravilhosa...
muito obrigada pela ajuda e paciencia.fiquei fa do site,vou continuar a visitar-vos.ate um dia.boas ferias!:D


Bem vinda de volta sem mazelas de furacões :D

Boa foto, mas aposto que a exposição da máquina não fez justiça ao Cayo.
Deve ser qualquer coisa mais parecida com esta :D

cimg32551wr0.jpg
 
atl-18.jpg


Nada de especial a assinalar no Atlântico. Os modelos mais fiáveis nada prevêm para os dias mais próximos. O modelo canadiano CMC prevê qualquer coisa a formar-se a leste da Florida evoluindo para norte no mar ao largo da costa leste americana.

A única coisa a seguir é a onda tropical referida nos dias anteriores mas até ao momento não exibe sinais que despertem maiores cuidados.

A TROPICAL WAVE IS LOCATED ALONG 32W SOUTH OF 20N MOVING W AT
10 KT. SATELLITE IMAGERY SHOWS A CLASSIC INVERTED-V SIGNATURE
...AND THE TPW PRODUCT FROM CIMSS SHOWS A BULGE OF MOISTURE
ALONG 32W. CYCLONIC TURNING IS ALONG THE WAVE AXIS NEAR 16N WITH
ISOLATED SHOWER ACTIVITY.
 
atl-20.jpg


O Atlântico continua calmo. Como nos últimos dias, único destaque para mais uma onda tropical com baixa associada que emergiu de Africa ontem. Também esta não apresenta para já sinais particulares de organização e nenhum modelo desenvolve esta baixa nem qualquer outra para os dias mais próximos.
Esta acalmia um dia acabará pois aproximamo-nos da fase mais activa da época, vamos ver até quando se mantem assim.
 
Boas Tardes,

Então como tem andado o nosso Atlântico? Fins de Setembro o destino será o México e tal como o ano passado deixarei umas fotos.

Saudações!!!
 
Então como tem andado o nosso Atlântico? Fins de Setembro o destino será o México e tal como o ano passado deixarei umas fotos.

Tudo calmo embora esteja a notar alguns sinais de circulação muito precoces da actual onda tropical referida esta manhã, onda essa que tem estado praticamente estacionária. Não me parece preocupante porque penso que o ar seco vindo de norte que converge para a onda a irá prejudicar e a convecção só se tem mantido porque está enfiada na ZCIT, se se soltasse provavelmente a convecção diminuaria, e para se desenvolver tem que se soltar da ZCIT.

Loop 13:45z - 19:15z




Mas o modelo GFS desde há uns run's para cá começou hoje a insistir em desenvolvimento na próxima onda tropical que vai deixar Africa no sábado.

Até ao momento apenas é acompanhado pelo modelo canadiano CMS que não é muito fiável. O modelo europeu ECMWF não vê nada para já.


Previsão a 168 horas (14 de Agosto)
gfsty1.gif


Nada de muito relevante com os dados disponíveis de momento e além disso o anticiclone está nesta previsão enfraquecido indiciando mais um sistema só a afectar os peixes. Mas aguardemos pelos próximos dias.
 
atl-22.jpg


No Atlântico temos uma sequência de ondas tropicais com suporte dos modelos para desenvolvimento de um (ou mesmo dois) ciclone tropical para os próximos dias. Depois do GFS ter insistido bastante nesse cenário também o ECMWF se juntou ontem embora indique um sistema mais fraco e a passar mais a norte das Caraibas. O GFS tem oscilado entre um trajecto rumo ao nordeste das Caraíbas e um trajecto a norte das ilhas.

GFS a 168 horas (Próximo Domingo 00:00z)

gfs-17.gif


Para já não existe nada de concreto mas é uma situação a acompanhar com especial atenção. Não foi ainda oficializado nenhum Invest, se for teremos mais informação de modelos relativamente a intensidade e trajectos.
 
O Atlântico depois de muitos dias de calma está desde ontem bastante activo na zona de Cabo Verde, com uma massiva sequência de ondas tropicais, algumas associadas a baixas tropicais.

atl-23.jpg


A que está mais a Oeste já foi decretada como Invest 92L e apresenta sinais de organização com circulação nos niveis médios com convecção e a circulação nos niveis mais baixos ligeiramente a leste da convecção.

92l-3.jpg


Alguns modelos nos quais se destaca o GFS continuam a insistir na formação de um furacão daqui a uns dias que passaria no nordeste das Caraíbas ou muito próximo ligeiramente a norte, mas curiosamente o que desenvolvem não é a partir do 92L mas a partir do que segue atrás desta pertubação.

a-15.gif


Ou seja, temos aqui uma situação de uma pertubação com alguns sinais de organização mas que os modelos não desenvolvem e temos outras pertubações atrás que os modelos desenvolvem. Desta confusão toda é capaz de ser alta a probalidade de sair daqui pelo menos um ciclone tropical nos próximos dias e quem for de férias para a Rep.Dominicana, Cuba, Bahamas ou Flórida deve acompanhar a situação com atenção.
 
Boas pessoal,

Lá vem furacão...Pela lista disponibilizada com os nomes de furacões ou tempestades tropicais, aposto que o/a Hanna é que deve ser brutal, é um feeling.

Saudações
 
Neste momento, o Invest 92 tem ventos na ordem dos 48 km/h e em movimento para Oeste.



Segundo a previsão dos vários modelos, a trajectória será mesmo direito às ilhas das Caraíbas, duvido que passe a Norte dessas ilhas já que só 2 modelos prevêem passagem a norte.

Dentro de 60 horas, os modelos indicam já um furacão com a Categoria 1, dentro de 96 horas já com categoria 2 e a 120 horas já na categoria 3.

Tal, como o Vince, referiu ontem, para quem tem férias marcadas para a zona das Caraíbas convém seguir o acompanhamento feito pelo fórum nas próximas horas.

Espero que o Vince confirme a minha previsão, pois espero não estar a passar uma informação incorrecta.:D
 
Boa tarde,

Apartir de 22 de Agosto estarei no mexico/Riveira Maya, gostaria sa saber se nao terei problemas por lá, como está a previsao de tempo e se ha alertas:)

Obrigado desde já
 
Espero que o Vince confirme a minha previsão

Mais ou menos :D
Quanto ao trajecto sim, desceu um pouco a latitude passando mesmo por cima da Rep.Dominicana.
Quanto à intensidade é que penso que talvez tivesses confundido o 92L com o que por exemplo o GFS vê a formar-se a seguir.

De vários modelos de intensificação, a maioria fica-se por Depressão ou Tempestade Tropical:

Intensity Guidance
92l-4.gif


E como o GFS nem o ECM insiste em não desenvolver muito o 92L, parece-me que nesta altura o máximo que se poderia esperar seria mesmo uma depressão tropical ou uma tempestade tropical a passar na República Dominicana/Cuba. Dos vários modelos globais apenas o CMC canadiano é que tem um sistema mais intenso, mas o CMC é tradicionalmente um modelo muito "nervoso".

O cenário poderá ser algo parecido com a Dolly, um sistema que esteve muitos dias sem se desenvolver muito. E os modelos também parecem querer empurrar este para o Golfo depois de passar por Cuba. Há ainda o facto de que se realmente passasse sobre a Republica Dominicana como alguns destes últimos trajectos (que vão mudando certamente até lá) parecem prever, isso afectaria o sistema, pois as montanhas da Hispaniola afectam bastante a circulação de um sistema tropical podendo até destrui-los conforme a situação.


De qualquer das formas o 92L impressiona um pouco menos do que ontem, talvez o GFS venha a ter razão em não desenvolver muito o sistema.

GFS a 126 horas (próximo sábado)
gfs-18.gif



Relativamente à outra pertubação, ainda não recebeu a designação de Invest, talvez esteja para breve como 93L. À partida seria esta que o GFS desenvolvia bastante, mas no entanto é de referir que ontem tinha um furacão potente e hoje apresenta nas previsões um sistema mais fraco. E o trajecto desse ainda passaria a norte de parte das Caraíbas para o modelo GFS (e para o ECM com um sistema ainda mais fraco)..

De qualquer das formas, a situação mantem-se activa, é aconselhável o acompanhamento regular da situação.
 
México - Furacão

Olá,

Vou estar de férias na Riviera Maia, no México, no período de 17 a 24 de Agosto.
No entanto, ouvi dizer que se pode estar a formar um furacão no Atlântico. :eek:

Como sou uma leiga nestes assuntos, será que alguém me pode ajudar e dizer-me se à hipótese de um furacão passar naquele período pelo México??

Desde já agradeço a vossa disponibilidade.

Filipa
 
Re: México - Furacão

Olá,

Vou estar de férias na Riviera Maia, no México, no período de 17 a 24 de Agosto.
No entanto, ouvi dizer que se pode estar a formar um furacão no Atlântico. :eek:

Como sou uma leiga nestes assuntos, será que alguém me pode ajudar e dizer-me se à hipótese de um furacão passar naquele período pelo México??

Desde já agradeço a vossa disponibilidade.

Filipa


Olá,

Há 2 pertubações no Atlântico, uma delas (92L) deverá passar mais ou menos na Rep.Dominicana/Cuba mas a intensidade deverá à partida ser fraca pois hoje não evoluiu nada e alguns modelos de previsão fiáveis não a desenvolvem. O que não significa que não possa ocorrer, daí o necessário acompanhamento. A reviravolta do modelo GFS que passou de um furacão para nada em 24 horas é um bocado surpreendente e suspeita.

Outra pertubação, 93L, essa sim até ontem vários modelos fiáveis previam um furacão bastante forte, mas que passaria curvaria para norte antes das Caraíbas. Mas esses mesmos modelos tem enfraquecido cada vez mais o sistema nas previsões que tem saído desde ontem, embora varie muito de modelo para modelo. Também aqui não significa que não voltem a mudar de ideias mas o cenário é mais animador do que era ontem.


93l-3.jpg


Nenhuma das pertubações está prevista deslocar-se para o México quer se desenvolvam quer não. Mas não quer dizer que haja alguma surpresa até lá ou aparecer algo de novo ainda não previsto até agora. De momento para o México não há nada previsto mas a fiabilidade de tudo isto só vai até uns 5 dias ou pouco mais.