Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2008)

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
acho q este ano a actividade no atlantico ta fraca

Olha que não. Julho esteve bem acima da média, quer em número de tempestades quer em termos de ACE, foi o 3º valor mais elevado de sempre para Julho, embora aqui a Bertha sozinha tenha dado um grande contributo porque foi a tempestade com a maior longevidade em Julho desde que há registos, 17 dias.

TROPICAL CYCLONE ACTIVITY DURING JULY WAS MUCH ABOVE AVERAGE...THREE
TROPICAL STORMS FORMING DURING THE MONTH. TWO OF THESE BECAME
HURRICANES...AND ONE BECAME A MAJOR HURRICANE. ON AVERAGE...ONE
TROPICAL STORM FORMS DURING JULY AND A HURRICANE ONLY FORMS ABOUT
EVERY OTHER JULY. IN TERMS OF ACCUMULATED CYCLONE ENERGY...ACE...
JULY WAS THE THIRD MOST ACTIVE ON RECORD...BEHIND 2005 AND 1916.
http://www.nhc.noaa.gov/archive/2008/tws/MIATWSAT_jul.shtml





As previsões de diversos organismos continuam a prever uma época acima do normal. Saliente-se que só agora nestes dias é que a época entra na fase mais activa conforme poderás ver no tópico da Climatologia de Furacões no Atlântico. O pico da época em termos de climatologia é exactamente daqui a um mês.
 
93lhf6.jpg



O 92L voltou a intensificar-se nas últimas horas e o NHC que tinha esta manhã retirado o alerta vermelho (probalidade superior > 50%) voltou agora para vermelho. Se necessário amanhã será enviado um avião de reconhecimento para investigar o sistema.

A BROAD AREA OF LOW PRESSURE ASSOCIATED WITH A TROPICAL WAVE IS
LOCATED OVER THE CENTRAL ATLANTIC OCEAN ABOUT 825 MILES EAST OF
THE LESSER ANTILLES. THE ASSOCIATED SHOWER ACTIVITY IS GRADUALLY
BECOMING BETTER ORGANIZED...AND A TROPICAL DEPRESSION COULD FORM
DURING THE NEXT DAY OR SO AS THE SYSTEM MOVES WEST-NORTHWESTWARD
ABOUT 15 MPH. AN AIR FORCE RESERVE HURRICANE HUNTER AIRCRAFT IS
SCHEDULED TO INVESTIGATE THE SYSTEM ON TUESDAY...IF NECESSARY.

http://www.nhc.noaa.gov/gtwo_atl.shtml
 
Não houve grande evolução das duas pertubações no Atlântico.


atl-25.jpg


A 92L mantem-se com probalidade de formação superior a 50% segundo o NHC, tem bastante convecção mas está desorganizado, ainda não tem uma circulação bem definida. Durante algumas horas dá um passo em frente mas depois dá meio atrás.

Olhando para os modelos o mais provável parece ser pelo menos Depressão ou Tempestade Tropical que passaria ligeiramente a norte da Rep.Dominicana no fim de semana deixando chuva na região durante bastantes horas passando por cima de Cuba e chegando ao Golfo do México mais ou menos na 3ªfeira. O trajecto não sendo muito raro também não é o mais vulgar pois uma crista anticiclónica empurraria o sistema de modo a entrar no Golfo do México pelo estreito da Florida. Mas estamos a falar de muitas horas de distância e por exemplo uma alteração da previsão da crista do Anticiclone terá bastante impacto no trajecto pois poderá deixar o sistema ir mais para norte ou empurrá-lo por exemplo contra a Florida.
E uma evolução para ciclone tropical nestes dias mais próximos também alterará um pouco as coisas.


O GFS não desenvolve o sistema, parece mantê-lo como uma pertubação.
O ECM desenvolve ligeiramente, depois enfraquece e só quando entra no Golfo do México prevê que se intensifique significativamente afectando a costa americana do Golfo.
Mas alguns como o GFDL tem o 92L como um furacão a passar a norte de Cuba. Ainda está tudo muito confuso nos modelos.

ECM:

ecm-7.gif





92L

A TROPICAL WAVE LOCATED OVER THE CENTRAL ATLANTIC ALONG 50W OR
ABOUT 650 NM EAST OF THE LESSER ANTILLES IS SUPPORTING AN AREA
OF ORGANIZED SCATTERED SHOWERS AND THUNDERSTORMS FROM 14N-20N
BETWEEN 46W-56W. A 1008 MB LOW IS EMBEDDED ON THE WAVE AXIS NEAR
14N. CONVECTIVE ACTIVITY HAS PERSISTED OVER THE PAST 6-12 HOURS
AND ENVIRONMENTAL CONDITIONS APPEAR FAVORABLE FOR GRADUAL
DEVELOPMENT OF THE SYSTEM WHICH HAS THE POTENTIAL TO BECOME A
TROPICAL DEPRESSION DURING THE NEXT COUPLE OF DAYS AS IT MOVES
WEST-NORTHWESTWARD AT 15 KT.


93L

A 1008 MB BROAD LOW PRESSURE AREA IS LOCATED OVER THE EASTERN
ATLANTIC NEAR 12N31W. SATELLITE IMAGERY SHOWS INDICATIONS OF
BETTER ORGANIZATION DURING THE PAST 12 HOURS. A LARGE AREA OF
SCATTERED SHOWERS AND THUNDERSTORMS ACCOMPANIES THIS LOW FROM
7N-16N BETWEEN 27W-36W WHICH REMAINS EMBEDDED WITHIN THE ITCZ.
A TROPICAL DEPRESSION COULD FORM WITHIN THIS AREA DURING THE
NEXT DAY OR TWO AS IT MOVES WESTWARD AT ABOUT 10 KT.

O 93L à partida aconteça o que acontecer terá um trajecto a curvar para norte antes das Caraíbas. Pelo menos é isso que os modelos indicam até agora.
 
Pois cá estou eu de novo, já bastante aflita com as informações que vou lendo acerca de furacão de intensidd 3 nas proximas 120 horas....
Bem sei que mesmo assim ainda é cedo para a previsão para dia 21, mas será k se pode ainda assim conjecturar como apanharemos a Republica Dominicana - La Romana - nessa data?
Bem sei k partir para as Caraíbas nestes meses é uma dor! Mas que fazer se só me deixam ter férias neste mês????::(
Muito Obrigado.
 
Vince,
O meu pedido deixa de fazer muito sentido depois da leitura que fiz do seu ultimo post, não é?
De todo o modo, se ainda assim me puder tranquilizar, "muchas gratias"
Haja ou não ciclones, tempestades ou furacões, prometo umas fotografias.
 
sera q a 93L vai crescer e acabar nos AÇORES pela minha experiencia (ou falta dela...) aquelas tempestades q nao passam os 50/60 graus de longutude e começam logo a virar p norte teem boas hipoteses de chegar aos açores
 
Vince,
O meu pedido deixa de fazer muito sentido depois da leitura que fiz do seu ultimo post, não é?
De todo o modo, se ainda assim me puder tranquilizar, "muchas gratias"
Haja ou não ciclones, tempestades ou furacões, prometo umas fotografias.

Sobre estas duas pertubações ainda não se percebe muito bem o que poderá sair daqui, está muito confuso, tanto poderá ser quase nada como um furacão que poderia afectar directa ou indirectamente a Rep.Dominicana no próximo fim de semana. Está neste momento um avião a estudar o sistema, conforme o que encontrar já haverá dados um pouco mais fiáveis para alimentar os modelos. Mas só depois de termos um ciclone formado é que os modelos começam a ser mais exactos, e não sei se o avião encontrará já hoje um sistema formado.

Para a sua partida ainda falta muito tempo, é irrelevante ir ver se os modelos mostram alguma coisa pois geralmente não passa de ficção cientifica a tantos dias.
 
sera q a 93L vai crescer e acabar nos AÇORES pela minha experiencia (ou falta dela...) aquelas tempestades q nao passam os 50/60 graus de longutude e começam logo a virar p norte teem boas hipoteses de chegar aos açores

Qualquer sistema que curve antes das Caraíbas tem sempre hipotese de ir parar os Açores, mas não deixa de ser preciso uma grande pontaria para ir de encontro aos Açores pois são uma agulha no palheiro. E por norma nesta altura a acontecer as condições não são as mais favoráveis, penso que os ciclones que passaram com mais intensidade pelos Açores terão sido em Setembro e Outubro.
 
O avião de reconhecimento acabou agora de investigar o sistema 92L e não encontraram nada, não existe circulação definida à superficie nem vento de relevo e a convecção tem vindo a diminuir. Este para já fica em stand-by, pelo menos hoje não evoluiu nada, não temos sequer uma depressão tropical neste momento pelo que começo a achar dificil um cenário de furacão pelo menos para os dias mais próximos. É continuar a seguir com atenção.

93lqh2.jpg
 
Os sistemas 92L e 93 L estão a perder intensidade, parece que vamos ter que esperar até Setembro até se formar algum Furacão.
Esta epoca está mt calma...vamos ver se não nos reserva alguma supresa...:unsure:
 
Não concordo muito. :D

O modelo europeu voltou a reforçar o 92L a norte de cuba, entrado pelas keys, já em ciclone tropical... Apesar de serem 8 dias de distância parece que finalmente vamos ter umas belas fotos. :)

wind3285032and32mslpnorse7.gif


E vai ser a contento de todos. :cool:

Em princípio nenhum dos resorts populares da área será significativamente afectado pelo sistema. Mesmo no caso de Varadero no norte de Cuba... :p
 
Se dependesse apenas do que diz um modelo seria fácil. O ECM está assim mas por exemplo o GFS não tem nada. E o problema para todos os modelos é a ciclogenese, enquanto não se formar um ciclone tropical é tudo mais complicado.


Vamos ao que temos neste momento.

O 92L desde ontem à noite não melhorou, permanece bastante desorganizado, o NHC entretanto diminuiu a probalidade de formação nas próximas 48 horas para laranja (20-50%).

No estado que está agora precisa de recuperar convecção e agora ainda não dá para perceber se tem circulação nos niveis baixos, parece ter pelo menos nos médios. Ou seja, para se organizar ainda vai levar algum tempo o que é bom para o nordeste das Caraíbas.

92l-5.jpg



Em contrapartida o 93L está com bom aspecto mas só mais daqui a bocado com vários frames na animação diurna dará para perceber se está bem organizado em termos de circulação. Pelo menos convecção profdunda tem.


Modelos

O GFS continua a não desenvolver o 92L.

O ECM desde ontem que tem um ciclone tropical a intensificar-se entre Cuba e Bahamas e depois ainda mais no Golfo do México.

O GFDL que era o modelo mais bullish, tem mais ou menos a mesma situação que o ECM, com uma tempestade tropical a evoluir a norte da Rep.Dominicana e a chegar a Furacão ao pé de Cuba.
Refira-se no entanto que este era o modelo que antes tinha um Furacão Cat3 na mesma posição, e ontem chegou até a ter Cat4. Ou seja, houve um enorme retrocesso e está agora mais de acordo com outros modelos.


GFS:
(recorro à vorticidade aos 850 no GFS pois o sistema neste modelo enfraquece tanto que não se percebe depois onde estaria nos mapas de pressão)

gfs-20.gif



ECMWF:


ecm-8.gif


GFDL:

gfdl-2.gif



Olhando para isto tudo, parece que uma depressão ou tempestade tropical a norte da Rep.Dominicana não afectando execessivamente este país parece ser um cenário possível, e à medida que for indo para Oeste afectaria já de forma mais intensa Cuba, Bahamas e Florida, mas começamos a já estar nesta altura a muitas horas de distância. Ciclogenese e intensidade ainda está muita coisa em aberto, mas pelo menos em termos de trajecto parece haver algum consenso, embora uma alteração na previsão da crista anticiclonica possa mudar muita coisa.

Um raciocínio que se pode fazer é o seguinte: Porque é que o GFS não vê nada ? Porque não espera a ciclogenese tropical. Mas se ela afinal se der, imaginando nos próximos dias, então é de esperar que os outros modelos estejam correctos e que naquela zona entre Cuba e Bahamas haja boas condições para intensificação.


Mas o mais importante neste momento é formar-se ou não um ciclone tropical, e isso até agora não ocorreu e parece estar a ser dificil. A Dolly andou muitos dias assim, umas vezes a piorar, outras a melhorar, e depois no Golfo intensificou-se muito. Mas outros sistemas não sobrevivem tanto tempo. Vamos ver como será com o 92L.
 
No Atlântico o 93L foi descontinuado, eventualmente poderá ser retomado mais tarde.

Quanto ao 92L as primeiras imagens diurnas mostram uma provável depressão tropical. Ainda não é oficial mas pelo aspecto penso que já se formou. Como o dia lá só agora amanheceu ainda não há muitos frames na animação visível para perceber se há mesmo uma circulação bem definida e fechada e se a conveção está bem localizada sobre o centro. Mas dá-me ideia que sim pela simetria e pelas nuvens baixas e alguns sinais de outflow nos niveis altos. Teremos que esperar por confirmação oficial.

92l-6.jpg



Qanto a modelos, houve algumas alterações, o trajecto previsto já não é rumo ao Golfo do México mas sim curvar para norte nas Bahamas.

92lx.jpg


Para os americanos da Florida e do Golfo isto se se confirmasse cairia do céu pois se repararam o trajecto previsto até ontem era muito parecido com uma infelizmente famosa tempestade com nome começado com "K" e até as datas se estavam a aproximar o que leva sempre a grande nervosismo. Mas agora é a costa leste que está a ficar preocupada.

Para os portugueses que costumam passar férias na Republica Dominica as diferenças na pratica não são muitas, o sistema passa a norte da Hispaniola bastante próximo, a uma distância desconfortável, e a forma como será afectada dependerá da intensidade do sistema, não esquecendo que pode haver sempre alterações de novo.

Para Cuba está um pouco melhor que ontem porque antes praticamente cruzava a ilha para depois entrar no Golfo do México. A forma como Cuba será afectada também dependerá da intensidade do sistema na altura pois a proximidade também é grande.


Quanto a intensidades previstas:

intensidade.jpg


Mas para já temos que esperar por confirmação oficial se de facto se formou ou não uma depressão tropical.

--------------

Para além do 92L os modelos estão a indicar um novo ciclone tropical nascido da actual onda tropical que saiu ontem de Africa. O trajecto tem oscilado muito desde ontem que passava pela Jamaica rumo ao estreito do Yukatan, mas os modelos a tal distância não tem fiabilidade nenhuma e hoje já tem um trajecto a curvar para o Atlântico antes das Caraíbas. Além do mais, como se tem visto, os modelos fazem e desfazem sistemas, o 93L por exemplo já foi um furacão nos modelos e agora até foi descontinuado porque nunca se organizou.

Portanto quanto a esse não vale a pena ter para já grandes preocupações, nos próximos dias vamos ver o que se passa.


Vou acompanhar atentamente a situação e darei conta aqui dos desenvolvimentos.