Previsão e Seguimento Furacões (Pacífico Leste e Central 2015)

há alguns vídeos que mostram ventos provavelmente em torno aos 200km.h.

Sim, eu não disse o contrário.

Também faço um reparo á analise do sat, com ciclones tropicais ao desaparecer o olho ( cloud filling eye) geralmente significa que tens uma diminuição da convecção central, mas tambem pode ser sinal de um EWRC, que é o que parece mais óbvio neste caso segundo a discussão do NHC, que fala de uma reestruturação de uma 2a parede a sudeste da eyewall primária, o EWRC pode ser estimulada por processos derivados da interacção com terra ou dinâmica interna do ciclone...em todo o caso não significa de todo que o ciclone vá enfraquecer assim tão rápido, porque a inercia e vorticidade que estes ciclones teem na média e baixa troposfera são extraordinários, só mesmo as montanhas da cordilheira central, com 2,3,4km de altura é que poderão desintegrar completamente a circulação de níveis mais baixos.

Há vários exemplos de furacões de Cat3-4 que não teem olhos bem definidos, um deles é o Joaquin deste ano, que não desenvolveu um olho muito vincado porque havia um pouco de shear, o que dificulta que a convergência do outflow em altura se foque sobre o olho e posteriormente permita subsidência/diminuição de humidade no olho.

Obrigado por esta chamada de atenção e explicação, isto é importante de saber!

Nestas alturas, perante um fenómeno tão tragica e mediaticamente lucrativo, só acredito nas fontes oficiais, meteorologistas, etc.

Concordo contigo, com rajadas dessas não haveria electricidade, comunicações, net, registos, vídeos, nem notícias, nem confirmações, para ninguém ;)
São coisas que só depois de muitas horas (ou dias) poderemos ter dados concretos e confirmados.

• Gosto
Reactions: StormRic
A1UDLv2.jpg

• Gosto
Reactions: lserpa

Este comunicado indicava valores previstos e não observações concretas em estações. Provavelmente esta foi a fonte da notícia da SIC. Também não sei em que termos foi dada a notícia, se falava das rajadas que se esperam ou das que já foram observadas em terra. Independentemente do que se vier a observar e/ou confirmar, a não citação das fontes que nestes casos têm de ser oficiais que me leva sempre a desconfiar dos números e supostos factos.

Este comunicado indicava valores previstos e não observações concretas em estações. Provavelmente esta foi a fonte da notícia da SIC. Também não sei em que termos foi dada a notícia, se falava das rajadas que se esperam ou das que já foram observadas em terra. Independentemente do que se vier a observar e/ou confirmar, a não citação das fontes que nestes casos têm de ser oficiais que me leva sempre a desconfiar dos números e supostos factos.

---

"O olho do furacão já está em terra firma em Emiliano Zapata", no Estado de Jalisco, perto do principal porto de Manzanillo, disse o diretor da Comissão Nacional da Água, Roberto Ramirez.

Segundo o serviço de meteorologia nacional, o centro do furacão, com nove quilómetros de diãmetro, chegou a terra cerca das 18:00 locais (00:00 em Lisboa). O furacão, de categoria 5 na Escala de Saffir/Simpson, é considerado "extremamente perigoso", com ventos de 350 quilómetros por hora (km/h) e rajadas de 380 km/h.

http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2015-10-23-Furacao-Patricia-ja-chegou-ao-Mexico

• Gosto
Reactions: StormRic
A sorte e ainda bem que é assim é que o landfall foi numa área com pouca densidade habitacional e populacional, se fosse na costa dos EUA certamente a história seria outra.

Infelizmente tenho outra opinião. A fraca densidade populacional e habitacional é na verdade uma desgraça maior para as populações realmente atingidas, pois haverá menos meios de socorro, menos acessibilidade, menos possibilidade de entreajuda. Os meios para chegar a todos os locais ficarão dispersos e o reduzido número de pessoas em cada local retira-lhes prioridade em relação à urgência do socorro. Numa zona com maior densidade todas estas condições serão mais favoráveis, os meios de socorro estão concentrados, chegam mais depressa, há centros de abrigo e recolha, hospitais próximos etc. Se por "sorte" se entender o balanço total em meros números quantitativos, poder-se-á pensar de modo diferente, mas percentualmente os números de vítimas serão maiores nas áreas de fraca densidade.

• Gosto
Reactions: Sanxito e Tstorm
Existe apenas uma estação da SMN (Servicio Meteorológico Nacional) próxima do landfall do ciclone, que é de Chamela-Cuixmala.
No site da SMN os dados pararam de ser atualizados, porém neste site: http://mesowest.utah.edu/cgi-bin/droman/meso_base_dyn.cgi?stn=CCXJ1&unit=0&timetype=LOCAL os dados continuam a ser parcialmente reportados.

Houve o registro de uma rajada de vento de 210 km/h, porém não é um registro confiável no momento.

Existe apenas uma estação da SMN (Servicio Meteorológico Nacional) próxima do landfall do ciclone, que é de Chamela-Cuixmala.
No site da SMN os dados pararam de ser atualizados, porém neste site: http://mesowest.utah.edu/cgi-bin/droman/meso_base_dyn.cgi?stn=CCXJ1&unit=0&timetype=LOCAL os dados continuam a ser parcialmente reportados.

Houve o registro de uma rajada de vento de 210 km/h, porém não é um registro confiável no momento.

Tenho reparado que os dados são actualizados só com intervalos de várias horas, às 11:50 e depois às 15:50, talvez voltem a ser actualizados dentro de pouco tempo.