Previsão e Seguimento Tufões (Pacífico Oeste 2014)

As autoridades japonesas elevaram nesta terça-feira para quatro o número de mortos pelo tufão Phanfone no Japão, que também deixou cinco pessoas desaparecidas e 49 feridos.
Milhares ficaram sem energia e as chuvas fortes causaram inundações e deslizamentos de terra.
Os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas se concentraram no norte de Honshu.
Phanfone fez transição para ciclone extratropical.





cQCyrjx.png
 
De acordo com as imagens de satélite, o tufão Vongfong atingiu um pico de intensidade raro nos últimos dias, enquanto se dirige pelo Pacífico Oeste a caminho do Japão.

A tempestade intensificou-se rapidamente segunda e terça-feira, estando já na categoria 5 pela sua capacidade destrutiva, com ventos de quase 300 quilómetros por hora e rajadas ainda mais fortes. Segundo o Joint Typhoon Warning Center (JTWC), as ondas provocadas pelo tufão chegam aos, pelo menos, 15 metros.

As previsões apontam para que o Vongfong se mantenha uma tempestade de categoria 5 ao longo desta quarta-feira, podendo mesmo aumentar novamente de intensidade.

A chegada ao Japão está prevista para o início da próxima semana, embora seja previsível que, então, seja uma tempestade de categoria 3 ou mesmo 2.

Para já, o Vongfong é a tempestade mais forte do ano no planeta

Visão
 
Devia ser legal mandar um aviaozinho rc para o olho ou programado mesmo com uma camera, nao e muito dificil de fazer precisa das habilidades tecnicas
Antigamente também existia os Hurricane Hunters no Pacifico Oeste, mas por ser muito caro acabaram abandonando o projeto. Bem que poderia juntar Japão, China, Filipinas, Taiwan dentre outros países e custear alguns voos de reconhecimento, que podem servir não apenas para saber a real intensidade do ciclone, mas também para estudos.