04/08/2015 19h43 - Atualizado em 04/08/2015 19h54
Supertufão Soudelor é fotografado por astronauta da Estação Espacial
Tempestade categoria 5 segue pelo Oceano Pacífico em direção ao Japão.
Tufão já deixou 400 pessoas desabrigadas nas Ilhas Marianas do Norte.
Do G1, em São Paulo
Uma foto feita do espaço mostra a magnitude do supertufão Soudelor. O astronauta japonês Kimiya Yui publicou nesta terça-feira (4) o registro feito da Estação Espacial Internacional.
O supertufão, que passou no domingo (2) pelas Ilhas Marianas do Norte, no Oceano Pacífico ocidental, é considerado a maior tempestade de 2015, segundo informações da AFP. Ela atingiu a categoria 5, máxima para tempestades, e superou o ciclone Pam, considerado, até então, a mais forte do ano. A formação agora ruma em direção ao Japão, a Taiwan e à China.
A Nasa identificou ventos de mais de 250 km/h no Soudelor.
Em maio,
o ciclone Pam passou por Vanuatu, país insular do Oceano Pacífico, e deixou 15 mortos.
Nenhuma morte foi atribuída à passagem do tufão Soudelor, mas a tempestade deixou um rastro de destruição nas Ilhas Marianas do Norte.
Na capital do arquipélago, Saipan, muitas estradas ficaram intransitáveis e o fornecimento de água e eletricidade foi interrompido. Aproximadamente 400 pessoas estão em abrigos de emergência.
Especialistas disseram que o tufão Soudelor vai continuar se intensificando em águas oceânicas pelas próximas 24 horas, antes de começar a perder força.
É esperado que o supertufão caia para uma tempestade categoria 4 ou 3 quando passar por Japão, Taiwan e China.
Fonte:
G1