Previsão e Seguimento Tufões (Pacífico Oeste 2015)

Vídeo de um tornado em Taiwan...
shok.gif


 
Entre os dias 5 e 14 de Agosto a tempestade tropical Molave esteve ativa, mas não afetou nenhuma localidade.

No dia 13 se formou o ciclone Goni, que passou por rápida intensificação nas últimas 12 horas e já se aproxima da categoria 5. Taiwan e norte das Filipinas devem acompanhar esse poderoso tufão, que pode trazer impactos para ambos os países.

No dia 14 se formou o ciclone Atsani, que pode ser uma ameaça ao Japão dentro de alguns dias. Atsani neste momento é um tufão de categoria 1, mas está previsto para chegar no mínimo a categoria 4.

HWRF 12z
GYzPTUV.gif
 
  • Gosto
Reactions: Tstorm e StormRic
Atsani atingiu ventos máximos de 143 nós (260 Km/h) 10 horas atrás, no quadrante nordeste do olho. A pressão depois já subiu dos 904 hPa para os 910 hPa, 4 horas atrás, e a intensidade dos ventos máximos desceu para 135 nós.



Goni dirige-se para o estreito de Luzon, atingirá de raspão o norte dessa ilha principal das Filipinas mais a norte. Mas as pequenas ilhas no estreito recebê-lo-ão em pleno. Mantém ventos máximos superiores a 100 nós:

 
  • Gosto
Reactions: Tstorm e lserpa
Goni está previsto que faça uma primeira viragem para norte muito apertada, e depois ainda para nordeste, evitando assim Taiwan e poupando as ilhas do estreito de Luzon à acção do sector norte do tufão onde os ventos são mais intensos.



Mas dada a dimensão do círculo de localização do centro com probabilidade de 70% e a grande dimensão da tempestade, Taiwan pode vir a ser afectada.

Atsani está previsto manter-se longe de terra, encurvando gradualmente para norte e nordeste, aproximando-se do Japão mas não parece vir a ser uma ameaça.

 
  • Gosto
Reactions: Tstorm e lserpa
Durante a manhã ambos os tufões voltaram a intensificar-se.
Goni, quatro horas atrás, apresentava rajadas de 115 nós (210 Km/h):



mas a trajectória prevista há duas horas acentua ainda mais a viragem rápida para norte, de tal modo que se espera passe ainda mais a Leste das ilhas no estreito de Luzon e portanto só afecte marginalmente as Filipinas.

No entanto repare-se como há 5 horas atrás, ainda com o tufão movendo-se para WNW, os ventos com força de tempestade tropical já alcançavam as ilhas a norte de Luzon.


Atsani apresentava rajadas de 270 Km/h, e a pressão terá descido abaixo dos 900 hPa:



Continua a previsão de não afectar terra, encurvando para nordeste:


http://www.weather.com/storms/typhoon/news/goni-atsani-guam-saipan-west-pacific-typhoons

atsani-goni-full-disk-him2.jpg


Esperemos que a viragem de Goni para norte ocorra mesmo, pelo menos como previsto, porque há uma hora atrás o movimento era ainda de componente principal Oeste:
97Jv1oz.gif
 
Última edição:
Super-tufão Atsani esta manhã, visto pelo satélite Terra:

xc9orWW.jpg


EKVGEG3.jpg



E o impressionante Goni em comparação com a ilha de Taiwan. Como é possível um monstro destes ser deflectido na sua trajectória de WNW para NNE, um ângulo de 90º, é assustador pensar nisto, mas é que o indicam as previsões, esperemos. Mesmo assim parece que as ilhas vão sofrer ventos na ordem de mais de 80 Km/h. E depois falta o percurso na direcção do Japão, onde está previsto chegar daqui a uma semana. Muita coisa pode mudar entretanto, apenas dois dias atrás havia ainda uma previsão que mantinha o movimento para WNW sem esta viragem radical para norte.

SYFRb85.jpg
 
Última edição:
uOQDBuD.jpg


eD6BJNH.jpg


Estive no site do, penso que IM das Filipinas. Não é grande coisa e está lento (previsivelmente). Daqui a umas horas a luz do sol chegará às tempestades. Neste momento o cenário é este:

UqP2PPD.png


Porque é que a Eumetsat não disponibiliza umas imagens deste calibre? :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
Daqui a umas horas a luz do sol chegará às tempestades.

A imagem do IR tem um aspecto muito preocupante com uma circulação perfeita fechada em torno do olho e um campo de ventos extremamente bem distribuído.
Ventos de 50 nós já estarão a atingir o extremo norte de Luzon e as pequenas ilhas:

imtA5wi.png


Vhn8ddW.png


Rajadas de 119 nós (220 Km/h), cerca de 6 horas atrás.

Pela última imagem IR já falta pouco para esta circulação intensa periférica do olho chegar às pequenas ilhas.

O cotovelo da viragem para norte está cada vez mais pronunciado, quase parece impossível que ocorra a tempo de salvar as pequenas ilhas.
Três horas atrás era esta a previsão da dramática deflecção:



Preocupante também a queda contínua da pressão no centro, desde há 24 horas.
926,7 hPa, seis horas atrás.
27UkGzo.png




Última imagem, há meia hora. Não se vê a viragem ainda...

xDXZw8O.gif


Vê-se sim o olho a contraír-se, os ventos devem ter aumentado.

http://www.accuweather.com/en/weather-news/typhoon-goni-taiwan-japan-korea-philippines/51880833
 
Última edição: