Já que estamos a meio do mês aproveito para lançar a previsão defenitiva para o trimestre de Inverno, segundo a minha opinião e analise dos actuais modelos sazonais e padrão das teleconexões.
A ter em conta, ao nivel das teleconexões, temos:
- Tendencia para AO-, impulsionada pelas anomalias positivas de temperatura dadaa acumulação de energia criada pelo degelo excessivo no verão.
- Tendencia para ENSO neutro a ligeiramente positivo, que criará uma circulação no Pacifico e America do norte mais zonal e menos bloqueada ( PNA neutra a positiva).
-Tendencia para PDO-, com especial anomalia negativa da temperatura da agua do mar na região do Havai..
- Tendencia para AMO+.
- Anomalias da temperatura do mar no Atlantico sul, e da circulação do Anticiclone do Atlantico sul favoravel a anomalias positivas da convecção tropical no Atl Equatorial-Amazónia-SE do Brasil, e tambem em porções da Africa Equatorial ( estação das chuvas bem activa em boa parte da AM do sul)
-NAO tendencialmente neutra.
Esta conjugação leva-me a crer num padrão similar ao que a Accuweather indica, mas com algumas diferenças:
Em resumo, para o continente poderemos ter um Inverno com temperaturas dentro ou ligeiramente abaixo da média, tal como na Madeira , enquanto nos Açores a tendencia é para temperaturas dentro ou ligeiramente acima da média.
Nas precipitações, o continente e a Madeira ficarão acima da média, e os Açores abaixo dos valores normais.
Para a Europa espera-se um Inverno com precipitações acima da média e temperaturas abaixo da média, excepto na faixa sudeste/Mar Negro onde as temeraturas ficarão acima da média e as precipitações serão menos significativas.
Poderão ocorrer alguns eventos de neve significativos na Europa Central e NW.