Previsao sazonal Outono - Inverno 2012/13

• Thread starter Thread starter xes
  • Data de início Data de início
Boa tarde,

A primeira actualização que conheço do mês de Outubro trata-se do MetOffice, que indica que teremos pela frente, um trimestre Nov/Dez/Jan, com precipitação acima da média e um cenário de NAO - , sendo que depois para o Inverno insiste em colocar um Inverno seco.
Fazendo uma correlação entre Nov/Dez/Jan e com Dez/Jan/Fev, constata-se claramente que o mês que marca a diferença será o mês de Novembro.

Contudo se querem a minha opinião a minha confiança neste modelo é quase nula.
A imagem que se segue é praticamente igual á anterior de Out/Nov/dez.

Uploaded with ImageShack.us

PS: Alguém que me explica como podemos ter precipitação acima do normal em cima de nós e a norte e a oeste ela ser claramente abaixo do normal, só se fosse com cut-off mesmo junto ao litoral, e não em comportamente zonal como eles parecem querer mostrar não faz sentido....
Será possivel que tenhamos um ano quase igual ao ano passado com a chuva a chegar no fim de Outubro e durar até meio de Novembro e depois secura total, digo isto porque o segundo o ECM saido a 1 Outubro parece que o ECM segue a mesma tendência ....

Mas, alguém que me explique uma coisa porque eu ainda não percebi muito bem esses cálculos.

Então não diz a norma que durante o Verão reina o AA no atlântico (que é a sua posição normal nesta estação), e que no Inverno este mesmo centro de altas pressões desloca-se para sul acompanhando o movimento do sol que é mais activo no hemisfério sul, deixando assim o hemisferio norte (atlantico) livre da sua acção com a consequente chegada de baixas e frentes?

Se não for isso então o normal é o quê? Desculpem mas é que sempre aprendi isso, até mesmo na escola em geografia física, e ultimamente tem acontecido tudo ao contrário e a cair por terra o que já se sabia.

Já não percebo nada. Será que são ciclos, ou será que foi sempre assim, com a diferença que agora os invernos secos são mais frequentes e os verões secos também são mais frequentes? Até coço a cabeça de tanta confusão :confused:

Como todos sabemos as alterações climáticas estão e vão continuar a alterar os padrões climáticos:( mas nestes próximos meses acredito mais num AA mais a sul e depressões sobre nós com outra alta pressão a norte do UK!!:rain::cold:

No final de Agosto, acreditava mais num Outono chuvoso, neste momento, Outono vai ser seco, se formos olhar as previsões sazonais do NOAA está a cortar com toda a força a precipitação. Outubro seco a muito seco, Novembro que dava chuvoso já dá seco.

Na minha opinião e posso estar completamente errado ou certo depende do que passar-se nos próximos meses, acredito que o Outono/Inverno possa vir a ser seco tipo 1994/1995.

Se formos ver, anos anteriores e falo no Algarve, quando Setembro e Outubro são secos a maioria dos anos são secos, só existe 3 excepções 2009/2010; 1995/1996 e 1988/1989.

Mas, alguém que me explique uma coisa porque eu ainda não percebi muito bem esses cálculos.

Então não diz a norma que durante o Verão reina o AA no atlântico (que é a sua posição normal nesta estação), e que no Inverno este mesmo centro de altas pressões desloca-se para sul acompanhando o movimento do sol que é mais activo no hemisfério sul, deixando assim o hemisferio norte (atlantico) livre da sua acção com a consequente chegada de baixas e frentes?

Se não for isso então o normal é o quê? Desculpem mas é que sempre aprendi isso, até mesmo na escola em geografia física, e ultimamente tem acontecido tudo ao contrário e a cair por terra o que já se sabia.

Já não percebo nada. Será que são ciclos, ou será que foi sempre assim, com a diferença que agora os invernos secos são mais frequentes e os verões secos também são mais frequentes? Até coço a cabeça de tanta confusão :confused:

O "normal", seja verão ou inverno, é o anticiclone dos Açores localizar-se no Atlântico norte, a diferença é que se situa mais a norte no verão e mais a sul no inverno, mas sempre no Hemisfério Norte, e sempre nas proximidades dos Açores.

Quanto às sazonais, começam a convergir, nas sua maioria, para a presença predominante de anticiclone a oeste do Reino Unido, originando um fluxo de norte sobre a Europa ocidental. Alguns modelos colocam-no mais a oeste ou mais a este, mas é clara a tendência para o estabelecimento de altas pressões a latitudes elevadas.
Continua a grande divergência sobre o que se passará no flanco sul desse anticiclone, se é como no ano passado em que fica fortemente ligado às altas sub-tropicais, e fica tudo bloqueada, ou se haverá uma circulação menos bloqueada a sul, permitindo a passagem de depressões e a formação de um storm-track a latitudes bastante a sul.

O "normal", seja verão ou inverno, é o anticiclone dos Açores localizar-se no Atlântico norte, a diferença é que se situa mais a norte no verão e mais a sul no inverno, mas sempre no Hemisfério Norte, e sempre nas proximidades dos Açores.

Quanto às sazonais, começam a convergir, nas sua maioria, para a presença predominante de anticiclone a oeste do Reino Unido, originando um fluxo de norte sobre a Europa ocidental. Alguns modelos colocam-no mais a oeste ou mais a este, mas é clara a tendência para o estabelecimento de altas pressões a latitudes elevadas.
Continua a grande divergência sobre o que se passará no flanco sul desse anticiclone, se é como no ano passado em que fica fortemente ligado às altas sub-tropicais, e fica tudo bloqueada, ou se haverá uma circulação menos bloqueada a sul, permitindo a passagem de depressões e a formação de um storm-track a latitudes bastante a sul.

Bom, nas nossas proximidades ele não tem andado mas sim pelas vossas. E isso já desde o verão passado. Temos tido muita chuva este ano e mais recentemente também, enquanto por outro lado, o AA tem estado centrado entre a Madeira e a costa ocidental da Europa trazendo secura e falta de água a estas regiões.

Ele parece que anda aos ziguezagues e a bailar pelo atlântico, para fechar a sua "dança" final centrado e estacionário na zona Madeira - P. Ibérica, por isso mesmo só me resta a crer que isso são ciclos, caso contrário com ele centrado em cima dos Açores (ou nas proximidades dele) pouca chuva entraria aqui, (não de origem frontal, é certo, mas sim influenciada pela maritimidade mesmo com tempo anticiclónico) e no entanto não é isso que tem acontecido por cá. Com ele centrado em cheio nos Açores vocês poderiam ter ainda alguma chuva vinda de noroeste ou de norte, que contornando o flanco norte da alta pressão vos traria chuva enquanto que os Açores ficariam com tempo anticiclónico. É sempre o efeito ao contrário, mas também nem sempre, claro.

Mas com as actuais mudanças que tem-se vindo a ver às latitudes da Europa ocidental, (invernos cada vez mais secos e verões igualmente secos e quentes) com a alta pressão mais forte e mais localizada a norte do que na sua dita posição "normal", tudo me resta a crer que o normal, (que escreveste entre aspas) seja mesmo muito relativo.

Sempre pensei que o facto das temperaturas médias diurnas e mensais fossem mais baixas no inverno devido à maior inclinação dos raios solares e que a menor duração do dia tivessem também menor influência na formação de altas pressões. Pelos vistos enganei-me já que ela está presente durante todo o ano. Interessante :thumbsup:

Voçes conseguem ver as imagens da NASA relativamente á previsão sazonal do mês de Outubro.
Eu não, e não entendo porquê, se a actualização do mês de Outubro está feita.

Se conseguirem digam alguma coisa, a menos que eles ainda não tivessem disponibilizado as imagens.

https://gmao.gsfc.nasa.gov/cgi-bin/...ndex_atmos.cgi?var1=2012&var2=oct&varmain=T1A

façam F5 para abrir porque pode dar erro interno

Voçes conseguem ver as imagens da NASA relativamente á previsão sazonal do mês de Outubro.
Eu não, e não entendo porquê, se a actualização do mês de Outubro está feita.

Se conseguirem digam alguma coisa, a menos que eles ainda não tivessem disponibilizado as imagens.

https://gmao.gsfc.nasa.gov/cgi-bin/...ndex_atmos.cgi?var1=2012&var2=oct&varmain=T1A

façam F5 para abrir porque pode dar erro interno

Desde do ano passado, que não consigo ver nada da previsão da NASA.

Bom, o meteociel colocou as cartas do CFS mensal onde podemos ver as anomalias de precipitação, médias da temperatura, geopotencial e pressão atmosférica. Muito bom. :D

Desde do ano passado, que não consigo ver nada da previsão da NASA.

Bom, o meteociel colocou as cartas do CFS mensal onde podemos ver as anomalias de precipitação, médias da temperatura, geopotencial e pressão atmosférica. Muito bom. :D

Olha parece que foi criado um site novo que encontrei no mesmo link e que adicionado esta tarde.
Basicamente o site que pertence á NOAA contém os links de diversos modelos de previsão sazonal.

O link directo é este: http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/NMME/seasanom.shtml

Mas aquilo que vos posso dizer é que não existe uma tendência definida, em que tanto pode pender para um Outono/Inverno seco ou bastante chuvoso, sendo contudo que não sei qual a credibilidade de alguns modelos pois não os conheço.
Os modelos apresentados são os seguintes:
- CFS v1 e CFS v2 (as versões apresentam resultados completamente contrários);
- CMC v1 e CMC v2 (as versões apresentam resultados completamente diferentes até Dezembro e depois entram em consenso, para uma 2ª parte do Inverso seca;
- GFDL - apresenta um Outono e Inverno bastante chuvoso;
- NCAR - igual ao GFDL;
- NASA - pelo qual tenho grande apreço, mas não sei qual o modelo apresentado, se é o GMAO, mas que indica uma seca ainda maior que a do ano passado :(
- NMME e IMME - desconheço estes modelos mas não é clara a tendência.

Em resumo mesmo nos próprios modelos existem enormes diferenças entre elas;

Olhando á mensal mesmo relativamente ao mês de Novembro também andam todos divididos ao meio.

Mais uma actualização do NOAA e só digo uma coisa, medo muito medo. :cold: Todos os meses secos no sul. :shocking::eek: :(

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/CFSv2/htmls/euPrece3Mon.html

Pelo que vejo alterna entre o normal a moderadamente seco. Nada bom atendendo à situação de seca extrema que já está por aí.:(
Mas como ainda não é uma certeza, esperemos que as próximas saídas dos modelos invertam a previsão para mais chuva...

Para a metade norte do continente, a previsão (vale o que vale nesta altura) é bastante animadora. Começando já em novembro com previsão de precipitação dentro do normal, entre dezembro e março poderemos ter precipitação acima do normal, principalmente dezembro e fevereiro bem acima da média. Se se confirmar, fará lembrar "invernos" de outrora...:p

Nesse modelo do CFS V2 (que digo já por sinal, é quase uma inversão do CFS v1), há 15 dias atrás apresentava um panorama completamente diferente, como se pode ligar a uma previsão que cambia tanto num espaço somente de 15 dias, só porque agora já indica tempo seco todos os meses para aqui?
Seja como for o importante de realçar neste modelo é que desde há longos meses indica precipitação acima do normal a norte e centro para todos os meses, e tem alternado a sul entre o seco e o normal digamos assim.

Mesmo as sazonais de diversos modelos tem estado constantemente a serem alteradas, sendo que a nota dominante tem sido para um Inverno seco, existente na maior parte dos modelos.

Agora aguardo pelas saidas do IRI (confio muito pouco neste modelo), do IBIMET e em particular do ECMWF e do EUROSIP para ver quais as suas tendências.

No final do mês de Outubro indicarei qual o modelo que acertou .....

PS: Já agora olhar ás previsões sazonais do próprio mês não funciona bem, pois estes modelo lidam melhor com longo prazo do que com curto prazo

Pois nos últimos tempos o Norte tem sido o beneficiado nos eventos, mas por aqui tb não me posso queixar muito!!:confused:
Temos tido episódios de chuva, nalguns dias interessantes, mas daí a chamar de "eventos"...:p
Isto até anda muito monótono, nada típico de verdadeiros dias outonais com chuva intensa e vento forte constante.

Como referi, é cedo para aferir da real validade das previsões sazonais. Andam demasiado "voláteis" de modelo para modelo e de saída para saída.

Temos tido episódios de chuva, nalguns dias interessantes, mas daí a chamar de "eventos"...:p
Isto até anda muito monótono, nada típico de verdadeiros dias outonais com chuva intensa e vento forte constante.

Como referi, é cedo para aferir da real validade das previsões sazonais. Andam demasiado "voláteis" de modelo para modelo e de saída para saída.

Concordo contigo, por exemplo hoje o IM até dava chuva forte pra aí, e no entanto quase que nem choveu. Neste momento voçês apenas têm alguns mm de chuva, mas pelo menos depois do dia 18 isso vai mudar, aí a norte do país.
Nós aqui ainda vamos ter que esperar.

mas eu por exemplo pegava nas saidas a 1 mês do CFS, e espetava já elas e tinha garantida no minimo 1 semana de chuva entre as 192 horas e as 400 horas, só que esse modelo funciona mal no curto prazo !