Ok, hoje dia 10 lanço a minha previsão/opinião acerca do padrão sazonal para o Verão de 2012 ( JJAS).
A previsão aponta para um padrão nas teleconexões em que teremos um MEI neutro, com uma anomalia positiva as regiões mais proximas á costa Americana e uma situação neutra ou La niña no Pacifico central e ocidental.
Temos tambem um PDO-, uma AMO+ e um Oceano Indico quente, com prespectivas de uma Monsão activa, com actividade um pouco acima do normal.
Aqui o mapa da anomalia da SST prevista para o Verão, sob a carta da anomalia efectiva no dia 29/Abr/2012:
No que toca ao Artico, temos uma quantidade significativa de gelo acumulado:
A minha previsão aponta para que a actividade depressionária extratropical seja supérior á média devido á presença de gelo abundante no inicio da estação, e um jet mais forte que o usual nos ultimos anos, devido ao maior contraste térmico latitudional.
As anomalias térmicas nos Trópicos por outro lado exercem um efeito importante na convecção Tropical, que por sua vez é indispensavel para avaliar a localização e intensidade das altas pressões Subtropicais.
O padrão para o Verão no Atlantico conta com uma dorsal bipartida, com um nucleo mais proximo á Bermuda e outro conjugado com a dorsal Africana, entre a Madeira e a Argélia.
A actividade extratropical terá dois focos de desenvolvimento, um nas Grandes Lagos dos EUA e outro foco a desenvolver-se entre os Açores e a Escandinavia.
Na Gronelandia assistiremos á criação de uma area de bloqueio anticicónico transitório/semi-permantente.
Para os meses de Agosto e Setembro espera-se uma situação mais favoravel á formação de ciclones tropicais no Atlantico central, devido ao acentuar do ENSO+ e á região de aguas mais quentes, mas tambem devido á criação de uma região de baixo shear devido ao pantano em altitude que nascerá a sul dos Açores.
Assim, poderá haver uma transferencia de energia tropical mais eficaz para o ramo Açores-Escandinavia do storm track, intensificando-o e criando bloqueios sobre a Europa.
Padrão médio para JJAS ( Actividade convectiva/ciclónica Tropical, Jet e posição das altas pressões subtropicais e depressões extratropicais):
Assim passamos á previsão mensal
Junho/Julho
Tendencia para precipitação acima da média e temperatura igualmente acima dos valores médios.
Nestes meses a tendencia a meu ver mais provavel é a de um fluxo do quadrante W/SW nos niveis altos, com a passagem de perturbações nos niveis altos, trazendo com elas actividade convectiva acima do normal.
Tambem teremos a advecção de massas de ar de caracteristicas quentes e por vezes humidas.
Agosto
Tendencia para um mês quente com precipitação dentro ou um pouco abaixo da média.
Teremos um acentuar do storm track entre os Açores e a Escandinavia, e o reforço do bloqueio atniciclónico sobre a PI, que poderá trazer episódios de calor intenso, mas tambem havendo a hipotese de ocorrencia de situações de instabilidade.
Setembro
Tendencia para temperatura ligeiramente acima da média e precipitação dentro ou pouco acima da média.
Espera-se que o inicio do mês tenha um comportamento similar a Agosto, mas que com a descida em latitude e enfraquecimento prograssivo da atla subtropical o final do mês possa trazer consigo novas perturbações, com tempo instavel.
Abre-se aqui a hipotese de um inicio de Outono instavel e humido...
Esta previsão é baseada na intrepetação de modelos e na pesquisa em várias agencias Meteorologicas acerca das condições esperadas noutras regiões do Globo, sendo que a fiabilidade é maior para os meses de Junho e Julho, no entanto estas previsões devem ser tidas apenas como uma analise estatistica altamente falivel.