Previsões curto prazo (até 3 dias) - Abril 2016

Para amanhã, e segundo o ECMWF, está previsto a formação de um nucleo depressionário ( 995 hpa ) a NW, o IPMA prevê chuva por vezes forte, tendo já lançado avisos amarelos:

a9HW4MQ.gif


Previsão para 5ª feira, 14.abril.2016

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Céu geralmente muito nublado, com abertas no Baixo Alentejo
e Algarve a partir do final da tarde.
Períodos de chuva, por vezes forte nas regiões Norte e Centro.
Possibilidade de ocorrência de trovoada nas regiões Norte e Centro.
Vento moderado (15 a 35 km/h) do quadrante sul, soprando forte
(35 a 45 km/h) com rajadas até 80 km/h no litoral a norte do Cabo
Carvoeiro até ao início da manhã.
Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte (30 a 45 km/h) do
quadrante sul, soprando forte (40 a 55 km/h) com rajadas até 95 km/h
até ao início da tarde.

Pequena subida da temperatura mínima.

GRANDE LISBOA:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, sendo mais intensa a partir da tarde.
Vento moderado (15 a 35 km/h) do quadrante sul.
Pequena subida da temperatura mínima.

GRANDE PORTO:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes forte.
Vento moderado (15 a 35 km/h) do quadrante sul, soprando por vezes
forte (35 a 45 km/h) com rajadas até 80 km/h até ao início da manhã
.
Pequena subida da temperatura mínima.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de oes-sudoeste 2 a 2,5 metros, sendo
2,5 a 3,5 metros a norte do Cabo Raso até meio da tarde.
Temperatura da água do mar: 13/14ºC
Costa Sul: Ondas sudoeste com 1 a 1,5 metros.
Temperatura da água do mar: 16ºC

METEOROLOGISTAS: Madalena Rodrigues/Joana Sanches.
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA.

Atualizado a 13 de abril de 2016 às 6:6 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
 
Última edição:
Fazendo uma antevisão do tempo mediante o GFS 6z para as próximas 72 horas...

Açores:

A depressão irá-se deslocar progressivamente para as imediações do arquipélago (sudoeste). Terá uma pressão central variável, perdendo algum frio. O GFS indica uma vasta região depressionária sem núcleo aparente na madrugada do dia 16. Ao longo deste 3 dias, algumas depressões secundárias sem grande expressão podem surgir e desaparecer.

Está previsto um aumento generalizado do SBCAPE, que apesar de estar disperso pelo arquipélago terá maior expressão a norte/noroeste e a sul/sudoeste do arquipélago (<+-600).

É útil diferenciar as várias regiões do arquipélago. O jet estará sobre o G. Oriental e a partes do G. Central. Nestas ilhas o cisalhamento terá alguma força (>10m/s). No G. Ocidental e a norte/noroeste (especialmente aqui) do arquipélago parece haver algumas condições para o surgimento de trombas d'água de bom tempo (aplicável no dia 15). Há um arrefecimento interessante. Contudo, a humidade relativa mais elevada está muito dispersa. E não vejo muita vorticidade a 850 hPa para ajudar no desenvolvimento. Portanto, considero a probabilidade, baixa. Aparte disto, não vejo grandes condições para o surgimento de aguaceiros (excetuando efeitos convectivos locais).

Para o G. Oriental, a humidade também vai estar dispersa. O cisalhamento vai ser superior mas os ventos nos níveis baixos são fracos (terão mais força a sudeste, no mar). Não acho que vá acontecer nada de especial. Alguma convecção local (inevitavelmente dispersa) pode originar algum aguaceiro fraco. O cisalhamento intenso deverá despedaçar as células que se desenvolvam mais.

Madeira:

A parcela de ar mais saturada da pluma tropical está sensivelmente a meio caminho entre os Açores e a Madeira. Está previsto chegar à ilha na madrugada do dia 15. O campo dos ventos deverá alargar-se ao longo do tempo mas os ventos mais fortes em altitude deverão ficar a oeste, no mar. O GFS mostra no dia 14 o fluxo mais saturado a 700 hPa passar mesmo a oeste da ilha. Ainda assim, a humidade dispersa a 850 hPa e o ponto de orvalho à volta dos 15º deverão permitir a acumulação de alguma chuva devido ao suspeito do costume: a orografia. Já no dia 15, aquando da passagem do fluxo de ar saturado a 700 hPa pela ilha, deverá ocorrer chuva mais intensa. O reduzido tamanho do fluxo implica que a chuva será muito concentrada. Após a passagem deste, a convecção, e eventuais aguaceiros, deverá ser dispersa devido, novamente, à humidade relativa muito inconsistente (está modelada uma intrusão de ar seco a 700 hPa). A reduzida humidade a 500 hPa durante os 3 dias levam-me a crer que chuva forte não deverá ocorrer muito e/ou de forma consistente. Não vejo condições suficientes para o surgimento de células muito intensas. O IPMA discorda, indicando a possibilidade de trovoada na 6ª.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Candy e TekClub
Frente bastante activa em deslocamento para NE e que irá causar a chuva forte de amanhã em especial no Norte/Centro:

6YCmOci.jpg
 
Muita chuva prevista para a zona Centro nos próximos 2 dias. Para Coimbra, são cerca de 70mm.

2MKp4rM.png


bnOmoZ5.png

Aparentemente, e olhando ao satélite, a frente irá entrar um pouco mais a Norte, mas pode ser ilusão de óptica criada pelo movimento, é ir acompanhando.
 
Chamo também a atenção para o facto de amanhã, Sexta e sábado, paralelamente ao facto de estar prevista muita chuva no Norte e Centro, também está prevista atividade convetiva.

Estas trovoadas poderão catapultar e muito localmente as quantidades de precipitação, podendo causar problemas de inundações ou outros fenómenos mais extremos, habituais nestas circunstâncias.
 
  • Gosto
Reactions: COENTRO e TiagoLC
Aparentemente, e olhando ao satélite, a frente irá entrar um pouco mais a Norte, mas pode ser ilusão de óptica criada pelo movimento, é ir acompanhando.

É impressão minha ou está tudo a desviar-se para o Norte?

O GFS mexeu nos acumulados. Comparação da saída das 12z de ontem e de hoje. Tá a meter a frente mais para norte e cada vez menos acumulados no litoral centro.

21oronb.gif


2ailzxu.gif
 
O GFS mexeu nos acumulados. Comparação da saída das 12z de ontem e de hoje. Tá a meter a frente mais para norte e cada vez menos acumulados no litoral centro.

21oronb.gif


2ailzxu.gif
Pois, previsivel.. Por este caminho nem alerta amarelo teremos em Lisboa.. Se continuar a desviar-se para Norte desta maneira Lisboa será muito pouco atingida..
O Centro terá uma carga valente, boa sorte aos moradores de Coimbra!
 
Nos próximos 3 dias, algumas regiões do Minho poderão registar mais de 100 mm de precipitação.
E com cape elevado durante alguns períodos.

E vento também, já agora. Aqui na minha zona, já se faz sentir com grande intensidade.

Nota - se que é uma depressão com um movimento lento, quase estacionário, propício a descarregar grandes quantidades de precipitação. E ainda para mais com previsão de trovoadas.
 
Boa noite Caro james,

Estão a aparecer algumas rajadas de vento por cá que metem mesmo respeito !!! é sinal da aproximação do sistema depressionário !!! Para já a chuva está em modo pausa na zona de Braga mas promete entrar em ação nas próximas horas !!! Bom nowcasting a todos os colegas Meteoloucos.

Cmps.
 
A situação meteorológica tende-se a agravar no litoral norte durante esta madrugada e início da próxima manhã, com a passagem de um sistema frontal pelo nordeste da Península Ibérica: vento, por vezes forte, e muita precipitação.

A partir do meio da manhã dar-se-á início ao agravamento do estado do tempo na região centro, com o quase estacionamento de uma superfície frontal fria que se prolongará desde o litoral (a norte de Lisboa) até ao interior (pela zona da Beira Alta); o elevado número de horas de precipitação potencializará uma acumulação significa de precipitação.
 
Precipitação acumulada em 3 horas no ECMWF para as próximas 48 horas (desde meia noite de hoje à meia noite de amanhã)

Neste modelo no tal eixo já mencionado podem cair cerca de 70/100mm em menos de 24 horas nalgumas zonas quando a superfície frontal "estacionar" esta tarde.

k1calBW.gif



Acumulado (polegadas) até meia noite de hoje
MXS1tNf.png