Fazendo uma antevisão das próximas 72 a 96 horas. A oeste dos Açores está localizada uma região depressionária:
Nos próximos 3 a 4 dias essa mesma região enfraquecerá ligeiramente e aumentará de tamanho passando a norte dos Açores. O anticiclone deslocar-se-á ligeiramente para este. O arquipélago deverá ser afetado por uma corrente de sul com alguma água precipitável:
A passagem da região depressionária será muito lenta. A humidade relativa a 850 e 700 hPa é inconsistente e variável com o tempo. A chuva deverá ser pontualmente mais intensa. À superfície um ponto de orvalho de 16º/17º indica que será um dia um bocado para o húmido e cinzento. Como é hábito, a orografia deverá ser útil na captação de mais chuva. Não haverão grandes discrepâncias térmicas neste evento, daí que tenha, a meu ver e em termos globais, uma intensidade moderada. A depressão, e o sistema frontal correspondente, têm mais força nas camadas inferiores da atmosfera.
Quanto a trovoada, acredito que vá ocorrer, especialmente no G. Ocidental, se os atuais parâmetros se mantiverem. A região depressionária é bastante dinâmica com núcleos a surgirem e a desaparecerem ao longo do tempo. O cisalhamento tenderá a estar abaixo dos 20m/s e o CAPE pode chegar a +-850. Algo que não é lá muito comum nos Açores, a humidade relativa baixa/moderada a 500 hPa aquando da passagem de uma depressão, certamente ajudará a aumentar a intensidade das células mediante o arrefecimento evaporativo. Contudo, os fracos/moderados ventos em altitude não deverão permitir que durem muito:
Não obstante haverem valores de helicidade relativa 0-3kms à volta dos 240 um pouco por todo o arquipélago, correspondentes à possível ocorrência de um tornado fraco, não creio que isso venha a acontecer. Parece haver pequenas janelas onde o cisalhamento baixa o suficiente no G. Oriental mas não consigo encontrar grandes discrepâncias na direção dos ventos.
Os modelos indicam variações na intensidade da frente:
O tempo deverá começar a melhorar a partir da madrugada de sábado no G. Ocidental, estendo-se posteriormente às restantes ilhas. Contudo, o fim de semana deverá ser caracterizado por um céu tendencialmente muito nublado (o normal).
----
Relativamente à Madeira e ao continente, a previsão mantém-se (mas os dias passam lentamente

):