Previsões curto prazo: até 3 dias (Dezembro 2015)

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
showforecast.cgi


No threat levels were issued.

SYNOPSIS and DISCUSSION

Most of the northern Europe is covered with a low pressure systems and a stable cold polar air masses. In local marine areas where an advection of a steep lapse rates takes place, a low-topped convection capable of producing an occasional lightning may occur. An extensive trough with well-developed warm sector reaches the Portuguese coast. A numerous thunderstorms are expected along the cold frontal zone and behind it in the cold sector. Most of the south-eastern and southern Europe remains under a high with a stable dry polar air masses were a convection is unlikely. Due to lack of an overlapping thermodynamic instability with a notable vertical wind shear, a severe convective storms are unlikely.

It is worth to point that a shortwave trough with an active cyclogenesis will take place in the area extending from N Germany up to E Ukraine. A non-convective wind gusts of more 25 m/s resulting from a strong horizontal pressure gradient are expected. However, due to practically an absence of a thermodynamic instability, severe wind gusts will be outside of deep convection (and hence outside the scope of ESTOFEX). Otherwise, a level 1 would be adopted.
 
Fiquei admirado com o corte que praticamente todos os modelos deram na precipitação para este evento de Domingo para Segunda...
Também fiquei agora admirado quando vi no WindGuru, que agora mostra só uns pequenos aguaceiros.
Diria que foi um corte de precipitação de mais de 80%.
Pelo menos por aqui o que já choveu esta manha já dá para fazer nascer as sementes que já estavam na terra.
 
Vendo a previsão do IPMA, a depressão será ligeiramente mais fraca do que o antecipado. As rajadas até 130 km/h no G. Oriental passaram para 115. A ondulação máxima deverá chegar aos 9 metros ao invés de 10. A saída as 6h do GFS indica que a depressão passará pelo meio do arquipélago (o que também reduzirá os impactos no G. Oriental). A chuva poderá ser excepcional e o CAPE foi novamente aumentado para os +-1000:

9o6gYMd.png


Faltam 13 horas para o início do vento mais forte e nenhum aviso. O tempo deve continuar a ser tempestuoso também na 4ª (mas por motivos ligeiramente diferentes).

A depressão já apresenta mais convecção central e atividade elétrica, tendo já iniciado o movimento para nordeste:

lUvkAac.jpg


Que contrasta, e muito, com ontem à noite:

QqPEpuW.jpg


Daqui a exatamente 12 horas, a depressão já deverá estar a poucas centenas de quilómetros dos Açores. Daqui a algumas horas a nebulosidade alta associada à depressão deverá começar a encobrir o céu dos Açores.
 
Última edição:
Agora puxando mais a realidade para a minha área geográfica, esta madrugada o vento será forte com rajadas. Haverá um grande potencial para precipitação forte esta madrugada e início da manhã.
O dia, ou seja, das 08:00 locais até aproximadamente às 16/17 horas locais. O vento será variável entre fraco a moderado, ao contrário do resto do arquipélago.
Será algo muito interessante de se observar. Após a passagem do centro da depressão o vento será forte, a muito forte de noroeste com rajadas que poderão atingir os 130km/h...
Estarão nessas circunstâncias as Ilhas do Faial, Pico, São Jorge e Graciosa...
efecf6fea7a86b546418d9a68ee5e8ff.jpg

3fc55a4a883997bce6016b1fa97d641b.jpg


Como podem constatar pelas imagens, as ilhas mais orientais levarão a totalidade da fatia do vento e durante um período extenso em comparação às restantes..
 
O dia, ou seja, das 08:00 locais até aproximadamente às 16/17 horas locais. O vento será variável entre fraco a moderado, ao contrário do resto do arquipélago.
Será algo muito interessante de se observar. Após a passagem do centro da depressão o vento será forte, a muito forte de noroeste com rajadas que poderão atingir os 130km/h...

Mais interessante ainda será verificar o percurso das nuvens. É um bom evento para se fazer timelapses. :D
 
  • Gosto
Reactions: lserpa
Entretanto, o GFS empurra a depressão um pouco mais para este, isto na saída das 18:00... Com isto, já não vai ficar com o seu centro pelos meus lados, (Faial), dando lugar a mais precipitação e o vento muito forte também chegará mais cedo, pelas 12/14 horas... Foi apenas um ligeiro oscilar para a direita e mudou muita coisa... O GFS volta a mostrar uma surpresa na intensidade do vento imediatamente antes de atingir os Açores.
 
Portanto, o trajeto de passagem alterou-se um pouco, coloca assim o centro exatamente em cima da Terceira em vez do Faial. Em vez de atingir o cavamento máximo na entrada, desta vez isso acontece à saída da Terceira.
809261b17632346e5463c537a6c8febd.jpg

A precipitação aumenta um pouco mais para cá.
82a6bfa2d62881b679090d0e72072878.jpg

Relativamente à velocidade sustentada do vento, o GFS prevê esse pico, imediatamente antes de entrar no arquipélago e dá-se no sector Sul/sudoeste da mesma... Podemos ver a coloração mais cor-de-rosa.
bbee2e111bf3ad2ca59211ec86476a45.jpg

De seguida, segue a imagem do vento aos 850hpa... Mantém-se nos 140km/h.
3bc8646bc4cd1aa3a21aac74d4febdb0.jpg
 
Estará a estação de Faro a bater algum recorde de temperatura mínima para o mês de dezembro?
Hoje não baixamos dos 18ºC.
 
Após o vento forte, para as próximas horas será a chuva a atingir os Açores. Esta poderá ser pontualmente forte acompanhada de trovoada. Haverá também um aumento do vento, mas tudo dentro dos parâmetros do aviso amarelo.
Já está no grupo ocidental e brevemente as células chegarão ao central.
b98c4d9dee767248700ee6508b20b13d.jpg
 
Atualizando o que já escrevi anteriormente, o G. Ocidental deverá experienciar condições semelhantes às do G. Oriental. As ondas mais altas atingirão a costa oeste:

JQVAC23.png


0qzBWRx.gif


Não obstante a ligeira diferença na direção das ondas (oeste ao invés de sudoeste) novos danos podem ocorrer no flanco sudoeste da ilha:

02WsbAT.gif


Esta nova depressão deverá trazer um pouco de frio:

FvBNOPi.png


Nota ainda para a extensa duração da ondulação perigosa (>7 metros). Começa na madrugada do dia 18 e as ondas só baixam para alturas inferiores a 7 metros 24 horas depois, na madrugada do dia 19.