Previsões curto prazo: até 3 dias (Outubro 2015)

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
O GFS não é muito severo relativamente ao vento no Sábado. O ECMWF também não o parece ser. No entanto, modelos de alta resolução baseados nestes dois modelos globais (WRF e HIRLAM) mostram um pequeno núcleo de baixas pressões que resultaria numa tempestade de vento já bem perigosa no litoral centro e Sul:
d05qUwA.jpg

uEFMxPg.jpg

c7znCGc.jpg

zWPzbyZ.jpg

VmvLCmZ.jpg

ifIYkI5.jpg

A seguir com atenção... pode ser devaneio dos modelos de alta resolução, mas também pode estar a escapar algo aos modelos globais.

O GFS não é muito severo relativamente ao vento no Sábado. O ECMWF também não o parece ser. No entanto, modelos de alta resolução baseados nestes dois modelos globais (WRF e HIRLAM) mostram um pequeno núcleo de baixas pressões que resultaria numa tempestade de vento já bem perigosa no litoral centro e Sul:

A seguir com atenção... pode ser devaneio dos modelos de alta resolução, mas também pode estar a escapar algo aos modelos globais.

Desde ante-ontem que noto isso nesses modelos... Existe uma discrepância ENORME entre os de alta resolução e os de menos resolução.

Desde ante-ontem que noto isso nesses modelos... Existe uma discrepância ENORME entre os de alta resolução e os de menos resolução.

A minha dúv
Esse WRF tem mostrado uma espécie de "Vince II", até aos 500hPa tem uma anomalia térmica quente.
Recomendava bastante cautelas. É aguardar, a depressão sendo tropical/subtropical poderia ser tão pequena que os modelos globais não a "vêem".

Precisamente isto que vinha agora dizer... quer o WRF quer o Hirlam colocam uma depressão algo cavada mas de muito curta extensão, e os modelos globais podem não ter resolução para ver isso...

• Gosto
Reactions: dahon
a depressão sendo tropical/subtropical poderia ser tão pequena que os modelos globais não a "vêem". Mas não estou muito convencido disso.

Realmente um dos pontos fortes deste fórum é o facto de se aprenderem coisas que nunca nos passam pela cabeça... Vince não sabia que tal era possível sequer :confused: obrigado pelo esclarecimento :thumbsup:

o núcleo que chegará de sudoeste dá um salto interessante em pressão atmosférica que provavelmente só a estação de sines do IPMA poderá medir.

sítios como monchique e a arrábida seriam bem fustigados por vento... são os pontos mais altos e mais junto da costa...

Um desses gráficos mostra rajada máxima até aos 10m perto dos 150km/h, claro que obviamente isto ainda vai mudar mas não deixa de meter algum respeito. Desde que me conheço como pessoa que o mais forte evento que eu presenciei no que ao vento diz respeito e na minha zona em particular foi o Gong. O pós frontal do Gong foi qualquer coisa de assustador em Almada.

Desde que me conheço como pessoa que o mais forte evento que eu presenciei no que ao vento diz respeito e na minha zona em particular foi o Gong. O pós frontal do Gong foi qualquer coisa de assustador em Almada.

Não venho para aqui dar palpites de previsões a ninguém, apenas gosto de vos ler e de ir acompanhando os eventos mais interessantes como o que se prevê.

Essa tempestade Gong também me ficou na memória pelo vento que trouxe a Almada. Foi no dia em que a minha pequena fez um mês.

não tanto como na saída das 12h de ontem mas vê-se no europeu que alguma entidade vai aproximar-se de sudoeste e percorrer a costa ocidental portuguesa ou paralelamente a ela no sábado entrando em sagres e saindo pelo cabo da roca... o campo de ventos continua lá.

• Gosto
Reactions: jonas_87 e StormRic
Um desses gráficos mostra rajada máxima até aos 10m perto dos 150km/h, claro que obviamente isto ainda vai mudar mas não deixa de meter algum respeito. Desde que me conheço como pessoa que o mais forte evento que eu presenciei no que ao vento diz respeito e na minha zona em particular foi o Gong. O pós frontal do Gong foi qualquer coisa de assustador em Almada.
Em Almada devias ter estado em Leiria... Dava para sujar a cueca lol

• Gosto
Reactions: Candy
Nesse WRF tem oscilado assim, saídas 12z ontem, 00z de hoje e 12z de hoje.
dlUOElg.png

(nas 00z de ontem também estava na "fase" mais agressiva, mas não guardei imagem)

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Nesta saída, que está a sair do GFS, aumenta novamente a precipitação no Sotavento e Sudoeste da Andaluzia, o acumulado às 144 horas, chega aos 175 mm no litoral de Huelva. Impressionante, como varia tanto a precipitação de saída para saída, só mesmo na altura se saberá aonde choverá mais. Já o ECM prevê para aqui, cerca de 95 mm até 3ª feira.