Re: Seguimento - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008
Olá
A metereologia estatística permite-nos, actualmente, prever o tempo médio com um rigor considerável para 2/3 dias.
Segundo vários modelos onde figura a Balduína, e mesmo dentro do mesmo modelo ao longo do tempo, os trajectos, as pressões variam de modo mais ou menos discreto. É difícil traçar à priori o traçado certo da deslocação destes sistemas, bem assim como é difícil avaliar com precisão os valores da pressão atmosférica que neles existirá. Há, quase sempre certos factores circunstanciais e imprevisíveis que fazem com que haja alterações de 'última hora'.
Uma coisa é certa, os modelos apontam, sem sombra de dúvida, para um agravamento do tempo até (e durante) o fim de semana. Teremos muita chuva, vento e trovoadas em especial no norte e centro de Portugal Continental. O norte, em especial, poderá ter tempo tempestuoso, quer em terra, quer no mar. Agora, se as depressões vão passar um pouco mais a norte ou sul, se são mais ou menos cavadas, se verá. Estamos aqui para fazer o registo.
Esta situação, nesta altura do ano é, também, rara: evolução rápida de depressões e sistemas polares, com um cavamento razoável para as nossas latitudes.
A Madeira será menos afectada, agora, pelo sistema associado à Balduína. Acredito que terá alguma precipitação, em especial no norte, mas muito menos significativa relativamente à Andrea, cujos núcleos passaram sobre e lá perto.
Bem pessoal, desejo boa chuva e fenómenos metereológicos qb. Espero que não haja desastres pessoais. Aqui, a prevenção é fundamental. Nós no forum, embora não pertencendo ao IM nem à Protecção Civil, podemos ajudar, avisando quem nos frequenta, os nossos amigos, familiares, conhecidos, etc.