Malta não queiram mais cavamento, pq poder se tornar perigoso, e pessoalmente não gosto muito de ver desgraças provocadas pelo clima. Pq se fizerem parte dos infelizes que viram o tornado levar todas as suas coisas, queiram era que nada disso se passa-se, ou não?
Mas reparem neste:
Cava à entrada da Galiza a 978hPA! Isto poderia ser muito grave em termos de velocidade vento/rajadas!
Lanço-te uma pergunta Vince:
Pela tua experiência nestas lides que achas?
Dificuldade dos modelos em lidar com a situação ou uma visão real de um evento que pode não ser tão extremo quanto isso?
Quando Abril entrou estes mapas pertenciam ao imaginário.
Quem vaticinava no final deste Inverno, tal???
Se não me engano o Luper. Ou estarei a fazer confusão?!
Devido a uma depressão bastante cavada que às 0:00 horas de amanhã atingirá a Corunha (cuja pressão no Centro atingirá os 975 hPa), o estado do tempo no Continente terá um agravamento na próxima noite.
Para a próxima noite e madrugada prevê-se precipitação, que será forte nas Regiões Norte e Centro, e vento do quadrante sul forte a muito forte, destacando-se no entanto as terras altas destas Regiões, onde o vento soprará muito forte a excepcionalmente forte e com rajadas que serão da ordem dos 120 km/h.
A partir da manhã de sexta-feira prevê-se uma diminuição da intensidade do vento e a sua rotação para oeste.
Até Segunda-feira a chuva e o vento persistirão.
Sugere-se o acompanhamento desta situação meteorológica através da página do IM.
A malta do tiemposevero não está para brincadeiras,olhem bem o símbolo dos tornados(alguém me podia explicar o que é aquele traço preto ao pé da imagem do tornado).
Predicción y riesgos
Se esperan tormentas de moderadas a fuertes localmente muy fuertes en el oeste y norte peninsular. El viento será fuerte con rachas muy fuertes.
Esta tarde se espera la posibilidad de formación de supercélulas en el oeste peninsular, siendo más probable en Portugal pero que podrían extenderse a otros puntos afectando incluso España. Existe una probabilidad en torno al 20% de que se produzcan tornados en dichas zonas.
KOKA's: Vigilen las tormentas supercelulares.
Os solos vão ficar bem regados.
Acho que isto é a última saída do Hirlam (corrigam-me se estiver errado!):
Fonte: http://www.westwind.ch/?page=hirk
Na parte de baixo da carta "issued at wed 16 Apr 2008 20 UTC" Se é a última está um pouco desactualizada...