rozzo
Moderação
Por mais que o padrão geral seja de aquecimento, desconfio sempre quando à escala global não há nenhuma zona com anomalias negativas...
O " La Nina " traz calor para cá?
Qual é o estudo que fundamenta isso?
2003 foi um Verão quente, sem dúvida. Mas 2005 foi apenas num curto período e 2006 não foi quente, de modo algum.
Agora, espero um Verão quente. Se fosse frio é que ficava
Eu não disse que o la nina trazia calor. Eu só não estou a ver que este padrão se mantenha na próxima estação. E sim com o la nina é provável que o padrão mude de forma a que tenhamos tempo mais estável e quente ou não. O verão de 2003 foi muito quente, tórrido mesmo. O verão de 2004 e sobretudo 2005 e 2006 foram igualmente quentes. Foram 4 verões quentes consecutivos. Nos últimos anos temos tido verões frescos a normais. Em suma, tempos interessantes estarão ainda para vir.O " La Nina " traz calor para cá?
Qual é o estudo que fundamenta isso?
2003 foi um Verão quente, sem dúvida. Mas 2005 foi apenas num curto período e 2006 não foi quente, de modo algum.
Agora, espero um Verão quente. Se fosse frio é que ficava admirado.
Nos últimos anos temos tido verões frescos a normais. Em suma, tempos interessantes estarão ainda para vir.
Não te esqueças do verão tórrido e extremamente seco de 2013, que se atingiu a temperatura máxima absoluta,por exemplo, aqui em Viana.
Penso que foi mesmo um dos verões mais secos das últimas décadas aqui no Litoral Norte.
.
Só para complementar, as anomalias em algumas cidades no último ano.
Se há coisa que Verão passado não foi de certeza, foi fresco, em particular no interior! Apenas Agosto andou perto da média, de resto foi uma anomalia positiva enorme! No litoral Norte Julho e Agosto foram perto da média, mas ainda assim o balanço geral do Verão todo será de anomalia positiva.
Acontece é que foi um Verão de Nortada particularmente intensa no litoral, e não houve assim tantos picos de calor próximos de recordes absolutos. Esses deram-se mais no lado Espanhol, onde foi um Verão (e depois também o Outono) de constantes recordes absolutos a cair, algo completamente sem precedentes.
Do nosso lado da fronteira, e em particular no interior, foi um Verão muito quente essencialmente pela persistência de temperaturas elevadas. Volto a repetir, sem muitos dias próximos de recordes, mas um constante padrão de calor e temperaturas acima da média.
......
Mas voltando ao tópico.. Sazonais valem o que valem, geralmente quando o sinal é muito marcado ok, é de esperar alguma mínima confiança. Quando existem sinais contraditórios, ou mudanças na previsão, mais vale não ligar assim tanto. Porque mesmo um padrão a larga-escala razoavelmente bem previsto, pode não reflectir nada o que vai acontecer localmente, há demasiadas particularidades que não são bem previstas em modelos sazonais.
Portanto neste tipo de previsões não arrisco muito mais que palpites ou padrões gerais.. O ano passado pareceu desde a Primavera que iria ser um Verão quente devido aos sinais desde bastante cedo da persistência da dorsal. E de facto foi quente, mas era completamente impossível saber se iria ser Verão de recordes em Portugal ou em Espanha, se iria ser Verão de Nortada forte ou não, pois isso depende de escalas e localizações dos padrões que nem vale a pena tentar acreditar nos modelos.
Este ano mais uma vez parece haver dorsal a pairar, mas por outro lado continua bem Primavera a dentro o padrão de depressões vindas de NW e de frescura. Se tivesse de "jogar no Euromilhões", dada a recorrência de tantas cut-off's, arriscaria um Verão mais variado que o normal, caso persista este padrão de cut-off's. Digo isto pois sabemos que no Verão estas pequenas depressões tanto podem dar períodos frescos instáveis, como se estiverem colocadas "estrategicamente" a SW provocar ondas de calor e dias de temperatura recorde. Caso fosse esse o padrão não me admiraria de saltos entre períodos frescos e curtos períodos de calor extremo. Na verdade é um pouco o tipo de padrão que estamos a ter agora, claro não com calor extremo, mas tempo geralmente fresco, com súbitos dias quentes metidos pelo meio sem durar muito tempo.
Mas... Vale muito pouco, tudo que digamos aqui serão palpites, provavelmente falhados!